domingo, 25 de novembro de 2012

A tal lição de humildade

Um dos motivos pelos quais vou à missa não todos, mas bastantes domingos é por ser um sítio que continua a ajudar-me a pensar em mim e um sítio de onde selecciono muitas coisas boas, apesar de não dizer amén a tudo. Selecciono essencialmente coisas que me fazem pensar a sério, coisas que me ajudam a pôr os valores no sítio. É um sítio que me ajuda a apaziguar-me e a reconstruir-me com a certeza de que vale a pena. É um sítio onde, em contrate, olho para mim, reconheço as minhas falhas e com isso tento ser uma pessoa um bocadinho melhor.

Hoje percebi que há momentos em que sou uma pessoa feia e comichosa por dentro. Este fim-de-semana amuei ligeiramente. E a homília de hoje fez-me pensar no meu amuo... Não amuei exteriormente porque colaborei com todas como é costume, dei ideias, ajudei como se uma parte de mim ordenasse "Já não tens idade para tiques de vedeta, pára lá com isso!". Mas dentro de mim continuava brutalmente amuada: a coreografia para a música "Chuva" da Mariza é das primeiras coreografias onde não estou na fila da frente. Perdi os holofotes, tragédia! Estou invisível [sem estar], que drama. Dei uma lição de humildade a mim própria quando me obriguei a parar e a pensar porque é que afinal queria estar na fila da frente. Sua comichosa, vaidosa... Resultou ainda melhor quando me perguntei a mim própria porque é que afinal outras duas pessoas que não eu não poderiam merecer aquele lugar.

14 comentários:

  1. Estamos sempre a aprender. E é muito melhor quando o fazemos com nós próprios :)

    ResponderEliminar
  2. Entendo-te, Mary Jane :) Não vou regularmente à missa, mas partilho da mesma opinião.. E ainda bem que há momentos em que possas olhar para ti mesma e aperceberes-te de onde estás a falhar :)

    ResponderEliminar
  3. Nem sempre podemos ser as estrelas, os outros também merecem estar na ribalta... Tens de pensar que a idade passa por toda a gente...

    ehehehhehehhehe

    Kiss**

    ResponderEliminar
  4. eu não gosto de ir a igreja nem À missa da minha terra. quase nunca me consigo abstrair do facto de saber que muitas daquelas pessoas não estão por devoção, mas por estar. e para mim assim não faz sentido. mas quando rezo é assim que me sinto, penso em mim, ponho as minhas ideias no sítio, etc etc etc.

    quanto ao resto, de vez em quando toda a gente tem falhas. eu as vezes tb dou cmg com pensamentos assim totos, mas depois paro para pensar e passa :)

    ResponderEliminar
  5. E assim é que temos de pensar e devemos corrigir os nossos próprios erros... muita coragem mesmo :)

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito! Eu também vou quase sempre à missa e, confesso, nem sempre saio de lá mudada, mas às vezes acontece! (:

    ResponderEliminar
  7. Eu não preciso de missa, sou um ser perfeito :P
    Mesmo os meus amuos são perfeitos...looool

    ResponderEliminar
  8. às vezes é dificil tirarmo-nos do pedestal em que nós próprios nos colocamos...

    ResponderEliminar
  9. Pois que acredito que cada um tem de arranjar forma de se encontrar consigo próprio. Embora a missa não me diga nada, continuo a levar e a trazer a minha filha todos os Domingos, respeito quem lá vai, respeito pessoas como tu que lá encontrar a reflexão. Aliás gostei bastante da tua reflexão !

    ResponderEliminar
  10. Eu não vou à missa por não acreditar nos valores que transmite ou tenta transmitir...mas fico feliz por ainda existirem pessoas que vão e pensam no que realmente estão lá a fazer e não apenas vão porque sim! Foi uma boa reflexão! Bjinhos***

    ResponderEliminar
  11. Eu vou à missa (não é bem, mas para o efeito chega) todas as sextas e domingos. Funciona comigo da mesma maneira, ajuda-me a relativizar-me e resolver-me. Já lá vão mais de 30 anos e tenho-me dado bem. :)


    (se te chamar 'comichosazinha, vaidozinha mai linda', zangas-te? :)

    ResponderEliminar
  12. S*,
    eu também gostei mesmo de a ter conseguido fazer, nem sempre dá.

    V*,
    sim e por um lado sinto que tenho sido capaz de parar e olhar para mim mesma como durante muito tempo não fui.

    i.,
    estou a aperfeiçoar a tarefa :)

    Pestinha,
    yup, estou a ficar muito gasta.

    Hermione,
    tenho momentos de dispersão e os momentos de maior concentração acabam por ser sempre quando ignoro o que/quem está à minha volta e me recolho mais em mim própria.

    Palavra Já Perdida,
    acho que mais do que a coragem importa a capacidade de olharmos para nós, constatarmos que somos imperfeitos mas ainda assim dizer "E então? Não faz mal!"

    miii,
    também há dias em que tirando os momentos de oração conjunta saio de lá e não sei o que se passou!

    Jedi,
    só conheço um tipo de amuos perfeitos: os que nunca acontecem. Se esse for o teu tipo, está bem :P

    M,
    é um bocadinho por aí.

    Miss Worm,
    o que mais me agrada acerca deste post é precisamente que várias pessoas tenham lido este post e que o tenham apreciado independentemente de serem crentes ou não, de irem a missa ou não.

    Jovem,
    de facto há muito pouca coisa que faço simplesmente porque sim. Ou então é de mim: arranjo facilmente razões de ser em tudo :P

    Uma Rapariga Simples,
    ora eu também acho que tem resultado bem. Estás certamente a caminho da simplificação. O caminho parece estar a ser longo, mas nós temos apreciado o trajecto :)

    (se fosses homem casava já contigo :P final de comentário mais maravilhoso!)

    ResponderEliminar
  13. ahahahahahahahah

    Por momentos fiquei tentada! :D
    ;)

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!