terça-feira, 22 de outubro de 2013

Tiques de mãe de família

Estou com tiques de mãe de família. Cozinhar para a minha família é das coisas que mais prazer me tem dado ultimamente - quem diria. É quase tão estranho como ter sentido saudades de conduzir. E quando digo cozinhar, é mesmo cozinhar. Não é escolher refeições pré-feitas para enfiar no forno ou no micro-ondas ou pôr uns bifinhos a grelhar. É fazer pratos que se desfazem em vários passos; é afinar temperos, é observar cores, texturas e sabores e no final combinar, aprimorar, dar pequenos toques em função do que esta mistura de sentidos sugere. Desarrumo tudo, sujo tudo e uso um excesso de louça, mas compensa...

O prazer final traduz-se em coisas ainda mais simples, mas que não podiam deixar de existir para que a experiência seja completa: servir cada um, fazer um prato bonito e ficar feliz, preenchida ao ver toda a gente comer e elogiar "Está uma maravilha". E por acaso está mesmo considerando que andei a fazer maroscas para substituir ingredientes em falta e achava aquela carne bem fraca. O que importa é que todos comam. E bem. Tsc, tsc... Tiques de mãe de família.

5 comentários:

  1. Quando se cozinha, é óbvio que queremos que o prato seja aprovado. Boa!

    ResponderEliminar
  2. se estava bom, e todos gostaram, venham mais tiques dessa natureza. :-)

    ResponderEliminar
  3. Eu tambem adoro fazer comidinha para a minha pipoquinha e maridao. :)
    Muito giro o teu blog, estou a gostar. se quizeres vem me visitar e se gostares que tal nos seguirmos? :)
    Beijinho de Toronto
    http://claudiapersi.blogspot.ca/

    ResponderEliminar
  4. Também adoro cozinhar coisas elaboradas :D

    ResponderEliminar
  5. Ainda não tenho categoria para pratos muito elaborados. O máximo de elaboração que fiz foi um frango de fricassé que ficou mêmo bom mas que coalhou ligeiramente porque ficou tempo a mais num lume muito fraco. Mas oriento-me bem nos tachos e nas panelas, faço um molho de cair pró lado de bom do qual me orgulho e massas e arrozes são mesmo a minha praia. Nunca falham!

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!