quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A melhor dieta: descontar nas calorias alheias

Ora comentários em diversos blogs esta semana fizeram suscitar a necessidade de abordar este tema. Eu sou um amor de pessoa no que toca à minha relação com a comida: não só não conto calorias como desconto nas alheias. Contava eu aqui que as minhas colegas de trabalho já sabem  que não me acanho e depois de um inocente "come tu que estás magrinha" - dirigido provavelmente a cogitar que eu ia fazer cara de esquisita ou o melhor ar enojado à top model, mas eu açambarquei-me da oferta e nunca mais a larguei preparada para dirigir olhares fulminantes a quem pensasse roubar-me o pedaço - agora quando lhes vem parar uma fatia de bolo à secretária (o que não é assim tão raro) encaminham a respectiva para uma das minhas gavetas, apenas com a ameaça velada para fingir que não comi e depois contar como foi a experiência para posterior relato, se necessário - e isto é, verdadeiramente, descontar nas calorias alheias.

Por outro lado acrescentei aqui que durante um certo período da minha vida deveria ser o grande desgosto da minha bisavó porque ela bem me tentou meter pela goela rebuçadinhos, chocolates e derivados e eu não apreciava nenhuma das variedades. MAS... salvou-se o pacotinho de açúcar inteiro nos iogurtes já por si bastante açucarados! Era vê-la de olhos brilhantes provavelmente a pensar que estava a criar um belo leitãozinho.

Hoje, um senhor que é das personagens mais caricatas que já vi e podia bem figurar num filme do Woody Allen - cabelo branco, muito baixinho, muito enfarpeladinho e de óculos escuros no interior - disse que as mulheres portuguesas - à antiga, as grandes mães - são das melhores gestoras do mundo. E apeteceu-me dar-lhe um beijo na careca, porque se conhecesse a minha bisavó (que alimentava os seus e os próximos e os próximos) certamente a incluíria nesta afirmação, mas não o fiz, afinal não seria conferir credibilidade ao senhor que proferiu tal frase. Quanto a mim continuo um espeto ou um pau de virar tripas como aqui também se costuma dizer, mas o facto de não ter crescido bem, rechonchuda e redondinha, não foi culpa da minha bisavó que seguindo manhas diversas bem me fez investir no açúcar e agarrar qualquer bolinho. 

10 comentários:

  1. Isto de se ser magra é uma chatice quando os restantes decidem controlar o que comes. De resto, não me importo muito porque o faço com prazer :)

    ResponderEliminar
  2. eu não conto calorias mas analiso tabelas nutricionais e tenho muito cuidado com o que como :) mas gosto de ser assim, sinto-me bem *

    ResponderEliminar
  3. Eu não ligo a essas coisas das calorias. Aliás, tenho para mim que não existe caloria que resista a um bom ginásio...
    Kissitos

    ResponderEliminar
  4. J. Persoa,
    também eu :) mas às vezes acho que se não fosse a dança eu seria pele e osso!

    Hermione,
    eu própria já começo a ter algumas considerações mas sobretudo em relação aquilo que devo introduzir: mais àgua, mais sopinha, mais fruta.

    Lynce,
    espero que o ginásio te esteja a fazer bem. Em caso positivo, avé tonificado!

    ResponderEliminar
  5. São os nossos genes, nada a fazer! Eu como, e como, e como, não conto calorias, não evito doces, nem gorduras, nem todas aquelas coisas das quais meio mundo foge, e é uma luta para conseguir manter o meu peso. Eu acho que emagreço só de respirar! Sou capaz de perder 4 kg numa semana e depois ando meses para conseguir recupera-los, mesmo a comer desalmadamente.

    ResponderEliminar
  6. Ana,
    o nosso código genético é o mesmo :O

    ResponderEliminar
  7. ahah pois a mim já me dizem, "não comas tem muitas calorias". As pessoas são umas queridas quando me toca a chamar de gorda, ou então mesmo que não vá comprar pra mim me dizem, não precisas estás gordinha. E sim, tenho cuidado com o como, vou ao ginásio, sou activa.. mas sou assim. Preferia ser magra, mas olha...

    :D

    ResponderEliminar
  8. Eu sempre fui um bom garfo!

    Nada como uns passeios ao fim de semana para queimar umas calorias...

    ehehehehheh

    Kiss**

    ResponderEliminar
  9. A sério essas tuas colegas de trabalho são a fotocópia das minhas. Come lá que estás tão magrinha...

    E eu, com grande custo, lá lhes faço a vontade ahahahah

    ResponderEliminar
  10. aNaMartins,
    olha que uma pessoa ao olhar para a tua fotografia não diz que és gordo, nem magra mas pessoa de medidas no ponto: olha-me só para esse sorriso!

    Pestinha,
    eu também como de tudo, por agora ;)

    Estudassesahaha,
    mas à custa de tanta vez terem dito que não podiam esta semana não houve bolo para ninguém, está mal!

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!