quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O amor trocado por miúdos

"When you love somebody, your eyelashes go up and down and little stars come out of you." Karen - age 7
Continuo à espera que isto aconteça, mas lá chegaremos! 
"I know my older sister loves me because she gives me all her old clothes and has to go out and buy new ones." Lauren - age 4
Ora, muito bem visto! Eu também dava a minha roupa à minha irmã, mas a sacana dizia que só tinha roupa velha! 
"Love is when you kiss all the time. Then when you get tired of kissing, you still want to be together and you talk more. My Mommy and Daddy are like that. They look gross when they kiss" Emily - age 8
Troca de saliva entre papás? Gross, claro! Mas por acaso alguém acha que os pais têm vida sexual? Eu vim da cegonha!  
"Love is when a girl puts on perfume and a boy puts on shaving cologne and they go out and smell each other." Karl - age 5
Pois claro que cheiram... É para ter a certeza que estão com a pessoa certa. Não é brincadeira. Eu li um estudo que dizia que reconhecemos pelo cheiro os homens mais compatíveis para procriar connosco. Nunca sentiram, "eh pá, ele não tem nada, mas atrai-me!" É o cheiro!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Crónicas pré-viagem #2: a Nádia

Tenho trocado alguns e-mails com a Nádia.

Tenho trocado e-mails com a Nádia, porque a Nádia é a recepcionista de um hotel acerca do qual tenho curiosidade e que entretanto penso reservar se ninguém me ceder um cantito.

A Nádia respondeu rapidamente a todas as minhas questões.

  1. Sim, há lugar para deixar as malas antes do check-in ou depois do check-out.
  2. Não, não há cá descontos para estudantes: eu não faço isso (também não te estava a pedir a ti, querida, era ao hotel).
  3. Hmmm? Qual é a diferença entre uma oferta de reserva para um quarto a partir de um dado valor e uma oferta de reserva para o mesmo quarto a partir do dobro do valor? [Ai que és chata e fazes muitas perguntas e eu não sei e devia saber, mas vou fazer de conta que não tem nada a ver comigo e atirar para outro]* Não sou eu que trato disso, vou perguntar ao gerente e mantenho-te informada.
*discurso não reproduzido mas imaginado

Pois que estou à espera desde segunda-feira e até agora nádia!
Se a Nádia responder entretanto acho que lhe vou responder: Sabes o que é que eu quero agora? Nádia!


Caramba, eu sei que é Paris, mas o pessoal não quer clientes?

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Crónicas pré-viagem

Depois do Natal esta é a constatação mais dura. Foi a desbunda total: todo o dinheiro que recebi foi gasto em prendinhas para os outros...
Bem, o assunto que me traz aqui é... vocês já sabem, sou uma querida... e... depois de uma Missão Natal 2010 tão bem sucedida de certeza que há algo que podeis fazer por mim! Ora, a modos que é o seguinte, tenho uma viagem de avião para Paris, mas não tenho:

- os transportes do aeroporto para o centro da cidade;
- os passes dos transportes públicos para circular no centro;
- o alojamento (não há tios, primos, conhecidos com um hotel, uma pensãozita, um sofá para emprestar?);
- a alimentação;
- os bilhetes para a Disneyland;
- os bilhetes para tudo e mais alguma coisa que queira ver e que seja pagável.

E pronto, estamos conversados. 

Pois que não se atropelem, mas façam favor de escolher o que querem financiar e de se alistar na caixa de comentários abaixo.

Muito agradecida.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O que é que faz um Psicólogo?

Ajuda as pessoas a lutarem contra monstros, monstros temíveis.



Como estão dentro das pessoas são enormes, porque nos engolem, e muito pequenos ao mesmo tempo, porque ninguém os vê, nem quem os tem. Não lhes conhecemos a cara, nem os contornos e, por isso, muitas vezes não sabemos como combatê-los. Na consulta psicológica dou vida e forma a monstros temíveis e depois ajudo a combatê-los, devolvendo a capa ao super-herói.

