quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Histórias do Manuel e da Maria

Não saber cozinhar à séria, como algumas avós ou até mães cozinham, irrita-me. E não falo de saber fazer bifes, massas várias, arroz, batatas fritas, entre outros pratos rápidos, porque isso toda a gente faz: falo de um cabrito ou de uma vitela assada com toda a categoria! Irrita-me mesmo.
rabbidus.tumblr.com
Em parte, eu queria ser uma mulher full-package: dedicada a outras áreas da vida, mas também exímia como dona de casa. Por um lado, acho que nenhum homem perdeu a fantasia da Maria, a mulher para todo o serviço. Por outro, eu própria quero ser a Maria, porque, no fundo, apta a todo o serviço,  a Maria é a pessoa mais capaz e independente da casa. Mas não sou a Maria. E não sou a Maria, porque para mim tão importante como o que a Maria faz é o que o Manel faz... E enquanto o Manel não souber fazer vitela, já tenho o package suficientemente full para ele!

22 comentários:

  1. Eu gostava de saber assar um leitão. Inteiro. :|

    ResponderEliminar
  2. Como te entendo. Como sabes sou um desastre na cozinha e isso chateia-me imenso! O meu namorado cozinha tão bem, tão bem que eu perco logo o apetite de fazer no mínimo bem ou comestível. Mas tento, tento e sai sempre com algum defeito. :S Um dia chegaremos lá! Eu acredito que sim!

    ResponderEliminar
  3. Há uma forma de te tornares a Maria! Faz como eu, sempre que comeres essas iguarias preparadas pela mãe ou avó pergunta o que usaram no tempero, assim na próxima vez usas os mesmos ingredientes e há-de sair alguma coisa comestível! Depis vais apurando a técnica! Felizmente o meu marido não veio com grandes vícios e gosta dos meus cozinhados, que normalmente são báaaaasicooos! LOL

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Se eu fosse mais novo e solteiro, acho que podíamos juntar os "trapinhos" e sermos muito felizes a fazer cabrito no forno, até que a morte nos separasse.
    Assados no forno são a minha especialidade e a minha desgraça. Ainda hoje, estava tudo tão bem encaminhado, até fiz hora e meia de marcha para queimar uma calorias, mas tinha de acabar mal.
    A "Maria" teve uma acção de formação que demorou e aqui o Manel, farto de saladas, cozidos e grelhados, pegou numas coxas de frango que estavam destinadas a morrer na grelha e catrapumba: forno com elas, com todos os temperos que pertencem a um assado (mesmo que não seja cabrito, borrego ou vitela) e lá se foi a dieta.

    Um assado (ou qualquer outro tipo de comida) é a coisa mais simples de fazer, rapariga. Basta um dia termos o parceiro/a hospitalizado/a e não termos feitio para abancar em casa dos sogros e aprendemos em três tempos.
    Quando casamos, a Fofa (tinha 18 anos) mal sabia estrelar um ovo. Com a necessidade a aguçar-lhe o engenho, fez-se uma boa cozinheira e eu deixei-me ficar, sentado no sofá, feito "panhonha", até me ver numa aflição. Mas aprendi e até gosto.

    Cuidado! Não deixes o "Manuel" acomodar-se. Ganha barriga e fica mal habituado eheheh.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Mary,


    Definições -> Comentários -> Mensagem de correio electrónico de notificação de comentários


    Metes lá o teu mail et voilá

    ;)

    ResponderEliminar
  6. UI!!! Perfect! Hoje em dia as mulheres só querem saber do sushi e esquecem-se de que a comidinha da avó é que é boa :D

    ResponderEliminar
  7. Ahhh a Margot antecipou-se. "Atão" a menina num sabia como receber notificações de comentários?
    De qualquer modo, a moderação, por vezes, dá um certo jeito. Há sempre uma alminhas caridosas que gostam de sacanear a paciência a um santo...
    Eu às vezes ponho, mas assim que as bestas se acalmam, volto a tirar. É muito chato não ver logo o comentário escarrapachado. Mas pior são as letrinhas estúpidas de confirmação. Com essas é que eu embirro mesmo.
    "Prontes", era isto looool.

    Beijoca.

    ResponderEliminar
  8. Eu gostava muito de ser uma Maria muito competente na cozinha, mas não sou!

    ResponderEliminar
  9. Acho que hoje em dia já nenhuma consegue ser uma Maria completa :p
    Muito trabalho :P

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  10. Mais que ser a Maria, eu gosto é de ser um bocadinho de Manel! É fantastico conseguir mostrar-lhes que conseguimos sintonizar a TV, instalar programas no pc ou espetar um prego na parede. Mais que não seja pra fazermos asneirinha e eles olharem com aquele ar protector e dizerem "dá cá isso que eu faço, ainda te magoas" =))

    ResponderEliminar
  11. Eu não sou boa no cozinhanço!
    Nem no limpanço!
    Nem no passanço do ferro :-D

    Não tenho jeito para nada lol

    ResponderEliminar
  12. Eu também não sou uma Maria na cozinha. Em casa faço de tudo, até mesmo cortinados, quadros, pinturas, electricidade...tudo! Mas na cozinha faço apenas o básico. Não sei fazer uma bela uma vitela, com muita pena minha :(.
    Mas seguramente existe algo a nosso favor. A internet é um espectáculo para aprender a cozinhar de tudo.
    Eu sou fã!

    ResponderEliminar
  13. lol! eu sei fazer carne e peixe no forno? serve? (e não, nao e daqueles que vao dentro de um saco e voilá!) é mesmo dos tradicionais! :P

    beijinho*

    ResponderEliminar
  14. Que tal um curso de culinária?? Eu preferia um de pastelaria, sou mais virada para a doçaria apesar de gostar de cozinhar tudo. É bom que penses assim, nós mulheres devemos ser independentes, mas os homems também deviam saber cozinhar.

    ResponderEliminar
  15. Lol, confesso que esses assados "grandes" também não são o meu forte!
    Beijinhos,
    Sofia

    ResponderEliminar
  16. Ve lá se o "Manel" trata de aprender a fazer isso tudo num instante ;)

    Já sabes que vontade não lhe falta :)

    ResponderEliminar
  17. eu já ficava feliz se cozinhasse bem o básico :D**

    ResponderEliminar
  18. Gosto de cozinhar e experimentar novos sabores, mas não sou "expert"... estou bem longe disso, mas não me sinto menos por isso ;)

    ResponderEliminar
  19. as coisas que tu dizes... é que é mesmo isso. sou eu nas tuas palavras :)

    ResponderEliminar
  20. Se eu te mandar um mail, com receitas e os passos assim o mais detalhado que eu puder achas que te ajudaria?
    Posso tentar se quiseres.
    Este fim-de-semana vou fazer um assado com castanhas, carne de porco e outras frutas... uhuhuh. beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. Nos dias em que vivemos já não se pode exigir de uma mulher que seja perfeita em tudo... eu sou muito má na cozinha, mas porque se calhar não tenho tempo para me dedicar a isso também...

    ResponderEliminar
  22. o meu manel sabe cozinhar o básico e aqui a sua maria nem isso xD

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!