quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Afinal quem é que mandou que essa fulaninha, de nome Barbie, fosse tão polivalente?

 
Esta é a primeira questão que me ocorre quando ouço falar no Síndrome super-mulher. Penso porém que o nome Síndrome Barbie seria bem mais giro e adequado, porque acho que esta boneca, a brincar, a brincar, está na origem do Síndrome super-mulher.

Pelo menos as meninas da minha geração passaram, certamente, grande parte da sua infância a brincar com a Barbie. Só tenho pena que o Síndrome Barbie já exista para caracterizar o desejo geralmente existente em pré-adolescentes e adolescentes de se parecerem fisicamente com esta boneca. Eu quando era miúda achava a Barbie linda e maravilhosa. Era uma mulher com classe e glamour, uma namorada irrepreensível, uma mãe esmerada, uma profissional polivalente, uma aficionada pelos animais e pela natureza e, pois claro, embora não tenha crescido a desejar ter um corpo de Barbie - as mulheres da minha família acabaram por me convencer de que uma figura humana semelhante à Barbie seria brutalmente desproporcional - cresci com a ideia da polivalência: a desejar ser tanto quanto pudesse e estar em todo o lado. 

Hoje sei que ser Barbie nestes termos também é uma missão impossível. Não obstante, é bom termos os nossos momentos de super-mulher com conta, peso e medida, sobretudo sem compararmos as nossas capacidades às de uma boneca. Por isso é que eu acho que o Síndrome Super-Mulher deveria chamar-se Síndrome Barbie. Afinal se existe um famoso grupo no facebook que apregoa "I blame disney for my high expecations on men", também deveria existir um sob o mote "I blame Barbie for my high expectations on women". Afinal quem é que mandou a nossa boneca preferida ser tão polivalente? Mais valia que existisse Barbie, a veterinário; Beckie, a professora; Judie, a médica, ... . Agora pôr tudo na mesma figura? É demais, é demais!... 

P.S. --» Não se esqueçam de votar ali à direita na sondagem!


Edit: E não é que já existe um grupo no facebook? Descobri que existe um "I blame Barbie for my high expectation of women", mas só tem 4 aderentes. Como é possível? 

15 comentários:

  1. O que eu pedinchei para conseguir ter uma Barbie... mas nunca quis ser como ela, na altura nem tinha idade para pensar no corpo esbelto e na imagem que passava.

    ResponderEliminar
  2. Bolas, sou eu que estou sem sentido crítico, ou o facto de nunca ter brincado com Barbies tornou-me um ser insensível às questões das super mulheres?
    Vou ali comprar uma Barbie e já volto eheheh.

    ResponderEliminar
  3. Eu nunca tive uma barbie, não gostava lá muito de bonecas.

    ResponderEliminar
  4. Para ter a certeza que vias, preferi vir aqui :)
    Quanto ao post da mala, podes fazer como quiseres.. a minha também está num período atípico claro, aliás eu agora quase nem ando de mala, é mais com a mochilinha de praia. Mas fiz um post de como ela costuma estar normalmente. Podes fazer o mesmo :)
    Bem, ou como achares melhor :b
    Sim, percebeste tudo direitinho! isto é uma história longa :) Sim, eu agora sou universitária mas nós fomos todo o básico da mesma turma. Foi assim que nos conhecemos. E a nossa história começou aí. Fomos namorados de bilhetinhos no 6º ano :b Daí o porta-chave, ainda que nunca tenhamos sequer dado a mão. Muito bonito, muito bonito :b Entretanto aquilo entre os piolhos não resultou e estivemos quase um ano sem nos falarmos, amuados. Até que só começamos a falar para implicar um com o outro. Éramos mesmo terríveis. E depois, tudo começou quando entrámos no secundário, já eramos mais maduros, e tanto desprezo olha, levou a isto :b
    E bem, namoramos há cerca de 4 anos e meio.
    Qualquer dia ainda faço um post com esta história em detalhe. ou vários, que isto tem muito que se lhe diga ;D
    Mais alguma coisa, querida? :) Não há problema nenhum em perguntar :b
    Beijinho *

