segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Síndrome ficar para tia

Quando terminamos uma relação um dos medos que emerge e que, frequentemente, só confessámos às paredes (ide ouvir que este blog tem gostos requintados) é o de ficar para tia. E é também isto que muitas vezes inibe o término de uma relação: melhor acompanhada do que só. E o síndrome de ficar para tia assume um conjunto diverso de manifestações:

1. aiii que se aquela pessoa não quis saber de mim é porque eu não tenho qualquer valor;

2. aiii que era o único bom rapaz e só há maus rapazes no mundo;


3. nunca mais vou encontrar alguém igual ou com quem consiga construir uma relação igualmente boa;

4.  o amor para toda a vida é um mito de que as histórias da Disney são culpadas.


16 comentários:

  1. Enquanto lia isso revi alguns pensamentos de amigas minhas mais velhas!

    Ah! E eu sei que não tenho comentado muito este teu espacinho mas acredita que costumo ler sempre os teus posts novos e que é um dos blogues que adoro visitar :)
    A tua forma de escrever é tão característica! Gosto mesmo muito :)

    ResponderEliminar
  2. agora deprimeste-me. parva. xD em primeiro lugar, adoro essa música pá.. depois.. hmmm (i) ele é que não tem muito valor, ao não saber dar-te valor; (ii) os homens são todos iguais; (iii) claro que vais! não já, mas dá tempo ao tempo; (iv) agree!

    ResponderEliminar
  3. é mesmo, a disney elevou-nos os padroes em miudas!

    ResponderEliminar
  4. Credo! Felizmente, nem com os meus 40 anos e sendo solteira, eu consigo pensar assim. Para mim, a ideia de estar numa relação só faz sentido se estiver muito muito apaixonada, caso contrário, sou muito feliz sozinha (o que não significa que não se tenha companhia quando se quer). Não preciso de ter um relacionamento sério para me sentir mais mulher, ou mais capaz, ou mais desejada. Muito pelo contrário, é sendo solteira e podendo estar com quem quero quando me apetece que me sinto mais desejada ainda. E a última coisa que me passa pela cabeça é achar que não tenho valor se uma relação não dá certo. Sempre achei que o problema das relações é esse mesmo, é as pessoas precisarem delas e procurarem-nas para se sentirem mais completas. Saltam de relação em relação à procura de algo que não se procura, ou se tem, ou não se tem: auto-estima.

    :)

    ResponderEliminar
  5. a culpa é da disney! que nos fez acreditar em principes encantados e perfeitos e que nos alimentou as esperanças, desde pequenas!!!

    malvada disney!

    ResponderEliminar
  6. Mary Jane, admito que também já me castiguei muito com essas mesmas frases. Ultimamente ando a tentar ser mais positiva.

    ResponderEliminar
  7. Eu nem para tia vou servir, que eu cá sou filha única. E aquilo de me chamarem tia e não serem realmente meus sobrinhos não encaixa bem comigo. :)

    ResponderEliminar
  8. e por isso mesmo, por não te teres deixado acomodar, por saberes o valor que tens é que és uma corajosa. porque na verdade mais vale só do que ter um amor morrido, como própria dizes.

    ResponderEliminar
  9. eu acho que isso é perfeitamente normal e toda a gente pensa isso em alguma fase da sua vida. e é precisamente por isso que nuitas vezes as pessoas se sujeitam a uma relação que não as faz felizes.

    concordo com a Hermione, mais vale só do que com um amor que já deu tudo o que tinha para dar. mas é óbvio que quem está de fora fala de barriga cheia. eu prefiro não falar muito porque nunca se sabe o dia de amanhã.

    ResponderEliminar
  10. Bom, para tia não fico pois sou mamã de uma menina linda, mas a verdade é que compreendo bem o drama da solidão.
    De facto, quando acabamos uma relação, e se for ele a querer terminar, achamos que não fomos "mulher" o suficiente para o manter, que existe em nós um defeito. Logo, é compreensível que se pense que dificilmente se irá conseguir encontrar alguém que nos ame e que nos queira do seu lado.

    A verdade é que chega a um ponto que desistimos do verdadeiro amor. Muitas, deixam-se de romantismos e entregam-se a uma relação só para não ficarem sozinhas.

    Eu, prefiro estar sozinha. No dia que deixar de estar, então é porque alguém me conquistou e eu deixei-me conquistar - ainda acredito!

    VIVA O AMOR ;)

    ResponderEliminar
  11. É mesmo verdade! Achei piada porque também já vi as coisas assim...

    ResponderEliminar
  12. Não penses assim, acontece quando tiver de acontecer. Eu estou com o meu marido desde os 16 anos, tenho 27 e sim acredito no amor para sempre. Eu aos 16, outras aos 26, outras ao 70 anos. Haja fé no amor.

    ResponderEliminar
  13. Ai eu penso tanto assim tb...não quero, mas de vez em quando assomem-se-me esses medos!

    ResponderEliminar
  14. Desde o momento que conseguimos ver desenhos animados que começamos a acreditar em histórias de amor, assim que iniciamos a visualização daquela colecção de fantasias da Disney que nos imaginos também numa, com aqueles filmes acreditamos que há um princípe para cada uma e é aí que tudo se inicia....
    Aquele sentimento de busca pelo nosso princípe encantado nunca vai desaparecer até o realmente encontrarmos, por isso quem demora a consegui-lo vai começar a desesperar (ou a fritar a pipoca, uma expressão que gosto mais), só que em vez de fazê-lo devia era ir aproveitando os princípes das outras (afinal de contas eles acabarão por ser de alguém) e gozar a vida com calma ;)

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!