segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Mary Jane, a multifacetada - resultados da sondagem

Meus docinhos,

alterei levemente o sistema de comentários. A partir de agora os comentários serão moderados. Não porque tenha arranjado um anónimo queridinho que queira calar antes de se manifestar aqui. Bem que era mais giro se fosse este o motivo, mas, de facto, só quero ter a certeza que vejo os vossos comentários todos, porque, às vezes aparecem comentários não apenas no post do dia (o que eu acho muito bem) que me escapam a não ser que eu faça uma revisão diária a todas as caixas de comentários.

Hoje faço a tão prometida revelação e indico-vos qual é o meu curso. Somei pontinhos em todos os cursos que indiquei, coisa que me agradou muito, porque gosto de ver a vida como uma longa estrada, com vários caminhos que podemos percorrer, ou então como um longo corredor com várias portas abertas, nenhuma fechada, o que significará que, em qualquer momento, podemos decidir investir nas portas que deixamos por abrir. De facto, gosto um bocadinho de estudar. Principalmente quando estou de férias e não me lembro do trabalho e dores de cabeça que tenho tido ao longo do curso, acho que amo estudar. Não se preocupem, é uma ideologia que cai por terra rapidamente: uma semana de aulas geralmente chega para eu achar que afinal não gosto de estudar e que é melhor reformar-me rapidamente desta profissão.  


Entretanto, olhando para os resultados da sondagem começo por anunciar que Ciências da Comunicação, com 8 votos, não é o meu curso, mas é, sem dúvida, uma das portas que gostaria de abrir, um dia. Não necessariamente com um curso, porque o que realmente gosto de fazer é de escrever e é a escrever que me conheço desde sempre, seja num blog, num caderno, num bloco de notas...   

Bioengenharia (2 votos) foi aqui incluída porque é um curso com um nome giro e só. Enfermagem (3 votos), porque passo por lá muitas vezes, mas não tenho a mínima vocação para agulhas, muito menos sangue, sou uma fracota! Ciências Farmacêuticas (3 votos), porque, de vez em quando, toda a gente acha que percebe muito de remédios, e Medicina (1 voto), porque é o curso mais valorizado na sociedade actual e, como tal, tinha de estar. Nisto eu questiono-me: porquê só um voto? Consideraram que eu não era digna de tal curso, foi, foi? Não tinha massa cinzenta suficiente, hum? ;)

Aproveito para informar que não só Medicina, mas os 4 cursos supra-citados ficaram pelo caminho a partir do momento em que fiz a minha opção quanto à área de estudos para o 10º ano. Embora a minha professora de Matemática tenha ficado consternada, na medida em que abriu muito os olhos e arrastou um "Mas... Tu és de Ciências!", quando eu anunciei que seguiria a área de Humanidades, eu sempre achei que o meu coração estava com as línguas e com as pessoas: em ciências via-me a perder isso tudo, mesmo que hoje consiga ter uma opinião diferente. 

Línguas, Literaturas e Culturas (2 votos) é mais um curso com um nome giro e como anunciei, gosto muito de línguas e acho que este poderia ser um curso giro. Terapia da Fala (5 votos) sinceramente não sei se ficaria excluída à partida pela minha área de formação. Não sei quais são as específicas de entrada neste curso =D, mas achei curioso que tantos de vocês me associassem a ele! Na verdade, só mencionei este curso porque falamos muito acerca do papel do Terapeuta da Fala numa cadeira que se chama Psicologia da Linguagem. Sim, o meu curso é Psicologia (5 votos). Acuse-se quem me atribuiu este curso e reclame o prémio! Para já não vou apontar quais foram os motivos que me levaram a seguir este curso, vou deixar-vos divagar. Um dia destes, pode ser que fale mais deste assunto!


