domingo, 19 de setembro de 2010

Fui ver o Rui maltinha!

Ontem foi dia de concerto. Fui ver o Rui - o Veloso, claro está - essa pequena lenda da música portuguesa. Durante o concerto concluí que, de facto, ainda há músicos a sério. Daqueles que vão para o palco brincar com a guitarra e até é porreiro que estejamos lá, mas o gozo é mesmo deles; daqueles que podem ir com um bigodaço à Zé Povinho sem que ninguém se sinta menos apaixonado por eles ou que leve a mal a falta de charme; daqueles que podem já não estar em forma, porque a música já tem corpo suficiente, não precisando o artista de emprestar o próprio corpo para abrilhantar a canção; daqueles que podem não se preocupar com o que vão vestir ou sequer por combinar  a roupa que trazem vestida, porque fazem música, não vendem um produto. O Rui Veloso é isto tudo, não o protótipo de um ídolo moderno talhado pela SIC.

Ver o Rui Veloso é ter momentos únicos, como ver várias gerações aos pulos e de braços no ar, e, de repente, perceber que não somos assim tão diferentes entre nós, e que os 15, 20, 30, 40, 50, 60 anos podem encontrar-se enquanto se ouve uma música. Afinal todos nós já tivemos a fase de Não há estrelas no céu pelo que todos nós somos capazes de a cantar com a mesma intensidade. Também, é bem verdade que dos anos 80 para cá já se nota uma evoluçãozita no que toca a estilo musical: as músicas dos 80 são rock and roll, as músicas mais recentes são quanto muito pop and roll ou doces baladas.

Concluindo, o Rui Veloso é um homem do Norte e quando cantou o Porto Sentido eu arrepiei-me até à "espinha"!

Rui Veloso

10 comentários:

  1. Mas dos anos 80 existem músicas bem calminhas não é só rock, eu adoro Rui Veloso mas se tiver que escolher uma música dele é o "Cavaleiro Andante" (bem calma e se não me engano é de 83), então cantada ao vivo é de me fazer chorar.
    Porto Sentido é a 2ª preferida, porque sendo do Norte mas não do Porto eu tenho uma paixão muito grande pela cidade do Porto.

    ResponderEliminar
  2. Sim, cantando no Norte não pode faltar "porto sentido"!

    ResponderEliminar
  3. Rui Veloso é daqueles que se podem ir ver 4, 5 concertos e nunca é demais. Já o vi umas quantas vezes ao vivo (principalmente em Queima das Fitas) e é sempre de arrepiar ouvir algumas vezes, para além de haver sempre uma grande interacção com o público ;) *

    ResponderEliminar
  4. Concordo contigo...foi um concerto muito bom =) gostei bastante

    ResponderEliminar
  5. todos os concerto dele são fantásticos!

    ResponderEliminar
  6. Outro dia eatava no IKEA e ouvi, atrás de mim, uma voz familiar. Mesmo antes de me virar e ver quem, descontraidamente, experimentava uma cadeira de escritório, já sabia que era o Rui Veloso.
    É assim, há vozes que se tornaram familiares ao longo de anos a ouvi-las. Parece que o nosso mundo não seria o mesmo sem elas.
    O Rui Veloso é um "sinhor". Até pela humildade que deixa transparecer, se nota.

    ResponderEliminar
  7. e como tripeira orgulhosa nascida naquela linda cidade de gente de fibra que não tem papas na lingua....
    Choro como uma madalena cada vez que ouço ao vivo ou mesmo em casa o porto sentido... adoro o Rui veloso... adoro não s+ó as músicas mas a ele e ao senhor do norte que ele é.

    ResponderEliminar
  8. :)

    O Rui tem umas músicas giras mas só o vejo na rua onde trabalho. :p

    ResponderEliminar
  9. Sou do Sul, e arrepio-me a ouvir 'Porto Covo'... rsrsr

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!