E é isto que me realiza: ver os monstros a ir embora, devagarinho.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Das melhores coisas do Natal...

O meu coração fica cheio com pequenas coisas. E uma das coisas que mais me marcou este Natal foi ter ido à janela de um apartamento, numa pequena cidade (pequena no mapa de Portugal, porque para mim é enorme, cabe lá o meu coração todo e a minha família toda),   às 21:30 da noite de dia 24 de Dezembro e ver apenas a rua. A rua escura, deserta e silenciosa. E os carros todos estacionados... Ocasionalmente, muito ocasionalmente, lá passava um. 

Só gostei tanto de ver a rua assim, porque me lembrei que ao contrário da rua, tantas casas estiveram cheias de luz, cheias de pessoas a provar uma refeição quente, e a trocar risos, conversas e, quem sabe, presentes.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Fechada para amar

Fechada para amar. E para rabanadas (que nem aprecio, mas pronto, faz parte) e para um ou outro presente também.

18-21 de Fevereiro 2011
E esta foi a primeira surpresa que este Natal me trouxe.

P.S. --» O quarto não é bem este. Mas o quarto a sério não vai ser tão romântico, nem fotogénico :D

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Os pequenos episódios que abalam o meu espírito Natalício

Esqueçam a Mary Jane de barrete de Natal e a cantar Jingle Bells por todo o lado.


Esqueçam porque estou com vontade de comer uma criancinha. É que eu estou a tentar trabalhar e está aqui uma criatura a jogar num computador atrás do meu e a achar que eu estou muito interessada no que ele está a fazer porque solta risadinhas quase histéricas e Olé's e "SAIAM DA FRENTE!" e "Hehe, não me apanhas!" e "Consegui!!!" e "Ohhh, não!" e "Anda lá, és homem ou és mulher?". O quê? O quê?! É desta que me sai o barrete. A custo, a custo... porque eu sou mesmo boa pessoa. Lá vou eu pedir, a medo, que ele pelo menos baixe o som ao raio do jogo. É que as criancinhas hoje em dia mordem.

P.S. --» E tu, já foste alvo da Missão Natal 2010?

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O Natal é quando a Mary Jane quiser

Informo que estou em missão: Missão Natal 2010

Sou estagiária (de estágio curricular), o que significa que trabalho e não recebo, portanto não há cá cabazes ou garrafas de champanhe para distribuir pela malta. 

Dou o que posso dar: palavras. Entre hoje, amanhã e quiçá depois vou andar por aí a despejar palavras, mais bonitas do que nos outros dias (espero!) e personalizadas, pelos vossos pequenos blogs. Afinal são um pequeno mundo que desde Julho tem acrescentado momentos queridinhos à minha vida e feito do Mundo Cá Dentro um mundo maior.

nowifeel.tumblr.com

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O vírus da mamã

A mamã está de cama, com 40 de febre e um vírus altamente contagioso. Corrijam-me amiguinhos médicos ou associados, mas a mim cheira-me que quando um MGF não sabe do que um paciente padece, há sempre uma solução: é um vírus. Por via das dúvidas, como virús é uma palavra peganhosa, Mary Jane está a rezar a todos os santinhos para que o tal dê descanso à mamã e, especialmente, para que não repouse no meu frágil corpo que tanto tem ainda que trabalhar até ao Natal.

felldowntherabbithole.tumblr.com

domingo, 19 de dezembro de 2010

Pérola das declarações amorosas #2

Ainda nos queixamos que eles às vezes não sabem ser românticos, nem originais nas declarações...

R. - [muito sério] Sabes que eu tenho muito medo de envelhecer, mas quero muito ser velho contigo. Tu não vais ter rugas, nem pele descaída, vais ser uma velha jeitosa...
Queres ser velha comigo?

