segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

De Jéssica a Mary Jane

Na pré-primária reclamava todos os dias com a minha mãe pelo nome vulgaríssimo que me atribuiu. Tudo piorava quando na minha sala existiam as Jéssicas Sofias e Veras  Mónicas*, nomes muito mais sonantes e artísticos. Eu era a M. Só M. porque é bonito segundo a minha mãe. E eu pensava que se ela não queria chamar-me Jéssica Sofia ou Vera Mónica que então me tivesse dado o nome de Verão, Primavera ou Lua...
Na escola primária cheguei à conclusão que Jéssicas Sofias e Veras Mónicas eram tão vulgares como eu e que bom mesmo era ter daqueles nomes que quase mais ninguém tem, para que o meu nome não tivesse que ser sempre disputado com mais uma coleguinha. Assim, questionei-me: porque não me teria chamado eu Isa, Diva, Dora, Isis, Iris, ou um nome internacional daqueles que acabam em "y" estilo Jenny ou Amy em vez de M.?  Em vez de M. só, M. sem graça...

No ciclo apaixonei-me pelo meu nome próprio. E hoje quando penso em crianças só me ocorrem nomes normais. Normais, mas bonitos. Pequena excepção feita para quando cheguei à blogosfera: não me chegando o nome próprio, decidi armar-me em tarzoa e lá ficou a Mary Jane.




P.S. --» Estou a adooorar receber as vossas participações! Pois que continuem porque há domingos (dia de publicação das vossas obras de arte) para toda a malta :)
P.S. 2 --» Nenhum blog explicou tão bem o nome da filha da Lucy e do Yannick: deixem crescer as criancinhas, o nome do terceiro filho já será um nome normal.
* Jéssicas Sofias e Veras Mónicas não tenho nada contra vós!

15 comentários:

  1. Ana também não é melhor, em todas as turmas há pelo menos uma, se bem que quase sempre unido a outro nome, mas não falha!

    ResponderEliminar
  2. fogo..então e eu! Olga....desde que a Olga Cardoso se lembrou daquele concurso memorável...a minha vida é um inferno...a chave...a chave!!

    ResponderEliminar
  3. Engraçado! Ali na imagem está o meu nome próprio e o meu segundo nome. Combinam muito bem. Adoro o meu nome próprio e detesto o segundo nome, mas combinam xD Na primária também me queria chamar Jéssica, Verónica e essas coisas assim mas passei a adorar o meu nome e ainda adoro!

    ResponderEliminar
  4. Espera espera que comentei a parte do desafio.
    O meu primeiro nome é vulgar mas eu gosto.
    Do segundo tb gosto mas é menos vulgar.
    Não sei é onde raio os meus papás foram arranjar uma combinação deste calibre! :P

    é rara e não gosto muito. mas paciencia!

    ResponderEliminar
  5. Eu ainda hoje lhe pergunto o porquê do meu nome, ou melhor, da combinação dos meus nomes! Embora já esteja farta de ouvir a explicação... podia ser melhor... :)

    ResponderEliminar
  6. E assim ficaste com um nome internacional e com um Y pelo meio. Boa ;)

    ResponderEliminar
  7. Pois, realmente há muitas meninas com o teu nome. Já o meu, apesar de não ser, de todo, invulgar, não se encontra por aí aos pontapés. Nunca tive que dividir o nome com nenhuma colega... Mas até que gosto do teu nome. Não há nada de mal num nome "vulgar", porque a cada pessoa é atribuido um significado especial, não interessa se os nomes são iguais

    ResponderEliminar
  8. Não sei mas calculo que o teu M. será de simplesmente M. como a virgem ;D
    Isto de dar nomes às pessoas (e até aos bichos) tem o seu quê, e é mais ou menos como os presentes de Natal ou Aniversário muito mais em função de quem dá, até porque para o caso quem recebe, não tem sequer voto na matéria. A tua mãe foi muito sábia na hora da escola, afinal de contas tanta normalidade é mesmo significado de bom gosto, pelo menos neste caso. Digo eu que também dei a cada um dos meus filhos apenas um nome próprio, porque sempre achei que chegava. E chega!

    ResponderEliminar
  9. Tenho um nome que não se vê muito por aí, mas nom curso espaço de tempo fiquei de rodeada de pessoas com o mesmo nome próprio! Acho incrível.

    ResponderEliminar
  10. Tambem não gosto do meu nome xD
    Mas pronto :)

    adorei o cantinho, sigo *

    ResponderEliminar
  11. Tânia Vanessa é que é lindo.
    Quando tiver um filho, vou chamar-lhe Tânia Vanessa eheheh.

    ResponderEliminar
  12. Eu também demorei um bocadinho a gostar do meu, mas agora não queria outro. lol
    E conviver com mais 2 ou 3 Saras na mesma turma, na mesma equipa, etc. foi algo de que nunca me livrei.
    Enfim... é um nome pequenino e singelo. (:

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!