domingo, 30 de dezembro de 2012

Nascida a uma terça-feira

Sei isto sem ter recorrido a calculadores. Sei isto porque perguntei à minha mãe há longos anos. Há quem pergunte pela cegonha, mas eu estava era preocupada com o pós-cegonha:

1) A que horas nasci? 20.20
2) Que dia da semana era? Terça-feira
3) Onde? No Porto, na Ordem da Trindade...
4) Como é que estavas vestida? Ah, não me lembro. Acho que estava com um vestido. Não sei, tu também fazes cada pergunta...
5) Quando é que começaste a perceber que eu ia nascer? Fui ao hospital com dores de manhã, mas disseram-me que o médico não estava, para eu ir almoçar com calma que ainda demorava... Depois fui almoçar e comecei a ficar com muitas dores, mas o prato do dia era arroz de polvo e estava mesmo a apetecer-me então não contei a ninguém. O teu pai ainda achou que era muito forte para eu comer, mas a tua avó safou-me "Se lhe apetece...". À tarde fui lá e o médico disse "Não, já não vai embora."
6) Como é que estava o tempo? Estava a chover, mas também houve umas abertas de sol.

Sol e chuva no meu aniversário, no Verão, pareceu-me bem, poético... Depois de extenso interrogatório pareceu-me também que já tinha encontrado elementos suficientes para poder contar uma história bonita do meu nascimento com dados para além do peso, da altura, do facto de ter nascido antes do tempo e de ter ido para as luzes amarelas.

Não sei... Até para o meu nascimento procurei, na infância, um significado qualquer espectacular ou oculto.

E toda esta historieta para quê? Uma vez, alguém que me lê aqui, dizia-me que a minha vida tem piada e que a sua seria uma pasmaceira sem nada de interessante para contar. Eu respondi que a minha vida é uma pasmaceira igual às outras, que não faço nada de transcendente e que se parece ter mais piada ou mais episódios caricatos, acho que isso é o que EU faço dela. E acho que é isto que todos devemos saber: somos individualmente responsáveis, em grande parte, pelo significado que as coisas têm em nós. Quanto a mim acho que é este espírito de não me cansar de saber mais, de colorir a minha realidade, não deixando que seja um marasmo aparentemente cinzento, de a multi-visualizar constantemente, das características que mais me orgulho em mim. Talvez seja mais trabalhoso; talvez destrua células nervosas diariamente graças a este esforço; talvez quem consiga viver à Alberto Caeiro seja mais feliz, mas esta sou eu, e paciência. E paciência não, porque até gosto.

E pronto, eis uma premiére da minha fronha no blog.

17 comentários:

  1. Informa as pessoas de que esta "fronha" é referente à altura em que ainda tinhas dentes.

    Mania das pessoas quererem passar uma falsa imagem na internet!

    ResponderEliminar
  2. Manuel,
    nesta altura era bem provável que até me faltassem alguns! Mas de facto, destes já não há cá nenhuns!

    ResponderEliminar
  3. Nunca me deu para fazer essas perguntas à minha mãe quando era mais pequeno, à excepção do 'onde', mas acho que foi sobretudo porque estava ocupado a cair da bicicleta porque talvez tivesse calhado na altura de tirar as rodas pequenas...

    ResponderEliminar
  4. li só as duas ou 3 primeiras linhas. vou comentar apenas a foto:

    "HOOOOOOOOOO!!!!!!!"

    ResponderEliminar
  5. João,
    lembro-me que tirei as rodas pequenas tinha 6 anos, foi também quando tirei as braçadeiras... Achava-me perfeitamente incapaz de me segurar sozinha mas lá aconteceu :)

    Argus,
    tens uma lata, nem sabes o que leste, mas olha perdeste a epopeia do ano! :P

    ResponderEliminar
  6. Realmente, tens razão! A vida é o que fazemos dela, é pena que nem sempre nos apercebamos disso...
    E, já agora, eras tããããoooo fofinha! :)

    ResponderEliminar
  7. olha eu nasci numa quarta feira, pelas 9:45, tinha 3,250quilos e 52 cms de altura... a minha mãe tinha um vestido... a minha mãe teve sinal de parto dia 29, foi para o hospital do Barreiro, tinha lhe arrebentado as águas e não lhe disseram nada, ela foi para casa... depois voltou para o Hospital, desta vez de Almada, com imensas dores... acabei por nascer dia 1... não sei como estava o tempo, nunca me lembrei de perguntar LOL

    ResponderEliminar
  8. Eu cá sei que nasci numa sexta-feira, às 5 para a meia noite! :P Quanto ao resto, sinceramente nunca perguntei. E que gira estás tu nesta fotografia!!

    ResponderEliminar
  9. Engraçada a tua foto. Já eu tenho dificuldades em olhar para fotos minhas nessa altura. Dá-me vontade de chorar, para ser sincero. Where did all the time go? E as pessoas que já cá não estão? Prefiro não olhar. Talvez um dia quando tiver putos veja tudo com outros olhos ...

    ResponderEliminar
  10. As coisas que tu sabes de ti, essa carinha laroca podia ser publicidade das Papas do Nestum, que coisa mais fofinha!

    ResponderEliminar
  11. mesmo tendo perdido a epopeia do ano, vou vou manter-me firme e não vou ler na mesma....

    ResponderEliminar
  12. Bernardo,
    merci, thank you ;)

    Sara*,
    nos momentos essenciais ainda nos vamos apercebendo :)

    D. Pereira,
    uau :) Sabes quase tantos detalhes como eu. Vá, talvez saibas mais. Eu não sei quanto media e quanto pesava ao certo :P

    Jo,
    às 5 para a meia noite também tem pinta.

    Pulha Garcia,
    eu tenho um pai que organizou as minhas fotografias em albuns rigorosamente por anos de nascimento. Há algumas fotografias para as quais talvez me custe olhar, mas essas vêm mais tarde :)

    aNa,
    papas Nestum? Pode ser... Será que em contrapartida me ofereceriam Nestum para o resto da vida?

    The Wolf,
    :)

    ResponderEliminar
  13. Olhando melhor, é a cara dos bébés da dodot :D tinhas potencial miúda!!

    ResponderEliminar
  14. Dodot: caso seja necessário alguma coisinha ainda tenho cá um bom stock de fotografias.

    ResponderEliminar
  15. Se a vida não tem cor é porque não a colorimos, cabe a nós fazê-lo ;) Gostei das tuas perguntas sobre o nascimento também já as fiz!

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!