Old Love por Gonçalo Martins

sábado, 18 de dezembro de 2010

Dos momentos que nos enchem o coração

Hoje fui a um baptizado. A um baptizado de dois manos. Em cada lugar havia um cartão, do tamanho de um marcador de livros, que dizia "É com carinho e alegria que digo ao A. e ao F. que...". Mary Jane proferiu as seguintes palavras:

"... um dia vão deixar de usar fraldas, vão deixar de pedir chupeta, vão deixar de gostar de colinho, vão deixar de precisar de ajuda para andar, vão deixar de gostar de papas e vão deixar de achar piada às caretas malucas que fazemos só para vos diverdir. Vão crescer. Mas uma coisa eu garanto: não vamos deixar de gostar de vocês, nem um bocadinho, nem deixar de lembrar estes momentos que nos enchem um coração."
fishmateo.tumblr.com

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ninguém gosta dos perfeitinhos...

... nem que seja por causa do nosso egozinho: alguém perfeito é melhor do que nós. Mas, principalmente, alguém perfeito não tem graça, não tem nenhum defeitozinho para apimentar as coisas, não tem nada que nos diga: "eu também não sou perfeito(a), mas não faz mal". Alguém perfeito é uma Barbie ou um Ken. E nós, a bem dizer, não estamos cá para brincadeiras. Estamos para os dias bons e menos bons, para as medidas imperfeitas e não para o 86-60-86, para os cabelos pretos e não só para os loiros, para meias perfeitas e meias com buraco. E quem cá quiser relíquias ou perfeição, procure antes num museu!

angels-overcome.tumblr.com

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Dia "D"

D de Duríssimo
(duríssimo para termianar só lá para as 11 da noite quando estiver prestes a dar o tilt de cansaço)

E pronto.  Vir aqui escrever sobre nada dá-me a sensação de que ainda controlo minimamente a minha vida para lá do estágio.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Mary Jane faz bem...

... umas quantas coisas. Dessas tantas, mais uma vez só selecciono 7, de acordo com o desafio.

7 coisas que faço bem


1) Enviar SMSs. Básico? Básico nada amiguinhos. Mary Jane escreve SMSs sempre sem olhar para o telemóvel, o que permite executar outras tarefas em paralelo ou enviar SMSs em situações nas quais fazê-lo de forma muito evidente não é conveniente.

2) Agendar. A minha agenda é a minha vida. Quase um diário. Se seguisse religiosamente a minha agenda (e tento sempre) eu era quase perfeita.

3) Montagens fotográficas. Para uma auto-didacta no Photoshop, acho que não estou nada mal e, nesta época, muita gente requisita os meus serviços!

4) Ter uma opinião própria. Não me deixo influenciar facilmente e não cedo a maiorias.

5) Defender os outros. Estão a ver aquelas conversas de corte e costura? Em que toda a gente ataca a Teresinha por ser uma sonsa, sem coração, sem remédio e vadia para sempre? Eu sou normalmente a pessoa, que mesmo não conhecendo bem a Teresinha, tenta que as  pessoas vejam a Teresinha com outros olhos e arranjo múltiplas explicações alternativas para o comportamento dela. A não ser que eu própria tenha verificado que a Teresinha  é uma sonsa, sem coração, sem remédio e vadia para sempre, o que é raro, porque acredito muito nas pessoas.

6) Dançar. Mesmo que não tenha formação específica, quando danço, arraso. Ou gosto de pensar assim.

7) Escrever. Tem dias.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A boca da Mary Jane...

... é uma boca polidinha. Só saem coisas bonitas. Pena que as coisas que eu mais digo sejam pequenas expressões simples que não demonstram toda a minha eloquência. 

jrbarreto.tumblr.com

 7 coisas que mais digo
(o meu discurso é tão diversificado que tive de pedir ajuda a várias alminhas para fazer este post)

1) Não tenho tempo! É verdade. Nunca tenho tempo para nada e acabo por fazer tudo.

