terça-feira, 12 de novembro de 2013

É a melhor pessoa do mundo e não sabe

A minha avó.

É quando me sento ao colo dela, e, na voz mais meiga do mundo,  no seu ar de senhora polida e na sua pronúncia do norte diz "Ó meu "carbalho", estás a partir-me os ossos todos." e por entre risos vai pedindo "Sai daí que eu não posso!".

É quando me convida a ir visitar a micro-plantação de morangos dela para orgulhosamente mostrar os 6 exemplares ainda verdes "Para o ano já vou ter muitos e posso fazer uma sobremesa de morangos com chantilly. Ou quem cá ficar faz!". É especialmente porque quando perante o frio que está lá fora estou prestes a rejeitar o seu convite de ir ver os morangos "Não, deixa estar, fica para próxima!", mas sei que não lhe posso, a ela, dizer uma coisa destas e que devo ver tudo o que ela me quiser mostrar mesmo que esteja escondido no cume dos alpes.

É quando lhe levo roupa que tenho medo de lavar em casa e ela responde com um delicado "Eu racho-te!" mas dali a nada está feliz a dar-me a roupa a cheirar acabada de sair da máquina, a recomendar que leve mais e com um brilho nos olhos que raramente lhe vejo porque a vida foi amarga com ela por de mais.

É quando lhe descubro um carisma que fico a saber que se ela não existisse como inspiração, provavelmente também eu não tinha.

É quando acha que se eu só comer um iogurte ao lanche sou capaz de morrer à fome e não descansa enquanto não me oferece um pão.

É quando liga para o próprio telemóvel, atende o meu avô e ela pergunta "Olha, viste o meu telemóvel?".

É quando se oferece para me levar à garagem de elevador, só para eu não ir pelas traseiras do prédio ter ao estacionamento e andar mais meio metro a pé. É até mesmo quando desnorteada se prepara para sair do elevador por achar que não tem a chave certa, com ela na mão, "Ai filha, é a idade" e quando respondo que eu, com muito menos, sou capaz de fazer cenas piores responde "Sou eu que gosto de ser especial, não é?". Gosta e é.

1 comentário:

  1. um retrato ternurento! Fez-me lembrar da minha avó, que é a minha inspiração e a melhor pessoa do mundo! :)

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!