sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Se há coisa que não suporto...

... (e perdoem-me os eventuais leitores do meu blog praticantes de tal acto) é ver alguém molhar os dedos na boca ou simplesmente no lábio inferior para virar as páginas de um livro, caderno ou revista. Eu juro, senhores, não é preciso! Eu nunca fiz isto e vira sempre! E nem sequer tenho uma pele com propriedades extraordinárias.



Lembro-me perfeitamente da primeira vez em que vi alguém a praticar tal acto. Estava num consultório médico, na sala de espera, a brincar numa mesa cheia de brinquedos e numa cadeira estava uma senhora a ler uma revista e a molhar os dedos. A ler uma revista e a molhar os dedos... A ler uma revista e a molhar os dedos com cuspo?

A modos que fiquei imensamente intrigada e não conseguindo ligar ou encontrar uma razão de ser para o encadeamento destas duas actividades (ler uma revista e molhar os dedos), resolvi inquirir a minha mãe sobre a razão de ser de tal actividade, ao que ela me esclareceu, "É para ajudar a virar as páginas". Eu, miúda experimentadora que era, podia ter desatado a cuspir dedos e a virar páginas. Podia, mas não o fiz, porque desde esse dia que alimentei uma pequena repulsa por essa actividade. Então só me ocorreu comentar de volta "Mas elas viram sem cuspo!"

Não é por mal, mas não gosto de ver fazer isso, assim como certas pessoas não gostam do som de talheres a bater. E hoje tive que levar com tal actividade. No metro. Uma menina (estudante de Medicina pelos materiais que consultava), virava as páginas da capa e molhava os dedos na boca. Tudo muito descarado. E eu contorcia-me (muito) e ela nem aí... Da próxima vez que molharem dedos em público, lembrem-se de mim por favor!

25 comentários:

  1. Pois... Eu uso essa táctica! Mas só quando são folhas que estão coladas... Por isso tenho meia de desculpa...

    Vou lembrar-me de ti, sim!

    Kiss kiss

    ResponderEliminar
  2. Eu faço isso às vezes :p e acredita que é preciso sim. Muitas vezes não consigo virar as páginas e para não ter de estar "cuspir para os dedos" como tu dizes, peço à pessoa que está ao meu lado "olha muda-me aí a página" ahah

    ResponderEliminar
  3. Não faço isso e nunca fiz. também não sei qual é a utilidade. mas enfim...

    ResponderEliminar
  4. eu também sempre achei nojento.. mas cada um com as suas manias. Nem qe use a ponta da unha ou uma régua se as páginas estiverem coladas mas saliva nem pensar...

    ResponderEliminar
  5. Podes crer!!

    Mas eles só nos fazem é sofrer!!




    É verdade ou não é?

    ResponderEliminar
  6. Estou totalmente de acordo!!!! Mete-me imenso nojo quando vejo alguém a fazer isso! :S E tipo, depois vai outra pessoa e faz o mesmo, ou seja... os microbios andam ali todos a saltar de uns para os outros.... grrr.... nojento! :/
    Concordo ctg*

    ResponderEliminar
  7. Mary Jane, não considero um gesto muito saudável. No entanto esse hábito é uma herança antiga, de quando os livros e jornais eram feitos de papel diferentes do actuais, com gramagens diversas ;)

    ResponderEliminar
  8. Olha, olha... eu nem consigo mexer na boca sem lavar as mãos. Nem que seja só de mexer no cabelo, ou na roupa.
    Lembro-me de quando era pequeno e morava na província, com água do poço tirada a baldes, já detestava sentir as mãos peganhentas.
    Eu tenho uma pele difícil. Tenho dificuldade em virar páginas, contar dinheiro ou abrir os sacos do supermercado, mas tenho um esquema para não levar os dedos à boca: bufo nos dedos. Só com o bafo os dedos adquirem a humidade suficiente para virar a página ou abrir os sacos de plástico.
    Depois admiram-se de contrair doenças. A lamberem os dedos para virar páginas das revistas dos consultórios, é cá um asseio...
    Quando entro no hospital para os meus exames de rotina, nem sei onde meter as mãos para não tocar em nada...
    Canojo, pá!

    ResponderEliminar
  9. POr acaso nao tenho nada esse habito, mas agora que lembras estava a imaginar aquelas revistas dos consultórios todaaas sujaaass de cuspe sabe-se lá bem de quem :S

    nahccccccc *

    Acho que nunca mais leio nada na rua xD

    ResponderEliminar
  10. Então somo duas, acho mesmo isso nojento.
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Não quero criticar nem ofender ninguém mas acho isso pouco higiénico. Eu não faço nem nunca fiz isso, em vez de molhar os dedos na boca sopro as folhas.
    Bjx

    ResponderEliminar
  12. devo confessar que às vezes faço tal coisa!

    ResponderEliminar
  13. Apoiado!! também me faz tanta confusão!! E o pior é mesmo ver isso nas revistas de consultórios, eu só penso, quantas pessoas não teram ja cuspido aquilo e as pessoas depois levam os dedos à boca...que nojo!!

    ResponderEliminar
  14. Allo!
    Eu também nunca achei muita graça a tal "babada". As minhas folhas sempre se viraram só com o auxilio dos dedos secos, se bem que... desde que trabalho no ramo administrativo os meus dedos perderam a aderência que tinham, mas não há nada como o meu dedal de borracha :)

    ResponderEliminar
  15. Detesto detesto detesto! Que nojo.

    ResponderEliminar
  16. Ahaha, por acaso nunca fiz isso, também nunca achei necessário. Mas também nunca tinha pensado muito nesse facto xD

    Sabes que agora, quando passeio pelas ruas do Porto, de vez em quando olho por cima do ombro. Não vá passar por mim uma menina com Psicóloga "escrito na testa" e cara de Mary Jane :b

    ResponderEliminar
  17. Dá-me cá uns nervos as pessoas que fazem isso

    ResponderEliminar
  18. A minha avó faz sempre isso e sempre que vejo esse gesto lembro-me dela. Eu não sou apologista desta ideia, mas trás-me recordações :)

    ResponderEliminar
  19. é um pouco nojento se pensarmos bem no acto em si... mas nos meus livros, digo apenas meus, sou obrigada muitas vezes a recorrer a isso...lol

    ResponderEliminar
  20. das primeiras vezes que vi esse "fenómeno", também não percebi.. e confesso que acho completamente desnecessário :s

    ResponderEliminar
  21. Oh... mas não há nada como uma boa dose de baba para ajudar a viras as folhas... tu desculpa lá!

    ResponderEliminar
  22. Admito, eu já fiz isso, há algum tempo atrás. Quando se deu o surto de gripe percebi que era uma idiotice pegada e hoje estou curada!

    ResponderEliminar
  23. não me causa assim tanta repusla como a ti mas que me mete algum nojo isso mete.

    ResponderEliminar
  24. A combinação de sons deixa.me fora de mim! É que muitos fazem barulho quando molham os dedos e o próprio papel também faz. É horrível!

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!