2) Querido/querida: é uma coisa que ultimamente tenho dito mais do que era costume. Mas não o digo à tia, nem à pirosa. Digo "querido" e "querida" muitas vezes, mas de uma forma única (claro está!),  bem aplicada e carinhosa :)

3) Ó que caramba! Assim bem entoado, tipo carâmmmba! Esta expressão existe só porque não digo palavrões. É um substituto aceitável. Já perceberam que eu não parto uma unha, certo?

4) Achas que eu tenho a tua vida? Seja num tom positivo e humorístico, seja num tom negativo, sai muitas vezes. Porque a minha vida é sempre mais preenchida, mais única, mais tudo do que a de todas as outras pessoas.

5) Ãh? O quê? Reflecte o meu frequente estado de alheamento. É que estar eu-com as minhas preocupações ou eu-com os meus trabalhos faz-me entrar num estado tal de actividade mental que ao que os outros chamam de distracção, eu chamo elevada capacidade de concentração naquilo que me ocupa!

6) Hmm, hmm. Tique de psicóloga. Quem for da área reconhecer-se-à.

7) Já estou atrasada! E não é verdade... Até sou pontualzinha. Na maior parte das vezes digo que estou atrasada antes de estar. É para prevenir.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Coisas para fazer antes que bata a caçoleta

A 'Mimi e a Fi pediram, Mary Jane responde.

7 coisas que tenho de fazer antes de morrer
(Obviamente seleccionei as 7 primeiras coisas que me ocorreram e não estive com reflexões profundas)

1) Ver neve: ocorreu-me talvez pela época do ano. Quero ver neve. Neve a sério e não daquela pseudo-neve que de vez em quando aparece por cá e se desfaz mal aterra no chão. 

2) Acabar a Licenciatura: o Mestrado Integrado, perdão! É mais fino. E agora que está quase a acabar convém, não é?

3) Fazer aquelas coisas que quase toda a gente quer fazer: como casar. Há as pessoas que querem casar desde sempre. Há as pessoas que não querem casar mesmo. Há as pessoas que mudam de ideias ao longo da vida.  Eu acho que faço parte do primeiro grupo. Do grupo que cresceu a pensar que casar fazia parte da vida como faz ir à escola, deixar de ir à escola e arranjar o primeiro emprego (por favor, que seja na minha àrea!), comprar (ou alugar) uma primeira casa e ter filhotes. Pronto, são estas as coisas que eu quero fazer, mas decidi incluir num só ponto que não esgotasse imediatamente a lista das 7 coisas.

4)  Andar de cavalo: de cavalo selvagem, a galgar ao vento, qual símbolo da liberdade. O tipo de andar a cavalo que eu quero é, portanto, uma gama de andar a cavalo que não está disponível em escolas de equitação e que não se coaduna com a realidade, provavelmente.


5) Ir às compras sem limites durante um dia: considerando o facto de que não aguento mais de duas horas num shopping,  é estúpido, mas aquela ideia de poder gastar sem olhar a limites parece-me fabulosa. Mas só mesmo um dia, ou perdia toda a graça. 

6) Tirar a carta de condução: vocês já conhecem a história. E um dia vai ter que ser, não é?

7) Bater 3 vezes em madeira assim que terminar este post: É que isto de falar em morte assusta-me e nunca se sabe!

P.S. --» Ainda só respondi a 1/6 do desafio. O resto virá! 

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

E se Jesus nascesse hoje?

Mesmo que não acreditem, a verdade é que toda a gente já ouviu falar. E se querem saber como seria se o menino Jesus nascesse hoje, na era dos facebooks, do twitter, dos telemóveis, dos GPSs, a resposta está aqui. Num dos que promete ser um dos vídeos do Natal 2010. Se não for mesmo o vídeo do Natal 2010.

Genial.


Agora livrem-se de não ir ver só porque é um vídeo de um tal Jesus e não é a montra das minhas prendas de Natal! 

