quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Estômago de minhoca; expectativas de baleia

Queridos todos, tenho a dizer que continuo com um estômago de minhoca. É isso ou talvez o facto de exagerar na quantidade de bacalhau. A verdade é que se olho para a mesa de sobremesas, antes de iniciar refeição, juro a mim mesma que vou precisar de uns 5 pratos até ficar verdadeiramente satisfeita. Veredicto: 1 tem chegado. Um de no máximo duas variedades de doces. Mas uma hora depois estou a juntar mais duas variedadezinhas... Por isso, às prestações o estômago de minhoca vai lá e graçágenética vou podendo comer tantas prestações quantas quero sem ter necessidade de ir prestar contas à balança a seguir.

Já miúda tinha estômago de minhoca. Mas em miúda não comia praticamente nada. Não gostava sequer de bacalhau. Agora gosto muito. Adoro até o típico farrapo velho: os restos da grande ceia de Natal todos praticamente mastigados e desfeitos vão ao forno bem aconchegados de broa. Consolo-me. Consolo-me de comer e mesmo antes de comer talvez ainda mais me console ao imaginar o sabor. Chego à conclusão que precisamente os melhores momentos da vida se podem fazer precisamente nisto: na expectativa do que sabemos tão bom que aí vem. Às vezes sabe melhor esperar pelo que sabemos bom, do que o momento em que temos esse bom em si. Por isso, 2014, ouve cá, daqui a uns dias conversamos, mas estou cheia de expectativas. É bom que correspondas.


9 comentários:

  1. Mary Jane
    Devia ser ilegal o que estás a dizer. Mas não é e invejo-te por isso. Eu, baleia me confesso! De alma e coração. E não comi nada de espectacular este Natal. Mas ontem adormecer foi o pânico, devido ao peso que a comida estava a provocar no meu estômago!

    ResponderEliminar
  2. Nós aqui chamamos-lhe "roupa velha" e não vai ao forno nem leva broa, são as couves e as batatas e o bacalhau desfeitos e vai ao tacho, com azeite bastante, e ao arredar, vinagre.

    ResponderEliminar
  3. eu gostava que o meu fosse de minhoca, que não é, mas também não é de baleia. depende, sobretudo, dos dias. há dias em que como imenso, outros em que como como um passarinho. Mas no pensamento, na vontade, tenho um estômago de baleia :) Como costumo dizer, há uma gorda dentro de mim. mas depois nem sempre me apetece comer mesmo, fico-me so pela vontade e isso chega muitas vezes, só o pensar sobre comida. é estranho, eu sei :)

    ResponderEliminar
  4. Eu cada vez como menos doces e este Natal foi igual.

    ResponderEliminar
  5. ora aqui está uma companheira de estômago. sempre tive a sorte de poder comer e não engordar. agora, a idade, já não me dá esse consolo. preciso de mais cautela. mesmo assim continuo sortudo para a cronologia que apresento. continuação de festas felizes.

    ResponderEliminar
  6. https://www.facebook.com/mariana.sousa.duro

    Pensava que eras esta, mas não és assim tão novinha... Pois não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que associação esquisita :) Não sei a idade da menina...

      Eliminar
  7. Para mim o natal é como o dia de acção de graças dos EUA: comer até cair. De resto, também sou um bocado como tu no aspecto de não engordar, apesar de comer relativamente bem...deve ser de não abusar de chocolates ou bolos...

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!