terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mary Jane - porquê um nome de croma repetida?

Inspirada pela Menina do Chuveiro que diz que sempre que escreve o meu nome se lembra da Mary Jane do Spider Man decidi prestar um esclarecimento geral :)

No meio de tantos outros nomes, potencialmente tão mais giros e interessantes, para que é que eu fui escolher um nome de croma repetida? Porquê Mary Jane? Sou fã?

Em primeiro lugar, não sou fã. Honestamente, não fazia ideia por que nome me dar a conhecer ao Mundo aí fora. Uma coisa era certa, não queria o meu nome próprio. Gosto muito do meu nome próprio, mas não me queria dar a conhecer pelo mesmo aqui. Pensei, pensei... Chega, não pensei assim tanto! Foi instantâneo, ao contrário do nome do blog, sobre o qual estive a ruminar uns 5 dias! Mary foi fácil. É o nome pelo qual frequentemente os meus pais me chamam, assim como alguns amigos. E não, não me chamo Maria. Tanto não me chamo Maria, que quando era miúda perguntei aos meus pais porque é que não me tinham chamado Maria se gostavam assim tanto do nome. 

Então porque não apenas Mary? Porque é que pus lá mais o Jane?

A minha irmã favorita e única não me trata apenas por Mary, mas por Mary Jane. 
Mary Jane num elogio à minha beleza, à minha candura e destreza física. Esqueçam a Mary Jane do Spider Man. Spider Man, quem? Nem conheço esse tipo! Eu sou uma Mary Jane de assinatura própria! Também, bem vistas as coisas, Mary Jane é um nome com muito mais estilo do que o meu nome próprio: há para aí montes de músicas internacionais a cantar a propósito de alguma Mary ou de alguma Jane, e são essas mesmas músicas que jovens desesperados entoam para e por mim à janela todas as noites!


Edit: Tudo o que está acima é a parte lírica, a que gostava de vos contar se estivesse a escrever um best seller e não a escrever um blog com base em factos mais ou menos reais. Esta é a verdadeira: além da minha irmã me chamar Mary Jane (não sei qual é o motivo, mas suponho que não tenha nada a ver com o Spider Man, mais depressa é uma junção do Mary, familiar, à Jane do Tarzan), supus que na blogosfera existem mais moças de nome "Mary", do que de nome "Mary Jane". E pronto. É esta a história básica por trás do meu nome.

P.S. --» Só não vos disse que se o meu nome não fosse Mary Jane, na mesma linha de ideias, seria Mérida. É o nome pelo qual o meu  primo F. me trata carinhosamente. Depois de ter descoberto que visitei esta cidade, mais do que interessado em saber o que visitei, ele achou fenomenal que Mérida parece-se uma combinação de Mary, com m*rda, então adoptou esta designação. Eu achei igualmente fenomenal, porque ele é um miúdo bem-humorado, que sabe que, em certos aspectos, também posso ser bem-humarada e escolheu este nome para mim com o mesmo carinho de quem trata alguém por "querida" e não por m*rda.

9 comentários:

  1. Eu adoro esse nome "Mary Jane"! Mas sou suspeita :)

    ResponderEliminar
  2. Olha no final do post fiquei espantada, porque quando disseste que o teu primo te tratava por mérida pensei logo "mas o miúdo cahma.lhe pa não lhe chamar M**da queres ver?" e tu escreves que é a junção de Mary com a dita palavra xD...

    Quando vi o teu blog a primeira vez e vi Mary Jane, pensei logo no Tarzan, pa mim a Jane (não me perguntes porquê) sempre foi Mary Jane, tenho sempre essa noção. Mas não é pois não?

    O meu nome também não é Matilde :)...

    Beijinho meu, beijinho doce Matilde *¨¨¨¨*

    ResponderEliminar
  3. Já tinha pensado nisso. Ouve até noites que dormi mal a pensar: porque raio é que a Mary Jane se chama Mary Jane? Será que se chama Maria João e, por pedantismo, resolveu adoptar um nome meio estrangeirado? Mas depois, analisando a tua personalidade, que eu sou muito bom a traçar perfis (eheheh), achei Maria João um nome demasiado vulgar e como entretanto passaram-me as insónias, nunca mais voltei a pensar no assunto :)
    É Mary Jane e pronto. Fica-te bem, condiz com o tom de pele.
    Acho é que esse priminho está mesmo a pedir que o mandes à Mérida lol.

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso das coisas que escreves e do humor que nas palavras incluis...eheh. Gosto memso. **

    ResponderEliminar
  5. Mary Jane é bem giro! :)

    ResponderEliminar
  6. Já percebi que maior parte das pessoas não utilizam o seu nome verdadeiro. Eu sou Marta, aqui e lá fora!

    Gosto do teu Mary Jane :)

    ResponderEliminar
  7. Inspiração :D

    Acabaste de escrever um dos posts que achei mais interessantes. Eu bem desconfiava que não tinha nada a ver com o que pensava.

    E o teu Mary Jane é bem melhor que o da moça do Spiderman

    ResponderEliminar
  8. ah! nao tinha lido este post! entao fico esclarecida :D e realmente tens razão, conheço várias marys na blogosfera, mas tu és a primeira mary jane :D

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!