segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Dizem por aí que as mulheres são multitarefa...

... eu também gostava de dizer que sim, mas, na verdade, apesar de ter muitas tarefas para fazer ao mesmo tempo, tendo condições para ser uma multitarefa, para conseguir concretizar todas as tarefas que tenho em mãos tenho de compartimentá-las, isto é, fazê-las uma de cada vez, o que me volta a classificar como uma reles unitarefa. 

A I. consegue estar a fazer depilação ao mesmo tempo que estuda para um exame; a M. consegue pintar as unhas ao mesmo tempo que lê uma revista ou vê TV e o R. consegue andar de bicicleta estática enquanto lê um livro. Ora eu, se estivesse a tentar fazer depilação enquanto estudava para um exame, era certinho, sem exagero, que pouco depois estivesse a depilar o livro; se eu estivesse a pintar as unhas ao mesmo tempo que li uma revista ou via TV, pintaria a mão (acrescente-se que mesmo sem revista, eu mais que unhas, tenho talento para pintar unhas e dedos por acréscimo); se eu estivesse a andar de bicicleta estática enquanto lia um livro, não tardaria nada até a bicicleta estar só a servir de assento onde eu estaria, não muito confortável, apenas a ler um livro.

kikilikedoll.tumblr.com
Mas há uma coisa que quase toda a gente consegue fazer e eu não: estar a estudar ou trabalhar e a ouvir música simultaneamente. Não consigo de maneira nenhuma, seja com música clássica ou rock da pesada! Nunca me esqueço de um teste de Matemática em que patinei completamente em relação ao meu rendimento habitual, tudo porque a partir do meio do teste começou a tocar lá fora, repetidamente, uma música da Kylie Minogue - Spinning Around. E concentrar-me nas equações que em casa fazia de olhos fechados? E saber o que é que eu estava a fazer? Antes da música começar tudo correu lindamente. Veio a música e o meu teste foi um descalabro! Passei o resto do santo do tempo a trautear a música mentalmente e a abanar os pés por debaixo da secretária sem saber exactamente em que planeta estava.

Este estado de estar num planeta distante é um estado habitual: quando ouço música fico num estado teatral profundo e esqueço-me frequentemente em que planeta estou. Por exemplo, é extremamente perigoso levarem-me ao shopping quando pelos corredores há uma música a tocar que não seja raça tuntz (o único estilo que me deixa incrivelmente estática e impassiva), pois não tarda nada estarei a gingar pelos corredores! No Algarve se dava música na rua, não tardava até que eu estivesse a abanar os ananases. Normalmente o R. alerta-me "Olha a vergonha.", mas eu que até sou uma moçinha recatada, quando ouço música fico completamente alterada - aí está um factor que facilita claramente a minha bebedeira natural e me faz ficar longe, muito longe do mundo. É a minha melhor terapia, mas é também a certeza de que não sou e provavelmente nunca serei multitarefa.

24 comentários:

  1. eu consigo ser multi tarefas... mas nao pode incluir manicure! :P

    ResponderEliminar
  2. De facto não és multitarefa e não é só em relação a estudar e ouvir música ao mesmo tempo.
    Até podes ser uma simples unitarefa, mas és a mais competente e eficaz de todas as que eu conheço :)

    ResponderEliminar
  3. Eu sou multi tarefas... a falta de tempo assim obriga. :P

    ResponderEliminar
  4. Posso ser multitarefa em algumas coisas, mas lêr e ouvir música, não é uma delas. Simplesmente, não me consigo concentrar!

    ResponderEliminar
  5. ahah, obrigada (;
    Foi tirada numa brincadeira, stava na cantina da escola a comer uma laranja e os meus amigos riram se da maneira como a estava a comer e tiraram uma foto xD a edição foi com o photoshop xD
    Gostei muito do post :b eu consigo fazer tudo o que mencionaste excepto ouvir musica e estudar xD
    Beijinho querida *

    ResponderEliminar
  6. Pois eu se estudasse sem música dava asneira de certeza (quando estudava com música variava). E já no trabalho, aquilo sem música era intragável!

