domingo, 29 de janeiro de 2012

A um amor morrido...

Embora os mais atentos já pudessem ter lido os sinais e ter-se apercebido não falei disto explicitamente, ainda, porque custa. Terminar uma relação com quase 7 anos não é fácil. Repetir a quem já nos via casados, e que acha toda esta situação improvável, que acabou, ainda menos. Fazer abalar todas as minhas crenças de um amor para toda a vida, muito menos.
Mas porquê o meu título, "a um amor morrido"? A um amor morrido, porque tive de o morrer. Não tive de o matar, porque já estava morto. Foi morrendo, desfalecendo e resvalando aos meus olhos. E eu, inútil, não fiz nada? Fiz o que pude, avisei, conversei, mas não era a minha vez de correr... Além disso, ainda tentei ressuscitar o amor que havia com coisas como "Memórias de nós". Tentei fazer respirações boca a boca até esgotar as minhas forças por não ver nenhum coração a bater, a reagir minimamente do lado de lá. Já nem sabia bem se o meu batia - umas quantas lágrimas a correr em desfiladeiro lembravam-me que sim. Com muito sentimento, mas vendo o sentimento do outro todo morrido, tive de juntar provavelmente toda a coragem e força que, nesta situação,  julgava não ter, para fazer o que nenhum de nós tinha "tomates" para fazer: isto já não vai a lado nenhum, tens-me afastado, consciente ou inconscientemente, e estamos no vazio a brincar às casinhas. Tive, fundamentalmente, de ter amor próprio, bater o pé e dizer eu mereço mais, porque também foram estas as últimas palavras dele "eu não te mereço, espero que encontres alguém que te mereça realmente e que te faça muito feliz", qual galardão de consolação. E tudo o que foi único termina em grandes clichés...

26 comentários:

  1. por momentos achei que estava a ler a minha história, com a diferença que não tive a coragem nem o amor próprio que tiveste... mas passou, tudo passa e espero que consigas ultrapassar :) força e um beijinho*

    ResponderEliminar
  2. não gosto nada desta vaga de corações partidos entre as meninas bloggers que sigo. pensa só que dias melhores virão e não penses no que ficou para trás. sê feliz! ;D

    ResponderEliminar
  3. Não há muito a dizer nestas situações por isso muita força. :) Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente, não sei como reagiria. É muito tempo e vejo muitos casos em que acontece o mesmo :(

    Espero que corra tudo bem daqui para a frente e que te sintas bem, muito bem, sempre que conseguires *

    ResponderEliminar
  5. de certa forma, quando comecei a ler as vossas memórias, soou-me um alarme na cabeça, mas pensei que era eu e a minha mania de ser pessimista.
    estou-me a rever tanto há um ano atrás, mary jane.. a diferença é que eu, ao pé de ti, era uma criança. as pessoas ficaram "chocadas", mas diziam-me "és nova, bla bla bla". dum lado, a perspectiva dum amor para a vida. um sentimento muito maior do que o mundo, que faz com que consigamos lutar sozinhas, por algo que, à partida, vai morrendo aos poucos. do outro lado, um "ok, vou ter contigo, mas não é porque me apeteça imensamente como a ti, é porque já estou habituado". chega a um ponto que nós dizemos "espera lá, que isto assim não dá". e depois vem o "eu não te mereço. não tenho força para lutar de ti, por muito que te ame. sinto-me perdido. preciso de sentir a tua falta. gosto muito de ti, mas já não é igual. já não te faço feliz. sinto-me mal pelo que estás a passar." se calhar o problema até foi nosso.. demos-lhe o que de melhor tínhamos e eles, às tantas, desvalorizaram. enfim.. fiquei mesmo descrente. ainda hoje, um ano depois, com uma paixão mais ou menos eminente, como tu notaste.. continuo algo descrente. o meu próprio subconsciente não me dá descanso, ainda esta noite sonhei com isso.
    seja como for, muita força, rapariga. sei que nada do que eu te possa dizer te fará sentir menos mal, mas podes contar sempre comigo :) meeesmo! e olha.. tens que o deixar morrer completamente. tens que ter saudades. as pessoas querem é que nós comecemos a sair e a divertir-nos, porque "assim é que se esquece", mas não.. tem que ser tudo com conta, peso e medida. sair e desanuviar, sim, mas também precisamos dos nossos momentos para estar sozinha, chorar, ficar irritada e descrente.. para fazer o luto. tudo é necessário :) e eu sei que tu vais conseguir ultrapassar. "tento esquecer a mágoa, guardar só o que é bom de guardar" - é este o espírito :)
    um beijinho enorme*

    ResponderEliminar
  6. experimenta lê-lo todo aqui na caixa de comentários :) [btw, desculpa o tamanho :x]

    ResponderEliminar
  7. Eu sei que vir agora aqui dizer "Ah e tal já andava desconfiada!" é fácil. Simplesmente senti-te mais distante e menos aberta como antes o eras na escrita. Percebo e bem demais o porquê. Às vezes há pessoas que precisam de um abanão daqueles e só dão valor ao que tinham tempos depois e aí sim o que havia morrido volta a correr e eu não percebo bem o porquê desse fenómeno. Ao que parece é mais comum do que parece.

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente entendo bem o que escreves. Mas o que interessa é que tenhas a força de perceber que estás a perder tempo com alguém que de facto não merece. Se o amor morreu, nascerá outro, quando menos esperares.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. às vezes os clichés são verdadeiros. infelizmente...
    acredito que não seja nada fácil, mas manter o amor-próprio exige a isso... por isso admiro-te. muito.

