segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Eis o que esfrangalhou o meu 2012...

Era para não o fazer. Fiz listas para me focar no positivo e tentar arquivar comodamente o que não me apetecia recordar, mas depois o Pulha Garcia escreveu um texto maravilhoso em que o mote que fica é "take it like a man", portanto fiz do medo arma de arremeço e vim cá depositar palavras.

Como acompanharam não passei o ano num quarto escuro, mas este foi o ano que mais estilhaçou, despedaçou, esfrangalhou, apertou com o meu coração. Perdi 4 pessoas, mais algumas inevitavelmente anexas, mas estas foram as mais importantes, igualmente cada uma com a sua importância, e 2 cães. Se do lado positivo alguns apontaram, e bem, que a minha palavra resumo para 2012 poderia ser "crescimento", então do lado negativo ela teria de ser "perda".

De facto, se começar a olhar para trás reparo como as coisas mudaram. Mudaram radicalmente. Mudaram muito. Aprendi muito. Fui muito estúpida e parva em determinados momentos. Grande parte das perdas sinto-as como responsabilidade minha. Posso dizer mesmo que cometi erros que sinto que vão influenciar o que vai ser a minha vida para sempre. A minha vida... A minha vida mudou. As pessoas que saíram foram daquelas a quem gosto de dar bilhetes de estadia eterna. Saíram elas, mas ficaram as memórias. As memórias que vivem à noite em sonhos e que, por isso, às vezes me fazem crer que ainda está tudo aqui, mas que, fundamentalmente, me lembram que, provavelmente, estarão como tatuagem intemporal. Este ano acreditei que aquela coisa do karma pode realmente existir - what goes around, comes around... 

Mas, de certa forma, o fundamental é que está tudo bem... Não há problema que as coisas tenham mudado e não é assim tão mau que tenha sofrido e aprendido. Porque é altamente viver. E disto eu nunca me esqueci. Assim, se pudesse dar algum conselho a alguém, retirado desta minha experiência este ano, teria apenas uma coisa muito básica a dizer. Aquilo que nos dizem em momentos difíceis, por entre pancadinhas nas costas, é verdade: a vida continua. Até podes ter momentos em que achaste que a tua vida deu tudo o que tinha a dar, acabaram-se as coisas boas, que já viveste o melhor e que não sabes se mais alguma coisa valerá a pena, mas olha para trás e repara numa coisa fantástica: estás aqui agora. Conseguiste. Estás bem! E vais ficar melhor... A vida continua e é mesmo assim como te disseram, cheia de altos e baixos, mas é espectacular. E mesmo que agora sintas esta como uma treta da qual te tentas convencer a ti próprio nos momentos mais difíceis eu prometo, depois de ter perdido tanto, é mesmo espectacular. E eu soube-o em momentos tão simples como aqueles em que dentro de um autocarro coloquei o cinto de segurança: posso ter perdido muita coisa, mas não me quero perder a mim. Muito menos quero perder-me perdida por entre perdas.

Difícil de compreender? Ficam as palavras de quem falou melhor do que eu:

17 comentários:

  1. Este texto está absolutamente fantástico, aliás como todos os outros que escreves.
    Este ano foi muito complicado por estes lados e as 2 palavras que o resumem também poderiam ser "perda" e "crescimento".

    "Aprendi muito. Fui muito estúpida e parva em determinados momentos. Grande parte das perdas sinto-as como responsabilidade minha. Posso dizer mesmo que cometi erros que sinto que vão influenciar o que vai ser a minha vida para sempre. A minha vida... A minha vida mudou."

    Não conseguiria dizer melhor :')

    ResponderEliminar
  2. É só para deixar-te um beijinho e desejar-te um Feliz 2013. Que todos os teus sonhos e objectivos sejam plenamente atingidos é o meu sincero desejo.
    Há?! Já esquecia, e por favor, não te embriagues...
    :)))

    ResponderEliminar
  3. Depois de ler o teu texto fiquei muito mais bem disposta. Rfelete um pouco também do meu ano.

    Feliz ano novo!

    ResponderEliminar
  4. Há coisas na vida que simplesmente não conseguimos controlar, mas se há coisa que conseguimos realmente controlar é a confiança, que de certa maneira limpa a mente e faz as pessoas seguirem em frente...

    Tem um excelente ano novo! :)

    ResponderEliminar
  5. Se sentes que cresceste e aprendeste com os erros, é o mais importante ;)

    ResponderEliminar
  6. Espero que 2013 venha carregadinho de "ganhos", para que as perdas tenham cada vez menos espaço na tua vida e comeces a enchê-la com aquilo que realmente importa para ti e que te faz feliz. Bem sabes que continuo aqui, sempre atenta a tudo o que vais dizendo, pronta a mandar beijinhos blogosféricos :) Porque o tempo passa, mas continuas a ser a melhor coisa que a blogosfera me trouxe, sua pessoa especial! :) Um bom ano Mary Jane*

    ResponderEliminar
  7. Grande texto :)!! clap clap clap
    Um bom ano para ti!

    ResponderEliminar
  8. V*,
    e as tuas palavras, tão elogiosas, souberam-me muito bem, obrigada :) Após a perda e o crescimento que seja um ano de ganhos múltiplos para as duas.

    Lynce,
    não sou moça de cair na embriaguez quando estou a antibiótico :) Obrigada pelos teus votos e eu espero ver menos rabos e mamas e coisas assim no teu blog para passar a ler mais dos textos autobiográficos que tanto aprecio :P As outras coisas podem ficar, com moderação, vá...

    Vanessa,
    obrigada e para ti também!

    Quinn,
    amo? Vou ter de serva de alguém futuramente? ;)

    S.J.,
    que comentário tão agradável também :D Sinto quase que fiz a minha boa acção do dia!

    Bernardo,
    então fizeste copy+paste da Queen?

    João,
    acho que a confiança vai estando por cá, mas há coisas terrivelmente incertas que é difícil medir a probabilidade de acontecerem só com base no grau de confiança pessoal.

    Jedi,
    sim, acho que isso aconteceu :) Ainda que algumas aprendizagens tenham sido tardias e não imediatas.

    M,
    pessoa mais deliciosa :) Senti as tuas palavras como verdadeiras e quase que deixavas lacrimejante esta alma sensível :P

    Miss Worm,
    obrigada, para vocês todos aí da grande família também!

    ResponderEliminar
  9. gostei muito do texto! Realmente o que importa é estarmos aqui e devemos aproveitar cada dia ao máximo, temos sempre que tentar ser felizes todos os dias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que comentário tão bom! E abrir janelas, e explorar oportunidades onde pensamos que não existem. Importa não desistir nunca :)

      Eliminar
  10. Adorei o teu texto porque me revejo nele.Verdade seja dita,precisamos de sofrer para crescer interiormente,e nos tornarmos melhores pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, e eu sinto que estou num processo de crescimento e mudança interior que ainda só está no início!

      Eliminar
  11. Ler o teu texto foi como ver-me ao espelho. 2012 foi a maior prova de luta que tive e superei. Hoje sei que amanhã estarei ainda melhor. (:

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!