quinta-feira, 4 de outubro de 2012

"Elas não gostam dos bonzinhos"

Está bem que pode parecer que nos deixamos facilmente iludir pelos homens da gama el sedutor, mauzinhos. Mas dizer que os maus homens é que levam as boas mulheres é treta. É não saber o que é que significa propriamente este bonzinho ou mauzinho. É certo que para quem gosta de desafios um homem que parece que dá e tira - o dom máximo dos el sedutor - é um perigo.  Têm aquele jogo de cintura.  Não são gratuitos. Exigem esforço. Mas, atenção, gosta-se dos el sedutor sofisticados! Os básicos cheiram-se à distância. Ninguém fica para a vida com alguém cuja primeira abordagem parece caída do andaime. Mais grave, ninguém fica encantado, a longo prazo, por quem nos trata mal constantemente. Não se gosta dos tipos puramente maus que dão respostas tortas, que nunca atendem chamadas, que saem com múltiplas pessoas, que nos fazem sentir uma 2ª ou 3ª opção. Mas um tipo bonzinho afinal é o quê? Um tipo que faz tudo o que queremos? Que entrega flores e chocolates e por isso tem na testa um autocolante "obrigação de gostar"? Se fosse assim e se bastasse ser bonzinho ou boazinha para que o je ne sais quoi acontecesse não existiria amor mas um "emparceiramento técnico-conveniente". Eu cá confesso  que talvez comecemos por gostar de quem nos pega sempre ao colo, mas à medida que crescemos passamos a gostar não dos maus, mas dos mauzinhos que afinal são os bons: de quem nos vai fazer esticar-nos e chegar lá sozinhas. Porque acredita em nós e não nos vai deixar continuar a não acreditar. A usar boínhas e sem elas afogar quando até tínhamos toda a competência para nadar. Vai deixar cair, ferir, cicatrizar e levantar.

Só me leva para casa, aquela casa onde estarão os trapinhos dos dois, um bom. Alguém seguro. E um bonzinho não será necessariamente alguém que me diga "amo-te" todos os dias, porque deixa de ser um sentimento e passa a ser uma obrigação, uma palavra protocolar. Um bonzinho será aquele que na maior parte das vezes me faça sentir gostada, apreciada e valorizada. Na maior parte das vezes. Porque ninguém tem obrigação de acertar sempre. O "Elas não gostam dos bonzinhos" é um discurso que me chateia. Elas não gostam é dos desinteressantes.

11 comentários:

  1. Exactamente! Não há pachorra para os cachorrinhos que andam sempre atrás de nós e que concordam sempre connosco. Mas por outro lado, também tenho auto-estima e orgulho próprio para não estar com alguém que me trate indedentemente. Por isto, concordo completamente contigo :)

    ResponderEliminar
  2. concordo em pleno. eu detesto rapazes que maltratam as raparigas, mas também detesto aqueles bonzinhos panhonhas, todos eles pirosisses e paus mandados. para mim tem de ser 50 50, tem de saber dizer-nos não, tem de saber mostrar-nos quando estamos erradas mas tem de nos fazer sentir bem, de nos tratar bem, de nos amar na sua maneira de agir. é isso que faz a diferença.

    ResponderEliminar
  3. Percebo perfeitamente o que estás a dizer! Vem-me à cabeça aquela expressão do "muito mel enjoa" (nem sei se existe essa expressão p'ra dizer a verdade!:p).
    Acho que um rapaz também tem de dar luta. :)

    ResponderEliminar
  4. Colour my life,
    ainda bem porque é capaz de ter sido aquele que mais me custou escrever de sempre pelo simples facto de achar que não estaria a transmitir a minha ideia da forma mais clara possível.

    Buu,
    é exactamente essa dualidade!

    Hermione,
    eu quero ter alguém que ande sempre atrás de mim, mas com pinta!

    Jude,
    e eu sou muito mulher de mel! Mel na proporção certa, na altura certa. Alguém que começa a ser mel logo no primeiro instante não encaixa muito comigo!

    ResponderEliminar
  5. Concordo contigo! Não gostamos nem de mauzinhos nem de bonzinhos, não gostamos é de desinteressantes que não querem saber de nós e só de vez em quando é que se lembram que existimos!

    ResponderEliminar
  6. Jovem,
    é uma química complicada, mas para quem não está lá de maneira nenhuma, não há química que valha, não é? :D

    ResponderEliminar
  7. eu não gosto de categorizar a coisa nesses termos porque isso depende muito da pessoa. E também não há ninguém completamente bonzinho ou bad boy :) Eu gosto de um conjunto de características, que pode conter o "ser bonzinho" em alguns aspectos mas noutros não!

    ResponderEliminar
  8. Não sei o que se passa comigo, mas parece que só consigo gostar de homens à beira do abismo. O último, por exemplo, não se limitou a ficar à beira, saltou mesmo... (sim, o meu humor negro enegrece na proporção do sofrimento que os assuntos em questão me causam).

    ResponderEliminar
  9. Ó rapariga simples, sabes que te digo? Chega de ser complicada! ;)

    ResponderEliminar
  10. Diria antes: chega de me complicarem a vida. É que realmente eu gosto mesmo é de coisas simples. Mas está complicado...

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!