    ResponderEliminar
  10. sim, no fundo alguns dos teus textos deixavam transparecer isso. acredito que não estejam a ser tempos fáceis. como dizias num outro post, uma relação dá trabalho. não deixar morrer o amor também, é preciso alimentá-lo todos os dias. nada do que diga agora vai mudar o que sentes e como te sentes, portanto muita força e deixa-te guiar sempre pelo teu coração. ele indicar-te-á sempre o caminho. beijinho querida

    ResponderEliminar
  11. e agora que li melhor, além de seres uma querida e com um coração muito doce, és também muito corajosa.

    ResponderEliminar
  12. Já passei por um "amor morrido" assim, a única coisa que me ocorre dizer neste momento é que de facto precisamos de o terminar para que consigamos renascer, para que não nos sintamos a morrer lentamente como esse amor.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Não sei bem o que escrever, gostaria de poder ajudar,a sentires-te melhor. mas ás vezes são coisas que temos que descobrir por nós mesmo. Mary Jane desejo-te tudo de bom, e boas energias. beijos!!!!!

    ResponderEliminar
  14. ohh :( Fico triste por ti. mesmo. queremos sempre que as histórias de amor que conhecemos dêem certo e acabem com um final feliz. mas nem sempre é possível e o melhor mesmo é ter a atitude que tiveste. És mesmo uma mulher corajosa e decidida, tal como sempre mostraste ser por aqui.
    agora é seguir em frente.

    Sabes que estou aqui para o que precisares, seja o que for. e fica aqui um abracinho e um beijinho muito grande para ti*

    ResponderEliminar
  15. Como dizer... Vivi mais ou menos o mesmo há quase 3 anos. Pensei que era mentira, andei uns meses descrente, andei á procura do conto de fadas em que acreditava e que parecia ter-se escondido de mim... Mas boa! Muito boa Mary! Pensaste em ti, no que precisas para ser feliz, afastaste-te de uma situação que achavas que seria aquela que seria tua para sempre, mas que não estava a corresponder. Dói muito, vai doer, mas vai curar. Não é o tempo que cura, porque se o tempo curasse tudo, a farmácia vendia relógios... Vai ser o teu coração que vai aprender a "respirar" o novo ar e vai crescer de novo. Vais (re)encontrar o teu eu, vais adaptar-te, vais crescer e vais ser maior do que um dia já foste!! Não vais renegar o teu passado, mas vais vê-lo como uma aprendizagem; e acredito que tal como eu já disse, um dia vais perceber que "Nada, nem mesmo os momentos de maior sofrimento, é por acaso". Muita força!

    ResponderEliminar
  16. Deve ser uma situação muito difícil, mas digo-te que admiro muito a tua coragem...não sei se a teria na mesma situação! Mas temos mesmo que pensar em nós acima de tudo e se vias que já não estavas plenamente feliz foi a melhor decisão que pudeste tomar. E, falando por mim, com o tempo sabe bem ser mais independente!:)

    ResponderEliminar
  17. O difícil é os primeiros meses, depois o tempo cura quase tudo! Força*

    ResponderEliminar
  18. Acabei uma relação de quase dois anos e foi difícil, por isso uma de 7 deve ser muito pior. Mas o que importa é que foste uma menina corajosa, não te humilhas-te e pensas-te em ti em primeiro lugar. Mereces mais, é esse o pensamento acertado que temos sempre de ter e que às vezes nos esquecemos. Pomos o que queremos à frente do que merecemos e isso não trás qualquer felicidade. O amor tem de ser reciproco. Deve ainda te custar, por isso desejo-te muita força e muito amor!Alguma coisa que precisares, se quiseres desabafar ou assim, tens o meu cantinho à tua disposição ! :) é bom falar!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Força ;) para a frente é que é caminho :)
    Adorei o teu blogue, estou a seguir :)

    ResponderEliminar
  20. Um beijinho de força, pois essas situações são sempre dolorosas. E outro beijinho pela força que demonstraste. Associado ao luto pela relação está o luto da crença do amor para toda a vida, o ter de ouvir as pessoas à nossa volta a perguntar porquê milhões de vezes... Bem sei como custa e estou solidária. Portanto força, e acredita que daqui a uuuuns tempos também isto passará e terá sido uma vivência com os seus aspectos positivos e negativos, mas de onde podes tirar ensinamentos para a vida ;)

    ResponderEliminar
  21. Já ouvi e presenciei cada história desse género que eu própria começo a deixar de acreditar no amor eterno... Apesar de ainda só namorar há 2 anos e meio (nada comparado aos teus 7!) imagino que te tenha custado imenso, mas também percebi que esse amor já estava mais que morto e infelizmente não acredito em ressuscitação...
    Fizeste muito bem em bater o pé, porque acredita que mereces melhor e quando menos esperares encontrarás alguém ;)
    Força!

    ResponderEliminar
  22. Ao ler isto, pareceu me muito parte da minha história. A grande diferença é que já tiveste a coragem Eu ainda ando nos dias de cabeça erguida e nos dias de cabeça erguida mas de lágrimas nos olhos. Escreveste até duma forma muito adulta, corajosa. Invejo te por essa força.

    ResponderEliminar
  23. Não é fácil darmos conta que um amor assim, contrariamente a todas as nossas expectativas iniciais, acabou por não dar em nada, morreu.
    Apesar de nunca ter tido um relacionamento assim tão longo, tive um ou outro muito intenso que foi como se tivesse sido toda uma vida.
    Mas quando se chega ao ponto que referes e depois de várias tentativas, sem dúvida que a única solução é mesmo a atitude que acabaste por tomar.
    E de certeza que mereces mais, mereces sobretudo ser feliz e vais sê-lo! :)

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!