    ResponderEliminar
  7. AHAH, acreditas que eu também sou assim? Multitarefa acho que depende muito das coisas, mas agora estudar com música não pode ser! Começo sempre a trautear e desconcentro-me completamente! O maior problema é que o Mr. Gummy não consegue estudar SEM música e nós estudamos no mesmo sítio (T0, tás a ver? hehe :b) logo é sempre um complicação. Eu nunca quero que ele desligue porque gosto de ouvir mas nunca me concentro e ele ão gosta de phones mas não me quer distrair e lá tem de os meter. mas tem de ser senão aqui a menina não faz pêva :b

    ResponderEliminar
  8. Oh que querida, obrigada Mary. Amanhã estarei melhor :)
    Eu também pinto as unhas e leio uma revista ou estou no pc xD

    ResponderEliminar
  9. Olá :)
    É a primeira vez que também visito o teu blog!
    Achei muito engraçado este post.
    Porque tudo o que disseste é verdade.
    Apesar de haver essas pessoas a fazer o que disseste, somos ser humanos, fazer várias coisas ao mesmo tempo 99,9% posso afimar que não fazem uma das coisas completamente bem!
    Tipo, não somos mesmo capazes.

    Queria por-me como tua seguidora mas não está a dar, tento mais tarde.
    Vou já por o teu blog no meu! :)

    Mais uma seguidora que vai ficar atenta à tua escrita :)

    ResponderEliminar
  10. eu sou mutitarefas também. mas também não sou muito compativel com musica+trabalho. acabo por escrever a letra da musica em vez de passar um texto, por exemplo. ou a cantar e às vezes não dá jeito. mas regra geral consigo fazer várias coisas ao mesmo tempo

    ResponderEliminar
  11. Bem eu antes estudava só com música, agora já não consigo tolerar muito a música. Depende do estado de concentração!
    Também confesso que não sou de fazer muita coisa ao mesmo tempo, talvez consiga pintar as unhas e ver tv ao mesmo tempo: pinto uma unha e olho p'ra tv, pinto outra... :P

    ResponderEliminar
  12. Eu sou mais multi-tarefas do que sei lá lol.

    Ainda há bocado, estava a fazer o jantar (rissóis, batatas fritas e esparregado, tudo no fogão ao mesmo tempo), a meter a mesa ao mesmo tempo e a mandar sms.

    Estudar, consigo estudar com ou sem música. Não me faz diferença.

    E eu vi o calão do abanar os ananases :p Não me escapas! *

    ResponderEliminar
  13. comigo é mesmo uma coisa de cada vez...lol nem sequer consigo ler no comboio, o barulho não me deixa... e ter duas conversas paralelas (exemplo: msn, telemovel), para esquecer, não consigo mesmo..lolol mas tenho amigas que fazem isso na boa mesmo

    ResponderEliminar
  14. O queijo de cabra é aquele branco, baixo e tem a forma de um cilindro. acho delicioso =)

    ResponderEliminar
  15. Finalmente encontro alguém que tem o mesmo "problema" em relação à música. Esteja a fazer o que quer que seja, começa a dar música e eu desligo. E depois as letras entram-me facilmente na cabeça e dou por mim a pensar na letra antes mesmo de começar a cantoria!! E, sem exegero, sei centenas de letras de cor... Tomara eu ter tão boa memória para o resto!!!

    ResponderEliminar
  16. Eu não vivo sem música!

    Seja a estudar, a trabalhar ou a conduzir, tenho que ter música. A ler já não é obrigatório, mas o esforço mental para me concentrar num livro quando estou num sítio com outras fontes de som que não uma música é muito maior. Mas consigo andar de bicicleta estática enquanto leio. Isso sim, sem dúvida! Ou ver televisão tambem!

    E também eu gosto de abanar o capacete no meio da rua! A C. é um bocado como o teu R. "MR, meeeenos!", mas nem ela consegue libertar-me completamente. Fico sempre muito mais bem disposta quando estou a ouvir uma música que gosto! E eu gosto MUITO de MUITA música diferente!

    P.S. - "Abanar os ananazes"... LOOOOOOOOOOOL! Muito bom!

    Kiss kiss

    ResponderEliminar
  17. Eu consigo estar a fazer o jantar enquanto mando sms's, escrevo um post, ouço as notícias, rego o jardim, estendo roupa, e converso no msn. Vê lá tu!

    ResponderEliminar
  18. Isso de estudar com música também não dá pra mim, a ultima vez que tentei desci 6 valores da minha nota habitual...

    ResponderEliminar
  19. eu estudo, ouço música e ainda jogo fm, juro! =D

    Kiss****

    ResponderEliminar
  20. Acredita, eu sou como tu. E quando tento fazer várias coisas ao mesmo tempo sai quase sempre asneira.

    ResponderEliminar
  21. Eu ouço música no trabalho e sempre ouvi enquanto estudava. :)

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!