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Comunicado irrelevante

Hoje o dia só tem dois finais possíveis: ou acabo com um sorriso XL (final preferido) ou acabo com uma tromba monumental e capaz de partir a loiça toda. Não há cá meio termo. 


E a possibilidade de poder só dormir 4 horas de hoje para amanhã está a dar cabo de mim, pelo que a tromba leva um ligeiro avanço ao sorriso XL.

Era só para comunicar.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Toda a gente veste Zara!

Chamem-me fútil, coquete, outro qualquer nome da vossa preferência, mas quando vejo as vossas wishlists cheias de peças da Zara até fico nauseada. Eu tenho peças Zara, mas especificamente seleccionadas, e penso 20 vezes de cada vez que vou comprar Zara. Sinto-me mais complexada a comprar na Zara uma camisola por 25 euros, do que ao comprar uma pelo triplo do valor noutra loja.

Não é que as peças não sejam bonitas, de facto, vejo muitas vezes peças lindas e de acordo com as tendências. 

Não é que os preços não sejam convidativos, são bem mais simpáticos do que em muitas outras lojas dos shoppings (mas, já agora, eu não compro muito em shoppings... ).

Nem sequer é pela quantidade de coisas que pedem que fico nauseada, porque isso querer, todas podemos querer muita coisa, não é verdade? Além de que cada um é dono da sua carteira!

A verdade é que resisto a comprar Zara porque toda a gente veste Zara. Assim, em letra grande, para se perceber quão assombroso é este fenómeno! E faz-me confusão, mas muita confusão, pensar que ao virar da esquina pode estar alguém igual a mim. É quase como se a roupa fosse parte da minha identidade e a partir do momento em que alguém também possui a minha identidade eu fico destituída.


É um complexo assumido.
Qualquer dia, resolvo-o. Se me apetecer.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Quantos Pais Natal existem?

Se havia coisa que me intrigava em miúda, quando ainda acreditava e queria acreditar no Pai Natal, era o facto de existirem por aí (na televisão, no shopping, à porta das lojas) uns quantos Pais Natal diferentes. Não me viessem com tretas, as barbas eram diferentes! Umas mais esticadinhas, outras mais enroladinhas, além de que o traje, tantas vezes, era ligeiramente diferente (mas isso ele fazia muito bem em mudar de roupa, pensava eu).  


Depois de me tentarem enrolar com umas quantas explicações pouco convincentes, arranjei eu própria a minha explicação. Pensei: não há a Fátima (Nossa Senhora de...), a Agonia (Nossa Senhora da...), a Maria e não são todas a mesma? Então, o Pai Natal também é sempre o mesmo, mas para poder chegar a todo o lado também se multiplica (claro está, como é que é possível ir a todas as casas do Mundo numa só noite?!). Não percebia completamente este mecanismo de multiplicação, mas assumi que um seria o chefe (aquele da Lapónia que apareceu uma vez no telejornal!) e o resto eram os sócios... Miúda esperta, hum? 

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A pinta chegou à Escola Básica

É triste, mas há putos de 6 anos com o dobro da pinta que eu tenho, com idade para estar no cúmulo da pintarolice.

Eles, com 6 anos, têm é idade para ir a correr beber o leitinho com chocolate que a escola oferece. Têm idade para descer as escadas da escola a fazer tal chinfrim como se de uma manada de elefantes se tratasse e não de um grupo de crianças. Têm idade para falar com berrinhos e gritinhos intercalados a cada duas palavras e têm idade ter uma energia duracell. Tudo isto eu vi e aceitei muito bem numa escola que visitei hoje por motivos profissionais.

