sexta-feira, 25 de março de 2011

Do imbróglio que é (por vezes) ser pai ou mãe hoje...

Quem saber uma das coisas que eu vejo mais em consulta? Esta eu posso contar... Querem ler, querem ler, querem ler? Pais que levam o filho ao psicólogo para que ele aceite nãos, para que ele faça menos birras, para que ele seja menos teimoso, para que ele seja menos preguiçoso e, quiçá, para que goste mais da escola.

Assim, sem o expressar directamente, pede-se ao psicólogo que seja um educador dos filhos. Como se o psicólogo estivesse 24 horas por dia com a criança, 7 dias por semana e fosse compensar tudo o que lá se passar.

E sabem porquê? Porque as crianças estão cada vez mais difíceis...

Curioso que ao que eu sei, todas as crianças continuam a nascer da mesma maneira e não há nenhum factor biológico que as torne, à partida, diferentes do que eram há 20/40 ou 60 anos atrás. Mas é tão difícil, às vezes, perceber que se queremos mudar uma criança temos que começar por nos mudar a nós que não deixo de achar estes pequenos desesperos qualquer coisa muito amorosa :) Sobretudo porque neles, na maior parte dos casos, há um ingrediente fundamental: muito amor pelos filhos e muita vontade de por eles, mesmo não sabendo muito bem como, fazer o melhor possível.

Jude Law & Cameron Diaz numa das cenas mais amorosas de sempre!

8 comentários:

  1. eu acho que para questões dessas cada pai é o psicólogo do seu próprio filho, a educação nesses aspectos passa muito por casa e não por uma resposta fácil, ou seja, pedir a alguém que os eduque por nós...

    ResponderEliminar
  2. a educação parte de casa, do exemplo dos pais e de quem está com a criança.

    Não é Neuro, Neuro só tive no 1º semestre e foi por exame final.
    É de PDIP. A prof deu-nos oportunidade de fazer 2 frequências e um trabalhito, para não estarmos a ser massacrados no final do semestre.

    ResponderEliminar
  3. Pois é, isso é uma grande chatice. É que "amor e carinho" ainda se compram com brinquedos caros, consolas ou telemóveis de última geração, mas a educação continua a ter de ser dada e eu acho que os pais de hoje estão a ficar tão totós, que nem um filho sabem educar.
    Quem precisa da psicóloga não são os filhos, são os pais.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Não são as crianças que são mais difíceis, somo nós que temos cada vez menos tempo para estar com eles, para os educar. Eu falo por mim, gostava de trabalhar menos horas para poder dedicar mais tempo à minha filha.

    Quanto à imagem...não poderia estar mais de acordo.

    ResponderEliminar
  5. Eu, pessoalmente, acho que o problema das crianças de hoje é serem mimadas demais. Não são habituadas desde cedo a ouvir NÃO e depois quando se lhe diz elas não aceitam e fazem birra, como todas as crianças fazem, e os paizinhos para não as aturarem transformam logo o não em sim.

    ResponderEliminar
  6. Esse filme é o The Holiday,certo?
    Vim aqui para por mero acaso e já li a página quase toda!
    Tens uma escrita muito divertida e refrescante...
    Gostei!
    :)

    ResponderEliminar
  7. Pelo menos esses pais que levam os filhos à consulta demonstram essa preocupação. E nesse caso ajudam a trabalhar esses aspectos com as crianças. O pior é quando são daqueles que só lá despejam os filhos, que não vêm quando são chamados e por aí fora... Torna-se tudo muito mais difícil, porque estamos ali a trabalhar com a criança e sabemos que em casa as coisas se mantêm (nota-se que sou Psi?) ;)

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!