sábado, 23 de abril de 2011

Memórias pascais - sou benfiquista e beijo de lado

É estúpido, mas das principais recordações que tenho desta época pascal, no seio de uma família católica, é de ver o meu pai (um católico muito especial) a comandar toda a gente para não beijar o crucifixo e encostar apenas a cara, de lado. Assim o fiz, de forma automática ,sem questionar. Da mesma forma que me tornei benfiquista, sei lá eu quando... 

O meu pai é declaradamente anti-beijos no crucifixo, mais do que pelos micróbios, porque todo o povo - e sabe-se lá quem - o beija e o método de higienização do padre e seus acompanhantes é fabuloso - passar um pano, o mesmo pano exactamente da mesma forma, de cada vez que alguém deposita um beijo. Acho que preferia tudo sem pano. E eu nem sou picuínhas, sou crente e devia levar este momento a sério. Acontece que graças a todas estas coisas vivo sempre daqueles momentos em que é quase impossível conter o riso dada a expressão de examinador implacável do meu pai enquanto cada pessoa beija o crucifixo tal qual as suas leis ou o desafia com um beijo repenicado bem no centro do crucifixo.


8 comentários:

  1. Eu normalmente dou um beijo na mão e depois no crucifixo... É que realmente o teu pai tem razão aquilo é toda a gente a meter lá a boca!

    ResponderEliminar
  2. isso faz muito sentido. toda a gente beija aquilo e sabemos lá que doenças podem ter. e mesmo que não tenham, simplesmente não é higiénico.

    Apraz-me saber que a menina é do benfica :)

    ResponderEliminar
  3. aqui vai o conselho desta família de crentes: beija o senhor na mão ou no pé... há menos micróbios LOL é como no Natal para beijar o menino Jesus...

    ResponderEliminar
  4. o meu pai é como o teu! :D e eu tb obedeço, desde sempre!

    ResponderEliminar
  5. sim, no Natal com o menino Jesus é igual :x o teu pai é um espertalhão! com isso e com o benfica, claro :D

    ResponderEliminar
  6. na minha terra nem passam o dito cujo pano...-.- eu bem tento beijar a cruz assim de lado...lol
    Boa pascoa...;)

    ResponderEliminar
  7. Eu sou diferente.Não tenho religião definida.
    Ok, fui baptizado na igreja católica ainda no tempo em que baptizado se escrevia com "p" antes do "t", mas não me considero por actos cometidos quando ainda não me sabia por a andar de um sitio.
    Normalmente a cruz está na sala a ser beijada e eu estou ferrado na cama.
    Mas sim, uma vez por outra permiti-me a dar o beijo na cruz. Nessas alturas não dei com os lábios nem com a face... dei um beijo no indicador e este sim, tocou a cruz! A seguir lavo as mãos.

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!