domingo, 18 de julho de 2010

Como ser um blogger bem sucedido - Parte 1

Sou uma aluna aplicada. Já que decidi não vestir a gabardine e não sair a meio da noite para depositar bilhetinhos nas caixas de correio pelo Portugal fora (para já que não estou desesperada!) fui ver o que tinha a fazer para ser uma menina crescida na blogosfera. Recorri a várias fontes e eis uma compilação: (serve para mim e para todos os que quiserem umas dicas! Não desprezem esta informação. Foram horas e horas de afincada pesquisa!)



#1 -Tenham em mente o que é um blog bem sucedido para vocês: aquele que tem muitos comentários? Aquele que dá dinheiro? Aquele que tem muitos seguidores? Aquele que vos permite libertar egos reprimidos? Tudo junto? Este é um critério fundamental para guiar a rota a seguir.

#2 - Os blogs mais lidos aparentemente são aqueles em que há notícias fresquinhas numa base diária ou aparentemente não andam muito longe disso (claro que depois da "casa" estar feita a história é outra, a pessoa pode postar de dois em dois dias, três em três dias, que a malta está toda à espera na mesma suponho eu!)

#3 - Qualidade! A qualidade é um requisito importante. Afinal se não presta, ou se pelo menos não traz nada de novo, para quê seguir?

#4 - Responder aos comentários. Oops! Eu vou visitar os blogs de quem me comenta, mas não respondo aqui aos comentários dessas pessoas, porque, sinceramente, achava que ninguém vinha cá à procura de resposta. Vocês vêm? Vou já mudar isto!

#5 - Template cuidado. Quanto a isto já avisei que preciso de tempo :) Eu e o blogger acabamos de nos conhecer, portanto ainda não entramos cá em grandes aventuras ou intimidades.

#6 - Ter pelo menos uma foto pessoal. What?! Através das minhas ídolas tenho lido que é preciso muito cuidadinho no que toca a pôr fotos pessoais em blogs. Estou enganada?

#7 - Ter uma descrição do blog. Oops, mais um ponto em que me descuidei. Vou já tratar disto.

#8 - A idade do blog aparentemente é um factor determinante. E, para já, quanto a isto, eu não tenho nada a fazer, apenas fazer com que o blog dure, dure, dure. Aparentemente os blogs mais consistentes nesta área têm pelo menos dois anos! Por isso se quero num mês fazer deste um top blog, bem que acho que posso tirar o cavalinho da chuva.

#9 - Fazer bons comentários nos outros blogs. Estes comentários podem atrair visitantes para o nosso próprio blog.

#10 - Ser convidado para fazer um post num blog popular. Olá ídolas! Alguém está a precisar de uma pequena colaboração? (olhinhos a piscar)

(to be continued!... Isto se ser um bom blogger afinal tem muito que se lhe diga. Vou fazer o que ainda não fiz e já devia ter feito!)

4 comentários:

  1. Lá se vai o aspecto cuidado. A formatação apareceu toda torta e no modo de edição do post estava tudo tão bonitinho. Alguém tem uma ideia do porquê desta brincadeira acontecer? Mil obrigadas.

    ResponderEliminar
  2. Pois... tudo depende do que se pretende do blogue.
    Eu cá já sou tão velho nisto (e em tudo, vá eheheh), já tive tantos blogues e tantos nicks, que hoje em dia o blogue serve, apenas, para me divertir.
    Chego a estar semanas sem cá pôr os pés e tenho dias em que estou tão farto das minhas baboseiras, que nem me apetece escrever, nem responder. Para ser franco, há dias em que preferia não ter tantas admiradoras, porque não sei o que dizer a tanto texto para comentar.
    Outras vezes sinto-me carenciado, tão desesperado por mimos, que os comentários me sabem sempre a pouco.

    Quanto ao alinhamento, estes americanos são uns "tretas". Mostram uma coisa no modo de edição e depois sai tudo ao contrário.
    O que aparece no post, depende da configuração que temos. Depende da largura destinada ao texto e à barra lateral... e quando começares a publicar fotos (mais do que uma no mesmo post) e elas começarem a aparecer encavalitadas, é um desespero.
    Nada como criar outro blogue na mesma conta, copiar para lá o HTML do blogue principal para que saia tudo igual e quando temos dúvidas sobre o espaço que as fotos vão ocupar, publica-se primeiro no blogue de teste e depois de acertar tudo muito bem, é só fazer copy/paste e fica tudo direitinho.
    Pelo sim, pelo não, convém que o blogue de testes só possa ser visto pelo autor, para não se dar o caso de alguém o descobrir antes de estar tudo acertado. Isso faz-se nas configurações.
    Quando vier de férias posso dar-te umas dicas, mas estou de partida e não tenho tempo para "maçaricas" eheheh. Além de que ainda tenho de ir "mandar uma boca" no post do dia lol.

    ResponderEliminar
  3. Aii não sei, isto é uma análise muito detalhada e descritiva da coisa. Olha, eu acho importante o template bonitinho e as coisas bem organizadas. Sei que a maioria das pessoas não volta pra ler a resposta mas mesmo assim respondo sempre aos comentários (a não ser mesmo em situações excepcionais ou quando não há nada pra responder). E acho importante também uma certa regularidade a postar.

    Mas isto são tudo teorias minhas, tu não ligues! x)

    ResponderEliminar
  4. As tuas teorias são válidas Cat :) A experiência fala!

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!