quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Kit de Sobrevivência Feminino

Tenho tido dias complicados. Complicados porque cheios. Tão cheios que nem a minha agenda - essa que normalmente, independentemente de cumprir as tarefas, ou não, está sempre em dia - sabe o que é que eu tenho de fazer .

Mas há coisas que podem ajudar, e muito, a ultrapassar os dias que não acabam, mas que, para aguentar em pé, lhes temos de forçar um ponto final, aqueles em que desejamos reinvantar o tempo. Eis alguns dos ingredientes fundamentais que fazem parte de um kit de sobrevivência feminino, segundo Mary Jane:

1. Sê agradavel para os outros.
 Que é como quem diz, mesmo nos dias em que não te apetece faz lá um esforcinho. Demonstrar estes pequenos gestos - desde o contínuo ao chefe - faz com que a pessoa a quem nos dirigimos se sinta especial, valorizada... E, obviamente, as pessoas querem ter o que lhes incha o ego por perto: quem tem o que é bom trabalha pela manutenção. Logo, estas pessoas, tirando pequenas excepções, em jeito de agradecimento por quase nada, poderão ajudar-te a resolver mais rapidamente uns quantos imbróglios graças à simpatia anteriormente conquistada.
2. Mantém o estilo.
 Porque alimenta o mito "Não sei como é que ela consegue" e porque se uma mulher se descuida por fora fica logo tudo imediatamente perdido: o dia ganha um imenso potencial para ser uma trampa. Estou a brincar (e a falar a sério). Sentir que estamos bem ("poderosas") por fora, tem um poder portentoso no que toca a estar bem por dentro. Para conseguir manter o estilo, mesmo quando o tempo é escasso, encara o início do teu dia como a primeira fantástica oportunidade de exercício físico e trabalha a contra-relógio (2 minutos para vestir!).
3. Mantém-te desperta.
 À falta das reconfortantes 8 horas de sono potencializa um estado vigilante através dos meios possíveis, que é, como quem diz, tenta enganar-te e pensar que um café trata do assunto.
4. Pensa em perspectiva.
 E pensa que a perspectiva traz sempre melhor vista. Que é como quem diz: dias mais serenos virão por muito que a maré esteja agitada e as coisas que mais te atormentam hoje serão coisas simples, de que vais rir, amanhã.

5. Partilha a "caminhada".
 Que é como quem diz, quando não te apetece andar garante que tens quem puxe por ti e que te diga que vais conseguir mesmo quando já não te consegues arrastar.

10 comentários:

  1. muito bem :) vai de encontro ao meu lema: dar valor ao que se tem :)

    ResponderEliminar
  2. um kit que todos devíamos ter sempre à mão.

    ResponderEliminar
  3. isto é mesmo para escrever num papelinho e reler como mantra de quinze em quinze minutos nos dias tempestade...

    ResponderEliminar
  4. É isso mesmo...
    Certamente o dia correrá bem melhor...
    Bjs** :o)

    ResponderEliminar
  5. vou apontar estes pequenos passos para não me esquecer nos dias mais caóticos em que peço por tudo para o dia ter mais de 24 horas!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. bem verdade. Se toda a gente cumprisse essas mini leis o mundo era mais bem dispostinho.

    ResponderEliminar
  7. Adorei as tuas dicas! A primeira costumo fazê-la bastante ;) Desde aceitar aqueles papéis que dão à porta do metro com um sorriso na cara e um "obrigado", a passar de carro por senhores dos jornais e pedir-lhes um dizendo "bom dia!"...acho que sem repararmos podemos alegrar o dia de alguém

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!