domingo, 4 de março de 2012

A muito aguardada...

E finalmente aconteceu, a muito aguardada primeira aula de condução, numa sexta-feira, por cá de sol. A posteriori, confesso que o único drama foi sair de casa. Estava irritada e inquieta e só me apetecia uma dor de cabeça ou dor de dentes súbita que me impedissem de sair de casa. A verdade é que, lá no fundinho, eu queria sair.

Lá no fundinho eu quis aquele momento em que entrei no carro, logo para o lugar do condutor. Quis que o instrutor me mandasse pôr as minhas coisas para trás, que me mandasse ajustar o banco, que me mandasse verificar a visibilidade nos espelhos, e que, depois de ensaiar como mexer adequadamente no volante, me mandasse dar um toquezinho na chave para cima, "Mas assim isto vai começar a andar!". É um fofo. Um luxo. Um excelente co-piloto. Deu-me as instruções todas. Por muito que ao início me parecesse que ele estava a fazer um relato de um qualquer evento desportivo pelo ritmo e cadência do que dizia - "vira um bocadinho para cá, agora vamos virar à esquerda e agora tudo para mim, tudo para mim, M.! Isso! Já está, já está!". Mais importante do que tudo, transmitiu-me muita tranquilidade e segurança que fizeram com que desde o início eu estivesse extremamente divertida e a gostar daquilo como nunca pensei gostar. A tranquilidade e segurança não impediram que eu agarrasse o volante como quem agarrava a vida. O instrutor, paciente e sempre a normalizar tudo, lá me incentivou a segurar mais leve e demonstrou que a direção não fugia. E, surpresa das surpresas, disse "Não vais ter problemas nenhuns com a condução" mais do que uma vez. E eu ria-me a bom rir. Em consequência, além de mexer no volante, como contava, já me pôs com os pés a mexer. Já me fez acelerar e travar. Já me fez pisar a embraiagem a fundo.

A única coisa que me dava cabo do sistema era quando ele largava as funções de co-piloto e começava a conversar de assuntos triviais. Quase que atirava um "Olhe que eu sou unitarefa e há aqui muita informação para mim! Ou penso no que estou a fazer ou respondo ao que me diz!". Mas como sou moça simpática, que até gosta de conversa, e ele foi super amoroso o tempo todo, não disse nada.

9 comentários:

  1. Parabéns! daqui para a frente só vais é melhorar e adorar conduzir cada vez mais! :)

    leblogtuttifrutti.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que correu tudo bem! Parabéns e boa sorte para as próximas!

    ResponderEliminar
  3. Vais ver que daí para a frente é sempre a andar e depois já te sai naturalmente! Quando deres por ti já tens a carta ;)

    ResponderEliminar
  4. lembro-me que quando fiz a minha primeira aula de condução pensei 'epa, afinal isto é mesmo muito fácil e correu super bem'. só depois é que percebi que o instrutor foi todo o percurso com os pés nos pedais ;p

    ResponderEliminar
  5. pra semana começam as minhas! Mas ainda me falta o exame de código que está quase quase à porta. Mas também já tive uma "mini primeira aula de condução" e gostei muito da sensação de conduzir (mesmo que não tenha feito grande coisa e foi só pra voltar a casa) :)

    ResponderEliminar
  6. Daqui a nada já dominas isso tudo, vais ver :) ;)

    ResponderEliminar
  7. Como vês conduzir não é o bicho de sete cabeças que tu imaginavas, ainda bem que gostaste do teu instrutor ;) é um factor importante para seres uma boa condutora!
    E acredita que também é bom ele ser dado à conversa, porque vais passar muitas horas com ele!

    ResponderEliminar
  8. A primeira aula é sempre qualquer coisa de muito especial e muito importante. Daqui para a frente será sempre a melhorar :)

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!