P.S. --» Fresco_e_fofo, tu ganharias o primeiro prémio, só porque eu gosto quando dizes que tenho uma queda para as letras e que escrevo bem sobre assuntos inúteis.
P.S. 2 --» A ventoinha, referida no post anterior, chama-se Sara, tal como podia chamar-se Sara, Maria ou Joana. Não teve piada. Assim, para mim, que adopto as teorias de que mais gosto, vai passar a chamar-se Sara porque a 'straciattella chama-se Sara e o professor de Matemática diz que ela parece uma ventoinha por estar sempre a olhar para todo o lado. Amei :D

25 comentários:

  1. Estou incluida nos 5 que votaram psicologia uhuh
    Vais para o 2º ano entao?
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Mas eu sou um autodidacta que se entretem a fazer uns rabiscos aqui e ali. E embora em miúdo gostasse de fazer operações e autópsias a carochas e gafanhotos, ainda que a vida o tivesse permitido, nunca senti a mínima vocação pela saúde.
    Fiz um curso de socorrismo há 20 anos e só o facto de ter que reanimar a boneca insuflável onde toda a gente já tinha soprado, deixava-me em pânico.
    Agulhas e todas aquelas "ferramentas" usadas em medicina e cirurgia só há poucos anos me consegui familiarizar com elas, pelos piores motivos que um gajo pode ter na vida.
    Quanto ao concurso, depois de ler as tuas fundamentações acho que não andei assim tão longe. Pelo menos acertei na segunda parte e, quem sabe, depois de vencidos os medos e agonias de ficar com as tripas de alguém na mão, não desses uma excelente médica.
    Psicologia... isso é aquela especialidade que põe as pessoas malucas, não é? eheheheheheh

    ResponderEliminar
  3. Desculpa, voltei por causa da carta de condução.
    No mundo de hoje, especialmente no mundo do trabalho, não ter carta é quase como não ter um braço (ai côrrôr eheheh).
    Mas como estás a uns anos de finalizar a licenciatura, ainda vais a tempo.

    ResponderEliminar
  4. 3 coisas:

    1. Acreditas que nem faço ideia do que estava na mesa das sobremesas? Nunca me dirigi lá.

    2. Até a meio do 12.º ano, a minha ideia era seguir Psicologia e ainda tenho um bichinho. Mas, por enquanto, tenho de acabar o curso de CC, que se revelou ser "O" curso para mim.

    3. Uau! Mereci um PS! xD Se me cruzar com o meu antigo stor de matemática, tenho de lhe agradecer.

    ResponderEliminar
  5. O meu voto foi para Ciências da Comunicação ;)

    ResponderEliminar
  6. Eu votei na Terapia da Fala porque porque associei-te a uma pessoa que conhecia. A tua escrita também me influênciou, isto porque, na minha opinião, um TF tem de saber ler e escrever bem. Isto para dizer que gosto da tua escrita ah ah ah Tambem andei indecisa por essa onda, mas acabei por deitá-la fora. Boa sorte

    ResponderEliminar
  7. e foi o que eu fiz!
    esta tarde fui para a piscina :p

    ResponderEliminar
  8. Não gozes. Sabes bem que erros todos damos. Por ignorância, descuido... agora os mesmos erros sistematicamente, revelam lacunas graves no ensino (ou na aprendizagem)

    ResponderEliminar
  9. querida MAry Jane, sendo eu representante do curso de Medicina digo te já que não é só de massa cinzenta que se fazem as criaturas que me acompanham no percurso académico. Como em todo lado há alguns trastes de serviço! portanto e como te tenho em alta estima nunca te acharia pouco digna de seres minha colega de curso! ;) muito pelo contrário!

    ResponderEliminar
  10. Joana, não estiveste muito longe ;)

    Lolita, parabéns :) Ainda tens de me contar o que esteve por trás desse teu faro!

    Bernardo, assim não vale =P

    Emily, na verdade vou para o 5º. Ai, já não pareço muito mais novo fisicamente, como provavelmente também escrevo como uma miúda =P Acho que todos vocês acham que eu sou mais nova do que realmente sou!

