quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Eu assumo, fui foca

Eu assumo, durante o curso, fui foca. Fui daquelas alunas que se sentavam na primeira fila a fazer "clap, clap" aos professores. Mas atenção, um "clap, clap" silencioso e discreto, que não me impedia que também estivesse na primeira fila sempre que era para reclamar melhores condições. Não, não andava por aí a bajulá-los. Talvez por isso só a partir do 4º ano, altura em que começamos a dividir-nos por turmas mais pequenas, é que os professores começaram a dirigir-se a mim pelo nome.

Fui foca e vi retorno. Faço parte do leque dos melhores alunos do meu ano. Um leque bastante cimeiro, na verdade. Durante o curso foi exactamente para isto que trabalhei. Porque é que o fiz? Não sei muito bem. Um dos motivos é que quando me envolvo nalguma coisa tem de ser a 100% e para fazer as coisas bem. Sou um bocadinho de extremos: ou estou na totalidade ou não estou e vocês sabem que eu não sou multitarefa. Mas por causa disso, sei que perdi outras oportunidades, nomeadamente mais associadas à vida boémia. Outro dos motivos é estar convicta de que isso me abriria melhores oportunidades de emprego. Sinceramente? Para já ainda não vi nada, ou melhor, ainda não me caiu do céu nada, porque também ainda não procurei nada, ainda nem sequer me dignei a fazer um currículo e bem vistas as coisas ainda nem sequer acabei o curso.

Se fui inteiramente feliz com estas opções? É das questões existenciais que mais me tem ocupado nesta recta final. Não, mas também não fui nada infeliz. Ainda assim, e entendendo que a felicidade não é um ponto de chegada, algo me diz que vou ser muito mais feliz daqui para a frente desorganizando o meu tempo - diminuindo bastante aquele que passo dedicada ao trabalho, e aumentando bastante aquele que passo dedicada aos amigos, à família, ao lazer, à arte, ao cinema, ao tão constructivo não-fazer-nada. E espero sinceramente que este ano marque esta viragem que ando a sentir como tão necessária. Por outro lado, não posso ignorar que esta necessidade, o facto de querer fugir tanto quanto posso de um potencial emprego que me roube vida, também possa ter a ver com o facto de este estar a ser o ano mais longo da minha vida académica. Afinal, começou em Setembro do ano passado e ainda não acabou. Acaba lá para Novembro, talvez...

Bónus para quem foi capaz de ler um post tão grande: O meu local de trabalho, em modo nocturno. Sim, estou a trabalhar numa mesa mais dedicada ao lazer porque já não consigo trabalhar na secretária. Graças a isso também temos o cenário caótico que podem ver: diversas cadeiras a servir de secretária.

14 comentários:

  1. No fim vai correr tudo bem :)

    Boa sorte com esses trabalhos!

    ResponderEliminar
  2. Então espero tambem ser foca (:
    Acho que o trabalho compensa sempre mais.
    Boa sorte para o final do curso.

    ResponderEliminar
  3. se achas que compensou ou irá compensar teres-te dedicado tanto ao estudo e, por isso mesmo, teres perdido outras oportunidades, então não tem mal. desde que sintas que compensou/compensará. Agora acaba lá o curso e põe-te a mexer. E faz coisinhas divertidas e relaxa mais!

    ResponderEliminar
  4. Confesso que só tive coragem de ler este texto chato até ao fim, na esperança de chegar àquela parte em que começavas a equilibrar bolas com o focinho, enquanto batias palmas e emitias aquele som gutural típico das focas. ;)
    E já que só vais visitar-me com o intuito de me agredires, me chamares brejeiro e baixo nível, não vou desiludir as tuas doutas apreciações.
    Continua a assumir essa atitude (de foca amestrada) com que viveste a vida académica e um dia que tenhas filhos não te admires se fores pela rua fora e o pessoal comece a gritar:
    Olha, vai ali a mother foca.
    Looooooooooooooooool
    Estou a brincar. loooooool

    ResponderEliminar
  5. Eu também fui foca! E até à data profissionalmente tem corrido muito bem!

    ResponderEliminar
  6. Espero chegar um dia a essa meta e sentir o mesmo. Sentir que valeu a pena.

    ResponderEliminar
  7. Não podes olhar para trás e pensar no "e se me tivesse divertido mais", fizeste o que achavas certo e eu acho que fizeste muito bem. Afinal tiveste a tua recompensa seres uma das melhores alunas do final do curso. E com boas notas vais ter mais :) Agora em Novembro, se acabar o tão desesperado longo ano da tua vida academica, tira uns dias só para ti e para te divertires :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. que giro, nunca tinha ouvido essa expressão "ser-se foca" ... :)

    ResponderEliminar
  9. a vida boémia vai e voltar o curso é melhor acabar e depressa para poder pagar a vida boémia!

    ResponderEliminar
  10. Ai esses cadeirões! cuidado com essas costas! :P

    ResponderEliminar
  11. Identifiquei.me com este texto visto que também pus a "boa vida" de lado por causa da faculdade. ás vezes também tenho dúvidas se vai valer a pena ou não mas depois também penso que mais oportunidades virão. Por isso é que existem as férias. Acho que vale sempre a pena. Pelo menos tento convencer.me disso. :)

    ResponderEliminar
  12. eu li o post ate ao fim, nao é assim tao grande quanto isso!
    revejo-me muito no que escreveste...
    tambem fui "foca" (adorei o termo). sempre a melhor da turma, ainda que a conjugar faculdade, com viver sozinha, com tres empregos, e ainda consegui a proeza de ser a primeira pessoa da turma de 2008 a licenciar-se. estagios, so duas conseguimos. e o meu internacional. o preço a pagar por isto foi ter estado morta durante a vida académica no que toca a espirito e saidas. nao participei. e com 20 anos ja caminho a passos largos para um cargo respeitavel num hotel, que é o que ambiciono, embora nao seja o meu sonho (que é voar). vivo, smpre vivi, muito para as responsabilidades e pouco para o lazer. mas assim continuarei e nao me faz muita confusao... afinal, olhando de cima, de perto talvez, eu acho que sou feliz...

    ResponderEliminar
  13. eu era muito mais foca na secundária. estudava que me matava. na universidade sempre fui certinha também, mas raramente deixava de fazer as coisas que gostava para estudar... e safei-me muito bem até, por isso no regrets :)

    ResponderEliminar
  14. Dou muito valor a pessoas como tu e outras que aqui deixaram comentários. Espero que o vosso esforço seja compensado, e que ainda assim se dediquem também a momentos de lazer, que nos equilibram.
    Eu nunca consegui ser tão dedicada ao ponto de querer ser a melhor, mas sempre fui boa aluna e estudei o que tinha de estudar e sai o que tinha de sair, mas dedico-me agora na minha vida profissional a fazer o melhor que sei e posso :)

    Bjs

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!