sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Tão feliz sem noção?

Tinha um professor de Filosofia que no final de uma aula, com uma expressão profundamente lunática e sonhadora, comentou com um pequeno grupo de alunos no qual eu me incluía que muitas vezes só se apercebia do quão foi feliz a olhar em retrospectiva, "Eu era tão feliz ali e não tinha noção", devolvendo entusiasticamente a questão "Não sentem o mesmo?". Eu fiz a minha cara de 16 anos e quando me preparava para dizer "Hmmm, Hmmm... Se calhar, não muito", ele riu e percebeu que não estávamos na mesma linha.


Mas, vá-se lá saber perfeitamente porquê, este foi dos momentos que congelei na minha memória. Dos momentos que escolhi guardar daquela que, olhando em retrospectiva, sinto ter sido a melhor época da minha vida (anos de escola secundária). Ironicamente, foi a pior também. Foi a altura em que aconteceram também as piores coisas, as mais horríveis que já vivi. Hoje sinto que estaria preparada para responder ao meu professor "Completamente, sinto exactamente o mesmo". Mas, por outro lado, estaria preparada para argumentar que esta pode ser uma construção ilusória que nos inibe de aproveitar o melhor de cada momento presos a um teimoso "ali é que foi" e convictos de que um "agora é que está a ser" não vai ser possível experimentar imediatamente. Só vai ser sentido em retrospectiva. Não concordo. É bom recordar e não nego as recordações, mas é premente viver o presente, colorir o presente em vez de transformar apenas em contos de fadas histórias do passado. Eu acredito que é possível uma noção presente de felicidade.

13 comentários:

  1. Concordo totalmente contigo! Prendermo-nos ao que eramos aqui ou ali impede-nos de continuarmos.

    ResponderEliminar
  2. Tenho noção da minha felicidade, talvez por ser naturalmente uma pessoa positiva e por estar sempre pronta a extrair a felicidade das coisas. Mas sim, há muita gente que só se apercebe do que viveu e sentiu em retrospectiva.

    ResponderEliminar
  3. Não sei se o meu pensamento será o mesmo daqui a uns anos, mas também acho que apesar de terem acontecido muitas coisas más durante a minha adolescência, também foi a melhor altura da minha vida e tenho muito boas recordações

    ResponderEliminar
  4. Ai, estou muito feliz, acho que todas perceberam bem o que queria dizer neste post :D

    B,
    é tal e qual. Olhar dirigido para o fantástico que está a acontecer!

    J. Persoa,
    gosto tanto dessa filosofia :) Quando estiver mais down corro até ti!

    D. Pereira,
    é pensar que por muito espectacular que tenha sido, estão coisas tão melhores à tua espera!

    ResponderEliminar
  5. Ainda há pouco tempo comecei a escrever sobre algo parecido. Sobre as pessoas não darem valor ao momento e só quando olham para trás se apercebem de que ali foram felizes. Eu também acredito ser possível ser-se feliz no presente e ter-se noção que estamos a ser felizes agora. Infelizmente, muitas das vezes só ao olharmos para trás, nos apercebemos do que realmente sentimos naquele determinado momento. E recordar é viver ;)

    ResponderEliminar
  6. É isto mesmo! O presente é que importa! (:

    ResponderEliminar
  7. eu acho que tens razão quando dizes que muitas vezes preferimos pensar no quão felizes fomos no passado porque parece que não seremos tão felizes no presente. Penso muitas vezes no quão feliz fui, em momentos passados, mas também não são raras as vezes em que penso que sou tão tão feliz no presente!

    ResponderEliminar
  8. Miss S,
    sim, recordar é viver. Recordar é bom, recordar enche a alma, mas como também se costuma dizer "de passado vivem os museus"

    miiii,
    bola para a frente :D

    M,
    acho que principalmente quando se cria o sentimento de que nunca no futuro se será tão feliz como no presente é que se estará perante uma grande inibição.

    ResponderEliminar
  9. Um texto mesmo muito bonito... Tens razão naquilo que dizes :D

    ResponderEliminar
  10. gosto de te ler! e sim, tambem concordo que é sempre possivel a noção da felicidade do hoje!

    ResponderEliminar
  11. eu gosto de olhar para trás e me saber feliz, mas gosto mais de pensar no que tenho agora, em quem me tornei e saber que sou muiito feliz. ou imaginar futuros felizes. não sou muito pessoa de passado...

    ResponderEliminar
  12. Eu acho que a vida deve ser vivida dia a dia, sem pensar no que já passou, mas por vezes é complicado ser assim!Bjinhos***

    ResponderEliminar
  13. Quando tu não estás,
    :)

    Sorriso,
    e eu gosto tanto de ler estes comentários!

    Hermione,
    ora aí está o motivo pelo qual consigo ver em ti tanta energia positiva sempre.

    Jovem,
    estás certa, é uma receita que nem sempre é fácil seguir à risca, mas pelo menos vamos trabalhar para isso :)

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!