sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Falemos de relações sérias

Há coisas que eu não entendo, como pessoas que dizem que mulheres não querem homens românticos e que as mimem sob pena de estes serem tratados como animais.

Eu arriscaria dizer que isso acontece quando uma mulher não está de facto à procura de uma relação ou de um homem, e aí mimo a mais é o gatilho para correr. Mas atenção, nada contra quem nessas circunstâncias não quer mimo a mais. É uma opção perfeitamente legítima, desde que assumida honestamente: se a mulher só quer bagaço* e deixa isto explícito, se tem um homem que a bajula e não recebe na mesma proporção, não há que deificar o moço e crucificar a menina, porque talvez seja ele quem afinal está no "filme errado".

No caso de uma relação séria para mim já não encaixa que ser romântico e mimar sejam assuntos dispensáveis, quase como se "estar nem aí" fosse a postura certa para conquistar o amor. Querer saber do outro para mim é requisito básico, porque é uma das formas mais genuínas (senão mesmo "a mais") e sem artifícios de dizer se de facto gostamos ou não gostamos de alguém, queremos ou não queremos saber de alguém, para além do prazer imediato e dos melhores momentos de "amor no ar". Preciso de ter ao meu lado alguém que faça coisas tão triviais como saber recontar ao pormenor os meus dias, que me alerte para os compromissos que eu "esqueço" na agenda, que se mobilize para ir assistir a um espectáculo de dança mesmo que eu só esteja a "estrelar" durante 2 minutos e que isso implique aturar 2 horas de coisa nenhuma, que queira saber da minha mãe, do meu pai, da minha irmã e, eventualmente, dos meus cães ou até alguém que me pergunte se uma borbulha, descoberta num canto quase invisível do rosto, já cicatrizou. Não faz sentido ter um homem liga-desliga, até porque o medo da perda não dura para sempre, nem vamos questionar para sempre se somos nós que não somos suficientemente boas - um dia desligamos mesmo ou percebemos que a ligação já não é possível de qualquer uma das partes, e aí já há tratamento mais "animalesco". Agora se eu tenho um homem liga-liga garanto: não o trato como um animal.


* consumir e esquecer

7 comentários:

  1. mesmo. há medida que se está numa relação séria e verdadeira, essas coisas fazem parte do dia a dai. tanto que por vezes nem as sabemos valorizar, mas sim, é muito importante saber que a pessoa que temos ano nosso lado nos ama, não só com palavras, mas principalmente com gestos :)

    ResponderEliminar
  2. Ora aí está uma ideia com a qual concordo plenamente! Afinal, para que queremos nós um homem que apenas queira saber de nós quando estamos juntos? Que se interesse por nós nos encontros, nesta ou naquela ocasião, muitas vezes até só pela presença ardente, pelo desejo... E depois? Onde fica a parte do querer-saber, do importar-se, da preocupação, do cuidado? Quem recusará um homem cuidadoso, carinhoso, atencioso? (...)

    ResponderEliminar
  3. somos duas mary jane... quando gosto de alguem mimo e atenção nunca é de mais, de cá para lá e de lá para cá. por outro lado, quando nao gosto de alguém claro que me irrita e que me prontifico a tratar um homem como um cão quando nao pára de me lamber as botas... mas isso só, e só mesmo quando não há amor. não há outra explicação...

    ResponderEliminar
  4. Pois eu gosto é de mimo, de estar sempre a receber abraços e beijinhos, que me segurem a mão e me dêem beijinhos na testa. Que me perguntem como correu o dia e esteja sempre lá quando nem eu sei que preciso. Eu sou uma mulher liga-liga e gosto de ter ao meu lado quem está sempre ligado também :)Eu não poderia ter uma relação de outra forma

    ResponderEliminar
  5. "Homem liga-liga" :) Gostei do texto. Claro que cada um tem a sua maneira de se relacionar com os outros mas, viver sem mimo e sem carinho? Nããã... :P

    ResponderEliminar
  6. não podia concordar mais. é tudo tão verdade o que disseste. *

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!