quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Quem tem medo do palco?

O palco é um lugar especial, desconhecido e aparentemente desprotegido, porque tudo pode acontecer. Por isso às vezes ameaça, assusta, desafia mas o que muitas vezes não se pensa, e que também é importante notar, é que o palco é um lugar que protege, porque como todos as coisas que nos desafiam faz crescer, enrijece o músculo para obstáculos maiores que vamos encontrar vida fora.

Assim, na verdade,  não é tão desprotegido como aparenta. Porquê? Fácil! É o palco, tudo é possível! Esquecemo-nos de uma fala? Não faz mal, temos a "capa protectora" do palco - podemos inventar e parecerá que faz parte. Está um dia terrivelmente cinzento lá fora? Não faz mal, temos o palco e, dependendo das luzes, quase sempre faz sol. Estamos com uma dúvida existencial? Não faz mal, daqui a nada há um final previsto. Falta um adereço essencial? Desenrascamos com qualquer coisa. No palco damos muitas voltas e aprendemos a dar a volta.

Olha-se o palco e pela sua imponência este é um espaço temido. Para mim, mais do que temido é um espaço respeitado. É um espaço nosso para sermos quem quisermos e quem pudermos. Acredito que nem toda a gente encaixa em todos os papeis, mas como querer é poder, também acredito que muito resulta do empenho e que nos podemos surpreender connosco todos os dias: superando-nos, reerguendo-nos após tentativas falhadas. Derrotas e tentativas que sabem tão bem após os primeiros aplausos - "conseguimos, foi possível!". E por isso, o palco pode ser o sítio certo para nós. O sítio certo para crescer. Ao palco eu não digo "Eu, nunca", como tantos que dele fogem perdendo a oportunidade de lhe descobrir os encantos, mas "Eu, sempre que puder". Assim pudesse falhar, assim pudesse errar, assim pudesse meter a pata na poça como posso no palco, fora dele.

8 comentários:

  1. A metáfora é linda, o texto está maravilhoso.

    ResponderEliminar
  2. aprendi a não ter medo do palco nas audições de flauta. raramente fico nervosa, e mesmo que fique, acho que controlo bem os meus nervos x) é tipo uma descarga de adrenalina...

    ResponderEliminar
  3. eu não tenho o hábito de estar em cima de palcos. mas de estar à frente de plateias, tenho algum e continuo a ter medo e a não gostar nada!

    ResponderEliminar
  4. Excelente texto, gostei imenso.
    Pessoalmente, gosto muito de estar em palco porque adoro dialogar com as pessoas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. e que o palco te dê muitas alegrias ;)**

    ResponderEliminar
  6. Para além do palco da vida, que gosto de ser actor principal e não ficar atrás da cortina, já pisei o do teatro. Durante o pequeno curso que presenciei aprendi muita coisa que me deu jeito "cá fora" e ganhei mais do que poderia pensar! Para além de tudo isso, o que mais gostei foi da evolução. No fim de cada aula o melhor ganhava um "oscar" dado pelo encenador e eu nunca tive esse privilégio, até que no último dia, no fim da apresentação ao público ele reúne todos e mo deu a mim por não ter visto em mais ninguém aqueles olhos brilhantes de alegria e de prazer! Aquelas palavras ficarão para sempre guardadas e o bichinho pelo palco ficará cá sempre!

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!