    ResponderEliminar
  5. Ah, e quanto à tua poll, no outro dia não te disse. Eu votei em Bioengenharia. Pareceu-me lógico. LOL

    ResponderEliminar
  6. Ahaha isso está bem pensado sim :) eu por acaso nunca tive essa síndrome. E acredita que passava horas a brincar com as Barbies e criava histórias tipo "telenovelas" e assim ahaha mas nunca desejei ser como ela. Nem nunca tinha pensado que o facto de lhe atribuírem inúmeras profissões e todo esse perfeccionismo pudesse ser, não sei, afectar as pessoas? É que nunca tinha pensado sequer nisso. Para mim a Barbie era a Barbie, independentemente se era veterinária ou professora. Não sei, nunca me tinha ocorrido simplesmente :)

    Obrigada pelo comentário *

    ResponderEliminar
  7. Mas se quiseres cantar, estás à vontade :)

    ResponderEliminar
  8. Eu nunca achei piada a bonecada! Nunca fui miúdo de brincar com Playmobil nem com Pynipons nem G.I. Joe's nem outros que tais! Sempre fui um miúdo virado para a leitura e para os desportos exteriores (berlinde, futebol e outros de equipa). Então as minhas expectativas nunca foram muito elevadas devido à Barbie.

    Talvez por isso, tenha a mania de que todas as pessoas são boazinhas e tenha dado muitas marradas na parede enquanto era mais novo!

    Agora, com mais juizinho e com uma namorada espectacular, aprendo todos os dias qualquer coisa sobre as pessoas, não sem antes ter a minha opinião formada. Não é imutável, mas é pouco maleável.

    Espero ter-me feito entender!

    Kiss kiss

    ResponderEliminar
  9. Nunca pensei nisso. Nunca tive uma barbie, os meus pais não tinham dinheiro para me comprar uma boneca tão cara!

    ResponderEliminar
  10. Eu não brincava com Barbies porque na minha altura eram demasiado caras e sinceramente gostava era de brincar na rua com os meus amigos.
    Mas tenho de confessar que anos mais tarde ainda olhava para as da minha irmã.

    Já votei ;)

    ResponderEliminar
  11. mas as mulheres são mesmo assim... polivalentes!

    ResponderEliminar
  12. Caia, também nunca quis ter um corpo como o da Barbie. Quanto ao resto, intencionalmente também nunca procurei ser uma Barbie, mas ao escrever este post surgiu-me esta analogia que achei muito curiosa e digna de partilha :)

    Fresco_e_Fofo, tu que estás sempre pronto para lançar um bitaite ficaste sem palavras? Ficaste rendido ao poder das mulheres :D

    Vera, a Loira: Eu deixei as bonecas cedo, mas consolei-me com elas durante um bom tempo!

    MissGummyBear: Muito, muito obrigada pela partilha. Gostei muito de conhecer mais um bocadinho de ti.

    o mesmo de sempre: Directamente acho que nunca influencia ninguém, mas a verdade é que hoje todas queremos ser um bocado Barbies, don't you think? (hoje estou para estrangeirismos parvos)

    'Ferreira: Sozinha, sem ninguém ouvir, sempre ;)

    MRPereira: Foste um miúdo atípico então! Ou nem tanto, já que as tuas actividades preferidas eram saudáveis e recomendam-se! Já agora, o amor é lindo =P

    Olhos Dourados: Eu que tive carradas fiquei embaraçada com o teu comentário!

    Marta: De facto, a boneca até tem uma certa graça que contagia o olho.

    ...Ju...: Eu também acho que são ;) Assim como os homens.

    Emily: Desafio tratado ;)

    ResponderEliminar
  13. Olha eu brinquei com Barbies, mas concordo plenamente contigo... Pensava exactamente que tu pensavas quando brincava com elas, mas foi uma fase que durou pouco tempo. O que eu queria mesmo era um carro!

    ResponderEliminar
  14. Jane, eu sabia que deveria existir alguém a sentir o mesmo ;)

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!