domingo, 22 de agosto de 2010

Mary Jane e as vocações - Parte I

gorgeoustakethecity.tumblr.co
Não tenho ambição de curar nada. Nem ninguém. Não tenho muita paciência para ouvir. Não sei aconselhar. 

Estes seriam para muitos os requisitos para seguir o meu curso, Psicologia. Eu tinha uma só certeza - não tinha nenhum deles. Tenho outros tesourinhos a revelar em breve. Psicologia não é o curso da minha vida: nunca existiu um curso que eu quisesse seguir desde pequenina. De resto, Psicologia é um curso para a vida. Rotulado por tantos como um curso fácil e para moles, é para mim um curso em que só os duros têm sucesso. Deixem-se levar nesta incursão pelas minhas vocações.

Eu quis ser cabeleireira, como quase todas as meninas, mas assim que descobri a minha falta de talento para cabelos, maquilhagens, manicures e afins, achei que o melhor mesmo era ser só "lava cabeças". No entanto, dias e dias a esfregar cabeças às pessoas, acabou por não me parecer um trabalho muito empolgante.

Depois quis ser educadora de infância, até que me lembrei que estar com uma/ duas crianças era diferente de ser responsável por 30 crianças a requerer atenção ao mesmo tempo, a brincar de formas diferentes ao mesmo tempo, a saltar ao mesmo tempo, a correr ao mesmo tempo, a berrar ao mesmo tempo! Ai já estou cansada só de imaginar! Peranto isto, achei que apesar de parecer uma profissão adorável,não foi feita para mim: eu não teria paciência para tanto.

A seguir quis ser pediatra, até que descobri que ser pediatra não era só passear estetoscópios, ter um gabinete cheio de brinquedos e ver crianças num consultório o dia inteiro. Também implicava um curso de Medicina, nas várias vertentes a ele inerentes e, mais importante, implicava sangue e coisas que tais que me deixam nauseada só de pensar!

Entretanto vivi com a mania de que podia ser actriz, pois descobri nos grupos de teatro que frequentei na escola e na cidade que adorava fazer de conta, que adorava manipular emoções, que adorava sentir-me a "estrelinha da companhia", que adorava ver um espectáculo a nascer e desenvolver-se, e que adorava a emoção de actuar ao vivo: as borboletas antes de entrar em palco, os aplausos, os risos, os apupos, os improvisos, tudo era espectacular! Até que o meu pai me disse que ser actriz não era curso e, pensando bem, achei que o teatro era, para mim, mais um hobbie do que uma arte na qual investir em primeiro lugar. Pois a actriz que eu queria ser não tem palco que lhe sirva como profissão.

(continua...)

18 comentários:

  1. Gostei do comentário, és uma querida e ainda bem que gostas-te! Não se devia ligar tanto á aparência, mas olha...
    Fico á espera da continuação... Á partes que me fizeram rir. Eu ainda não sei o que quero seguir=S

    ResponderEliminar
  2. Ui... tanta coisa que fica pelo caminho.
    Por isso é que eu gostava de viver até aos 500 anos. Mesmo aquelas mais difíceis, em 500 anos havia de conseguir lol.

    ResponderEliminar
  3. eu também nunca quis ser psicóloga, nunca me tinha imaginado com tal profissão. até há bem pouco tempo me ter passado pela cabeça que afinal era isso. que poderia ser escritora (como queria, desde pequena) nos tempos livres, entre as consultas :) agora estou em pulgas à espera de saber se entro no porto para o curso de psicologia. e acho mesmo que esta é a opção certa, apesar de nem sempre me achar capaz de exercer a profissão. a ver vamos...

    ResponderEliminar
  4. eu estou a tirar o curso de educadora de infância e confesso que para tomar conta de 30 crianças é realmente complicado se não se quiser mesmo muito e se não se tiver paciência. Eu tenho muita :)

    ResponderEliminar
  5. felizmente as saudades acabam amanha :) iiupiii

    praia é tudo, amo mesmo !

    ResponderEliminar
  6. Eu sou o contrário de ti, adoro ouvir os outros e dar conselhos! ;) *****

    ResponderEliminar
  7. :)

    Eu desde pequena, com os meus seis anos, que digo que ando a estudar para médica.ahahah.

    ResponderEliminar
  8. O melhor deste post é que é único! Mais ninguém o poderia ter escrito! Continua!

    ResponderEliminar
  9. Tantos sonhos... eu apenas sonhei ser veterinária. :P

    ResponderEliminar
  10. eu por acaso sempre quis ser arqueologa. Acho que penso em mais profissões agora que a arqueologia me anda a dar com os pés...

    ResponderEliminar
  11. Quando era pequena queria ser dona de casa e mamã :x

    ResponderEliminar
  12. Eu acho que Psicologia é um curso óptimo :) não é o meu mas sabes que sou das Psiquiatrias portanto.. :)

    ResponderEliminar
  13. Deixa lá! Ao menos sabes o que não é a tua vocação! Eu também (à conta de um urso mal empregado que me deu água pela barba) sei o que não é a minha vocação!

    ResponderEliminar
  14. Estou a ver que a descoberta das tuas vocações não é tarefa fácil =) mas olha que tem sido muito engraçado ler estes posts!

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!