domingo, 23 de junho de 2013

Família: o mais importante da vida?

Um dos meus objetivos de vida é ter uma família grande. Às vezes não sei se o vou conseguir concretizar. Não tanto pela dificuldade que é encontrar alguém com quem efetivar estes planos, mas também porque, como acho que já disse aqui, acho que é uma tarefa tão difícil e tão extraordinária que honestamente às vezes não sei se tenho capacidade para tal. Também é preciso ter espírito para se ter uma família grande. Espírito de sacríficio. Espírito de dar ao outro às vezes muito mais do que a nós. Às vezes se calhar as coisas até resultam sem as pensar tanto assim.

A recompensa pelos sacrifícios depois também sinto que vale a pena. Nestas visitas ao meu avô tenho reforçado este meu desejo. Por ver que é a família que está ali sempre com ele. E que não conseguiríamos de outra maneira. Só a Família dá cuidados ao que também precisa para que o corpo se fortaleça: ao coração. A Família está ali sempre independentemente dos momentos em que rosnamos uns com os outros. Envelhecer com o coração vazio não deve ser fácil. Por isso, esta é das coisas que mais me preocupa com a emigração e com a mobilidade das pessoas: o desaparecimento da família à distância de um abraço. Mas depois vejo séries como How I met your mother e Sex and the City em que os amigos são a nova família e só peço que essas pessoas, que andam por aí mundo fora, a encontrem realmente, seja em forma de laços de sangue ou de coração.

Wallis was right. The most important thing in life is your family. There are days you love them, and others you don't, but in the end they're the people you always come home to. Sometimes it's the family you're born into and sometimes it's the one you make for yourself.
 Carrie in Sex and the City

3 comentários:

  1. Eu sou das que tem uma familia pequena e um dia ambiciona ter uma bem maior, mas em contrapartida a minha veia maternal não é muito acentuada...

    ResponderEliminar
  2. Ser-se um emigrante, um nómada, realmente dificulta muito pensar em vir a ter uma família. eu que o diga...

    ResponderEliminar
  3. Não sei se uma família grande é objetivo pessoal, ainda não consegui entender isso. Mas com certeza que quero ter uma família diferente da minha: mais unida, mais próxima.

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!