    Fresco_e_fofo, mas eu também sou autodidacta. Para a parte "humanitária" de Medicina, acho que poderia ser uma boa médica, mas perdia-me completamente em tudo o resto :) Quanto a Psicologia, ainda não fiz um estudo sistemático que me permitisse comparar o estado dos caloiros com o estado dos finalistas, mas sem uma dose de maluqueira e loucura, nenhum de nós é bom em nada, não é verdade? Quanto à carta de condução, estamos conversados, mas não me digas mais nada tão cedo, estou farta de ser martirizada por esse motivo! É que não me faltam uns anitos para acabar o curso. Na verdade, sou finalista :)

    'stracciatella, 1. foi mesmo uma valente comezaina então!; 2. qualquer dia trocamos ;) Sinceramente, não sei qual é "O" curso para mim. Nunca experimentei outros. Daí a minha vontade de experimentar!; 3. Por causa de um P.S.? Não vale a pena agradecer! Eu é que agradeço. Divertiste-me muito!

    Marta: quase lá ;)

    Raspberry: Esse foi um comentário negativista disfarçado ;) Mas eu nunca confiei muito na sorte, sabes? Se ela vier agradeço e dou-lhe o braço. Se não vier, eu trabalho com outras ferramentas! Beijinho *

    ResponderEliminar
  11. 'Pipa, gostei muito da tua justificação! Obrigada :)

    Mary Happy, decisão acertada ;)

    Fresco_e_Fofo, não estava mesmo a gozar, acredita!

    Carina, muito bem :) Já conheço 3 das pessoas que votaram Psicologia!

    ...Ju..., muito, muito obrigada pelas simpáticas palavras :) Também te ofereço um lugar no meu curso, se quiseres ;)

    ResponderEliminar
  12. Finalista... 22 anos... pois é, desculpa a idiotice. Baseio-me sempre no exemplar que tenho cá em casa que acabou aos 24 e esqueço-me que foram quatro de licenciatura e dois de profissionalização, ou estágio, ou lá como chamam àquilo.
    Professora, para trabalhar a recibo verde, sofreeee...

    ResponderEliminar
  13. psicologia, uma óptima escolha, é o que vou seguir se não for para comissária de bordo.

    beijo

    ResponderEliminar
  14. Eu apostei em Terapia da Fala. Não sei porquê, foi um feeling que me deu!

    Psicólogas conheço muitas... :) Muita tardezinha passada no ISPA e, muitas vezes, no Ferrador a beber uma imperialeca!

    Kiss kiss

    ResponderEliminar
  15. Psicologia, tão interessante!

    Acho que tinha jeito, sei ouvir...

    ResponderEliminar
  16. Confesso que fiquei indecisa e ponderei muito em psicologia, mas apostei nas ciências farmacêuticas. ahah

    Qual é o meu prémio de consolação? ;)

    ResponderEliminar
  17. Também será o meu curso :) podias escrever sobre isso

    ResponderEliminar
  18. Eu apostei em psicologia!
    Qual é o meu prémio? hehe ;)

    Kiss :)

    ResponderEliminar
  19. damn, psicologia... um dos meus cursos de sonho... ;)

    ResponderEliminar
  20. Fresco_e_fofo: compreendo então a confusão ;)

    Samarav: sim, foi uma óptima escolha entre tantas outras que também seriam óptimas

    MRPereira: o ISPA não é o meu poiso. Por lá não me encontras ;)

    Caia: Pode ser um primeiro passo, mas "saber ouvir" acaba por ser muito pouco. Eu, por exemplo, recuso-me a ser psicóloga de ouvir ;)

    MissBlueBuble: Hum... Será fazeres apostas acertadas no futuro continuando a seguir-me ;)

    Izzie: Não queria confundir o meu blog com o meu curso, mas inevitavelmente, assim que o ano começar, vais começar a ouvir falar muito do meu curso, pode ser? Beijinho *

    Sorriso: O prémio será um sorriso aqui da je :) Valorizas, certo ;) *

    DC: é um curso muito porreiro, com muitos caminhos!

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!