sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Do medo que se foi encolhendo esta semana

Se na segunda-feira viram uma pessoa ruborizada a sair do carro depois de uns 5 minutos a fazer manobras para endireitar o mesmo no estacionamento - assim uma coisa que qualquer outro espécime humano executava em 2 segundos - era eu. Era eu com todo o espaço do mundo mas a esforçar-me para o carro não ficar a meio metro do passeio. Fiz as primeiras grandes viagens (30km para cada lado), de carro, sozinha, esta semana. Passando por estrada normal, auto-estrada, tudo! Não tive sensações de pernas a tremer ou braços a tremer como alguns descrevem, mas a tensão caía toda num sítio - na cara. Digamos que era uma tensão estimulante: mantive-me tensa, de focada, mas descontraída... Já nos exames era assim. Até podia estar no cúmulo do nervosismo antes, mas a partir do momento em que entrava em acção, recebia o exame e pegava na caneta, sabia bem o que tinha a fazer. E era ver-me engolir relaxada durante o exame o iogurte líquido que não tinha conseguido beber de manhã enquanto olhava para as perguntas e achava que mesmo não sabendo totalmente a resposta era bem capaz de dar a volta.

E na primeira semana intensiva de condução tive um belo prato: a loucura do trânsito em zona escolar com pais a pegar nas crianças, e a parar e a arrancar e a meter-se como calha; uma buzinadela quando me preparei para ultrapassar sem reparar que o carro atrás de mim fazia o mesmo; carros a formar fila atrás de mim porque ainda sou criatura hiper-regrada e não me armo em racer se acabei de passar por uma placa que impunha como limite de velocidade os 60km/h; pisar uns quantos buracos na estrada porque, é pá!, não dá para estar atento a tudo e isto de conduzir e ser unitarefa é muito complexo. Enfim, todo um conjunto de circunstâncias que contadas me faziam tremer "Não, não sei se consigo", mas depois de lá se estar uma pessoa resolve-se. É assim que cresço todos os dias a tornar o medo mais pequenino, mas com o olho muito aberto - para não fazer asneiras como algumas que bem sei que já fiz esta semana.


P.S. --» Nos primeiros 2 dias nem rádio liguei para estar atenta a todos os eventuais ruídos que o carro pudesse produzir. Topem o nível de azelhice em que estaria.

13 comentários:

  1. Deixa lá que eu desligo a música quando me vejo no meio muita confusão! E já tenho a carta há 4 anos! Há azelhices que são para a vida toda, pelo menos no meu caso! :p

    ResponderEliminar
  2. Não é azelhice...é mesmo normal :)
    Eu também era assim...agora olha! o hábito faz bem !

    ResponderEliminar
  3. Jude,
    ai não, sai daqui, não digas essas coisas, eu tenho que ser um às da road!! Tento convencer-me diariamente que é tudo questão de prática (e de chegarem os carros que estacionam sozinhos às minhas mãos!)

    Palavra,
    ai, faltavas tu, faltavas tu para me alegrar :D

    ResponderEliminar
  4. o à vontade na condução vem com o tempo e com a experiência. e o melhor é começar logo a andar bastante. eu na semana a seguir a tirar a carta fui logo para a faculdade sozinha (30km para cada lado). e uns meses depois fui para Sintra (uhuh) :)

    ResponderEliminar
  5. Com a prática isso passa. Daqui a uns tempos até cantas e bates palmas com o volume no máximo, enquanto fazes manobras manhosas:)

    ResponderEliminar
  6. Tudo isso é normal com o tempo as coisas vão surgir com mais naturalidade.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  7. Hermione,
    somos mulheres das grandes distâncias :D Eu não deixei de andar nunca mas apoiei-me demasiado tempo na "bengala" de ter alguém ao lado.

    Ana,
    olha a única coisa que me preocupa neste momento é: que estavas tu a fazer up a ler blogs a essas horas da madrugada, hum, hum?

    lena,
    começo a fazer as coisas sem pensar, como a minha irmã e o meu pai, dizem, não é? Eu já lhes disse que não sei não pensar.

    ResponderEliminar
  8. Ahahaha tinha acabado de chegar a casa e estava sem sono (porque estou de férias e dormi a tarde toda, claro!):D

    ResponderEliminar
  9. A minha mãe tem carta há 33 anos e ainda desliga o rádio quando está muita confusão ou tem que fazer uma manobra mais difícil. E acredita que a minha mãe não é nenhuma "maçarica", desenrasca-se muito bem. Portanto, não te atrapalhes. Faz as coisas e com calma e a cada dia de que passa vais ultrapassando um medo :)

    ResponderEliminar
  10. Para se aprender a conduzir bem tem de ser mesmo com prática, com alguns erros pelo meio mas só assim é que se aprende! Com o tempo tudo parece simples e fácil =)

    ResponderEliminar
  11. anaFilipa.,
    só se torna mais dificil fazer as coisas com calma quando sentes que há uma bela fila a formar-se atrás de ti!

    Jovem e Jo,
    gracias por não perderem a fé no talento ao volante desta humilde criatura!

    ResponderEliminar
  12. Eu estou quase quase a ter a carta (ou espero eu) e acho que vou ser exactamente igual =D neste momento o meu pensamento só é: aqui tudo é muito fácil com o instrutor ao lado e depois?Eu sozinha?nãaooo =D

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!