quarta-feira, 14 de março de 2012

Os verdadeiros motivos - que quase ninguém diz - para ter um blog

Ah, e tal, porque gosto de escrever e precisava de um espaço onde libertar os meus pensamentos diários e praticar o meu malabarismo com as palavras! Tenho uma necessidade extrema, quase básica, de escrever. Escrever é, para mim, respirar e a forma mais bela de expressão!

Mentira.

Mentira não, meia verdade.

Gosto de escrever. Mas se fosse só para isso um diário cumpriria lindamente esta função. Criei um blog porque queria ser lida. Ponto. Poderia ficar por aqui. Mas, na verdade, também criei um blog numa perspectiva narcísica. Depois de ler uns quantos blogs e de acompanhar, quase como um ídolo, as suas autoras, de acompanhar quase como quem desvenda um neverending book criei um blog porque quis, também eu, ser uma personagem capaz de colorir a vida de alguém. Com o tempo de leitura de outros blogs fui percebendo que para isso não precisava de ter algo tremendamente espectacular sobre o que escrever todos os dias ou um ensinamento para a vida a transmitir. Bastava assumir uma identidade própria e saber reflectir na escrita a minha individualidade e originalidade. Comecei então o "Mundo Cá Dentro", consciente de que aqui não estaria um reflexo exacto do mundo lá fora, mas da forma como sinto as coisas cá dentro. Nunca soube se tinha leitores escondidos, daqueles como eu fui antes de ter o próprio blog, mas descobri-los, numa daquelas vezes em que alguém que nunca comentou determinado dia decide dizer "eu estou aqui", será o dia da realização. Ou não. Porque às vezes acabamos por descobrir o prazer nas coisas mais simples, e a verdade é que o blog foi crescendo precisamente porque me tem dado mais prazer do que trabalho e ter alguém que me percorra com a mesma insaciedade com que eu o fazia já não é prioritário.


Faltou dizer que invejo profundamente as bloggers que vêem aterrar flores na sua secretária e que sonho com o dia em que elas, miraculosamente, vão aterrar na minha.


*Este post resulta desafio proveniente de 2 blogs: INESperado e Suspiros. Vou responder-lhes, mas dar-lhes ligeiramente a volta. Salto os 11 factos que devia apontar sobre mim, porque estão contidos algures noutros desafios e até em alguns posts. Quanto às questões, que me foram especialmente dirigidas, serão respondidas à semelhança do que fiz hoje num único post, porque muitas vezes não são perguntas que dão vontade de brincar com as palavras! 

13 comentários:

  1. eu sou uma das impulsionadoras e orgulho-me disso :) eheh!!
    é verdade.. gosto que me leiam. e, às vezes, recebia e-mail's a dizer "nunca comentei, mas depois de escreveres isto e isto, decidi dizer agora qualquer coisa". é das melhores coisas de ter um blogue! sentir que as tuas palavras podem ser sentidas por outras pessoas..
    e, ahh, adoro isso que disseste de ter um blogue sem necessidade de ter algo fantástico para escrever :) sem pressões, só a deixar fluir.. as coisas mais banais ou as mais sentimentais.
    aiii, adoro o mundinho da blogosfera!

    ResponderEliminar
  2. Muito bem explorado, sim senhor.
    Clap, clap, clap.

    Um beijinho grande Mary.

    ResponderEliminar
  3. Claro que as pessoas querem ser lidas, nem um blog faria muito sentido se assim não fosse. Assim como também não acredito muito em quem diz que se está nas tintas se ninguém gosta do que escreve. Não podemos agradar a todos, assim como não gostamos de todos, mas duvido que alguém ficasse indiferente ao perceber que não agradava a ninguém.

    ResponderEliminar
  4. eu realmente gosto de escrever num blogue por ser egocêntrica LOL e porque gosto de receber feedback das pessoas para saber se pensam ou não como eu :x

    ResponderEliminar
  5. claro que escrevemos porque gostamos de ser lidas, e também porque vamos 'conhecendo' pessoas e sabendo.lhe um bocadinho das suas vidas :)

    ResponderEliminar
  6. Lá isso é verdade, todas nós gostamos de saber que há quem nos leia e quem até aprecie as barbaridades que para aqui escrevermos!
    Muitas vezes choco-me por vezes blogs que não acho interessantes com imensos seguidores, aí penso que se calhar não me interessa tê-los porque não significará que escrevo bem.
    No entanto começo a gostar desta "comunidade" em que nos vamos conhecendo (virtualmente) umas às outras e acompanhando o dia-a-dia de alguém que nunca vimos na vida, mas com quem nos identificamos...

    ResponderEliminar
  7. Para mim, escrever um blog tem vários motivos: em primeiro lugar, porque gosto imenso de escrever; em segundo lugar, porque um blog é um espaço pessoal, onde coloco algumas coisas que me acontecem ou que leio ou que desejo partilhar; em terceiro lugar porque acho fascinante a troca de ideias e até mesmo de aprendizagens.
    Beijinhos,
    Sofia

    ResponderEliminar
  8. E ainda bem que começaste o blog :) os motivos, olha, isso acaba por ser secundário na minha sperspectiva....gosto de te ler.Pessoalmente um dos motivos que me levou a criar um blog há quase 7 anos foi a perda de peso (sim fiz parte de uma comunidade de diet blogs)...e depois a partir daí foi a salganhada que foi :)

    ResponderEliminar
  9. Eu iniciei o meu com o intuito de escrever o que me vai na alma, já não o posso fazer...continuo a escrever o que me apetece mas com peso e medida. Gosto que me leiam sim e que comentem, é sempre bom ouvir as opiniões!

    ResponderEliminar
  10. Nude Celebrities , Free Nude Celebs. [url=http://www.learningdirectorygroup.com/2012/02/05/getting-a-nude-model-for-your-upcoming-shoot/]www.learningdirectorygroup.com/2012/02/05[/url]

    ResponderEliminar
  11. Concordo plenamente, o facto é que queremos ser lidas/os, caso contrário teríamos um diário e não um blog...
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  12. é óbvio que gostamos de ser lidos, senão escrevíamos num diário daqueles com cadeado e tudo. só que parece que há pessoas que têm vergonha de o assumir, como se fosse algo terrível. Claro que escrevemos para alguém, pra nos lerem e sermos comentados. Só assim tem piada ter um blog.

    ResponderEliminar
  13. E não é que é mesmo assim?
    Gostei da observação final que fizeste ;)

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!