sexta-feira, 29 de julho de 2011

Feira Medieval em terras de Santa Maria

Eu fui. Eu vou. Eu gosto.
Gosto da dinâmica, da música que se faz soar, das coisas diferentes que estão à venda,  dos cheiros, do colorido, dos espectáculos, mais ensaiados ou mais improvisados,  da comida, dos copos (mesmo que se tenha de pagar caução para evitar que se fuja com eles) , mas recordo particularmente os instintos malévolos com que fico quando, fortuitamente, encontro lá alguém da minha cidade de estudante que diz "Oi, estão aqui? Esta é a MINHA terra." e essa pessoa é de cascos de rolha, mora quase em Espinho, só que naquela altura é bonito dizer que é dali. Está bem, é a terra dela. Dela que nunca soube que se chamava Vila da Feira sequer, dela que nunca viveu, dela que nunca sentiu o que era a verdadeira paixão pela terra sem que fossem precisas feiras medievais para a sentir. A Vila da Feira nem sequer é a minha terra, mas por herança, tenho a certeza que é muito mais minha do que dela.
A Vila da Feira era e é do meu avô paterno. É da memória do meu avô,  é do sorriso aberto e sincero de quando ele dizia "Eu sou feliz, nada me falta!" e é de todas as vezes que ele cantava:
- Vila da Feira, ó terra querida
tu és a vida do trovador
teus verdes campos
e teu castelo
altivo e belo
falam de amor.


E como escrevemos há uns tempos, quando deixou de estar cá fisicamente, o castelo da Feira também é do meu avô. 
É dele todas as vezes que nos levou lá e contou as histórias sobre príncipes, princesas e mouros.

19 comentários:

  1. Minha é de certeza porque moro nela. :)
    Quanto ao ser Vila da Feira, já não é. Desde que passou a cidade que é Santa Maria da Feira. No entanto, é conhecida por uma grande maioria ainda por Vila da Feira.
    Gostei de saber que tens, ou tiveste, familiares daqui. Se calhar, quem sabe (?), já nos cruzamos. ;)

    Beijinho :)

    P.S. sabes que agora a Feira Medieval é a pagar? 2€ por pessoa. Mas por este dinheiro adquires uma pulseira, que depois não podes tirar, e vens quantas vezes quiseres, nos dias que quiseres. Já não pagas mais por isso... :)

    ResponderEliminar
  2. Oh, como eu adorava conhecer!
    Na verdade nunca saí muito de Lisboa, conheço pouco, pouquissimo, deste nosso Portugal. E Portugal tem coisas lindas, lendas lindas, historias lindas e sitios que nos marcam por inumeras coisas...
    Passaste uma ideia muito boa e sincera desse sitio!

    ResponderEliminar
  3. Eu sou da Feira e não gosto que se pague para entrar xD Aliás, há muitas formas de passar pelo mato!

    ResponderEliminar
  4. O teu avô era um senhor fantástico e sem dúvida alguma que amava a Vila da Feira e sabia bem o que amava. A Vila da Feira é linda, tem a sua magia natural e óptimo quando se está lá :)

    ResponderEliminar
  5. Tenho tido curiosidade para visitar essa feira que por tantos é falada e elogiada. No entanto, ainda não me consegui estar presente em nenhum ano, mas hei-de conseguir!!!

    :)

    ResponderEliminar
  6. ao tempo que não vou à feira medieval! não é a minha terra mas conheço! ;)

    ResponderEliminar
  7. Adoro a Feira Medieval, adoro a sangria de frutos vermelhos servida nas canecas de barro, adoro a quinquilharia de todas as tendinhas, adoro encontrar conhecidos, adoro os marcadores de livros, adoro os brincos, colares e pulseiras que a "minha" Vera vende lá... Pronto, chega! ;)

    ResponderEliminar
  8. Eena, que giro, uma conterrânea! Não fazia ideia! ;)

    Sim, eu calculei que sabias. Só referi aquilo porque é ainda conhecida por muita gente, a maioria, por Vila da Feira, o que eu até acho giro...

    Beijinho, conterrânea (lol) ;)

    ResponderEliminar
  9. Adoro! E hoje sou capaz de lá ir :)
    Eu sou natural do concelho de Santa Maria da Feira, mas de uma freguesia da periferia. Há 6 anos mudei de casa e vim para o Porto. Não estou muito longe mas longe o suficiente para ter saudades (porque acabo por não ir muitas vezes lá). Nesta altura sinto-me de novo em casa porque encontro sempre imensas pessoas que já não vejo há algum tempo :)
    E, para mim, a Viagem Medieval em Terras de Santa Maria é a mais bonita de Portugal! :)

    ResponderEliminar
  10. Que querida essa tua memória do teu avô ^^,

    ResponderEliminar
  11. Isto deve ser muito, muito giro! Para o ano tenho de ir!A coisa mais parecida em que já estive foi um bar na baixa lisboeta, onde se servem bebidas dentro de uns cornos e se ouve música medieval...mas é em Lisboa, acho que não conta.

    beijinhos,
    lisbon new-yorker

    ResponderEliminar
  12. este ano ainda não sei se vou ... :(

    ResponderEliminar
  13. Nunca fui, mas sinceramente gostava de ir, e ainda mais entrar no espírito :)

    ResponderEliminar
  14. Por acaso gostava de realizar um filme xD
    Obrigada linda :)

    ResponderEliminar
  15. Ahaha, obrigada c: Mas essas fotografias já não eram destas férias :c
    Parece ser muito bonita a festa de que falas!

    ResponderEliminar
  16. Pronto, lá tinha que vir a conversa sobre "mouros". Que mania, pá... lol.
    Quando estava na tropa, os tipos acima de Coimbra "eram" todos do Porto. Alguns só tinham passado no Porto quando vieram para a tropa e outros (pra cá do Douro), nem isso.
    Não sei se por ter sido "desenraizado" muito novo e não ter nada que me prenda à terra onde nasci, nunca senti nenhuma terra como minha. Sinto-me relativamente bem aqui, onde moro há cerca de 40 anos, mas não me importava de ir embora, para uma cidade bonita e pacata, perto da montanha... desde que levasse comigo duas pessoas e uma cadela, era capaz de ser muito feliz na terra que me adoptasse. África e Brasil é que não. À primeira já me chegou a visita forçada e o segundo tem "Carnaval" a mais pró meu gosto eheheh.

    ResponderEliminar
  17. Que engraçado! já fui imensas vezes a feira medieval d Sta Maria da Feira!
    Como vendemos produtos regionais feitos na minha casa la em tras-os-montes até ja tivemos um ano uma barraquinha a vender queijos, licores e compotas!
    Adoro não só essa mas todas as feiras medievais....
    E sim Sta Maria da Feira é uma cidade linda e muito acolhedora!

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!