Agora usar as botas Timberland da moda e blusões de cabedal como qualquer homem ou mulher com o triplo ou mesmo o quádruplo da idade deles, isto já é demais. Até porque fico na dúvida: quem é ali o mais velho, eu ou eles? ;)


Tipo isto.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Balanço do dia

Hoje o dia tem tudo para ser um dia negro. O céu está negro (tão negro que às 2 da tarde parece fim de tarde), chove a potes e tenho mais coisas para fazer  (obrigações ao domingo!) do que horas disponíveis para as cumprir, mas estou tranquila, muito tranquila...

sanamarama.tumblr.com
Analisar esta tabela ajuda-me a pintar este cenário colorido. Ontem cumpri o 1, planeio cumprir o 2 (e só a perspectiva de o cumprir e ter feito a promessa de não estourar mais dinheiro até depois do Natal e estar a conseguir, alegra-me), cumpri o 3 (aliás, ainda melhor, demos as mãos enquanto dançamos muito juntos), cumpri o 4, cumpri o 7, cumpro o 8 todos os dias, vou-me aproximando cada vez mais do 9, cumpri o 10, tenho cumprido o 12, cumpri o 13 e estou a cumprir o 15. As pequenas coisas que não cumpri são irrelevantes, totalmente irrelevantes (nem sequer gosto de chá) ;) E isto é o essencial da vida: lermos o que temos como o relevante, o resto vem por acréscimo...

sábado, 4 de dezembro de 2010

Reflexões sobre a Língua Portuguesa

Há dias ouvia no rádio uma publicidade claramente dirigida a mulheres, pois eram enumeradas diversas vantagens para nós. Ouvia "Férias exóticas patati... Caixa Úman patatá...". Fiquei meia intrigada até que percebi que era ao cartão "Caixa Woman", num inglês muito mal mastigado, que se fazia a publicidade. Sinceramente, não percebo o desamor que nós, portugueses, temos pela nossa língua. Porque não Caixa Mulher em vez de Caixa Woman, Lux Mulher, em vez de Lux WomanMulher Fitness em vez de Woman Fitness, Sente-te Mulher em vez de Feel Woman e por aí fora? Contra mim falo, pois, ocasionalmente, também cedo ao estrangeirismo porque soa mais cool e cosmopolita, mas chego à conclusão que se com a língua portuguesa (que por sinal não é uma língua pouco falada, mas é uma língua bem maior do que o nosso país) não acontece o mesmo, os principais responsáveis somos nós, que a falamos mas nem sempre a amamos.

adelaandtessie.blogspot.com

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O meu namorado é melhor que o teu #2

Há dias lia por aí, uma definição do que é um Príncipe Encantado, sob a pena de Margarida Rebelo Pinto. Ler este excerto aqueceu-me o coração, principalmente porque, não sendo um retrato perfeito, lembrou-me de muitas coisas que o meu R. fez e faz por mim. Hoje conto só uma coisinha...

O R. é o meu Príncipe Encantado porque não se importa que o acorde a meio da noite só para dizer "Não consigo dormir..." e ouve-me calmamente e já não diz "Mas tenta..." porque já sabe que eu vou responder aguerridamente "O que é que achas que estou a fazer? A tentar já estou eu desde que me deitei!!!".  Em vez disso olha-me ternamente (ou sonolentamente, tudo depende da perspectiva) e comenta baixinho, assim para não ferir, as minhas angústias. Com isto faz-me sentir um bocadinho melhor e, mesmo que durma sempre que é uma maravilha e no dia seguinte não se lembre da nossa conversa, é um santo. Tão santo que há uns tempos, na minha última noite de insónia, me perguntava num tom suave e com uma expressão ingénua de quem não faz ideia do que é não conseguir dormir "Olha, como é que é tentar dormir e não conseguir?". Gosto dele, pelos pequenos gestos.



quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

16 coisas giras acerca do sono

Eu, que sou uma defensora do sono e que tenho a mania que com menos de 7 horas não funciono de todo, não podia deixar de pôr isto aqui, já que está tão bonitinho e atraente ao olho. 

Contem-me lá o que descobriram e como é o vosso sono.

(link removido a pedido dos autores)