quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A série que eu escreveria: Have you met my mother?

Já falei do meu pai num post, está na altura de vos começar a pintar a minha mãe! Há dias falei-vos do How I met your mother, uma série de humor inteligente que ando a seguir. Sublinhe-se que não sei bem o que é isso de humor inteligente e humor burro, mas acho que tem mais pinta dizer que vejo uma série de humor inteligente.  Hoje, digo-vos que se eu escrevesse uma série de humor, mais ou menos inteligente, o seu título seria" Have you met my mother?". Tudo porque a minha mãe é uma personagem surreal que tenho a certeza que garantiria uns poucos episódios - isto até não a poderem ouvir mais.

A minha mãe é a pessoa mais hábil socialmente que eu conheço. Hábil, quer dizer, depende da perspectiva. Ela fala, fala, fala, fala, fala, e não me venham dizer que a vossa tia fala mais, porque nem eu, nem as pessoas que conhecem a minha mãe vão acreditar que existe alguém que fale mais do que ela - e eu conheço gente que fala muito! Em 5 minutos de conversa, garanto que a minha mãe ia saber sobre vocês o que eu não saberia num mês: nome, número de telefone, filiação, àrea de estudos, estado relacional, entre outras questões que entretanto lhe parecessem pertinentes. Seja para estabelecer conversa com a D. Joana da mercearia da esquina ou com um "patrão" numa festa de gala, a minha mãe não se inibe, sabe sempre como iniciar conversas e sabe arrancar discurso e sorrisos das pessoas, aparentemente, mais carrancudas.

Claro que dentro deste pacote encontramos cenas hilariantes: há poucas dias a minha irmã enviou-me uma MMS da minha mãe, nos seus quase 51 anos de pura jovialidade, de vestido e sandolocas da moda elegantérrimas, em cima de um poste de electricidade a espreitar para uma casa - que vim a saber que era a casa do empregado do restaurante italiano que costumamos frequentar. E esta é uma cena minimamente normal nela. Também, é tal a rapidez da minha mãe que por vezes travava amizade com os meus colegas de turma antes mesmo de eu ter travado. Ok, estou a exagerar, mas imaginem o secundário, aquela altura em que na nossa fase de pitas cheias de estilo queremos parecer grandes e independentes. Se eu alguma vez tivesse estas intenções bem que as podia esquecer rapidamente, porque ao fim do dia, estava eu a sair da escola (invariavelmente a última) e era ver a minha mãe toda encavalitada para fora da janela do carro em amena cavaqueira com os meus colegas! Já para não falar dos dias em que chegava ao carro e alojados no banco de trás já estavam quantos colegas meus lá cabiam. Só não faz o mesmo agora na Universidade porque não está geograficamente perto.

Etiqueta inteligente em followthecolours.tumblr.com
O mais engraçado é que tenho amigas que adoram a minha mãe, não vão a minha casa sem perguntar por ela, mas, claro, também conheço pessoas que fazem de tudo para lhe escapar! Eu, apesar das muitas turras que damos e de lhe atribuir muitos defeitos, adoro a minha mãe e reconheço nela aquele amor infinito pelos filhos que dizem que é possível sentirmos.

17 comentários:

  1. Ah, se eu e a tua mãe nos juntássemos, havia de ser bonito.
    Mas eu só começo a falar pelos cotovelos depois de "quebrar o gelo". Até lá sou muito reservado e não tenho essa capacidade de meter conversa. Agora depois de começar, é uma carga de trabalhos para "desligar".
    Fica uma conversa assim tipo os comentários. Há quem escreva posts bem mais pequenos do que alguns dos meus comentários.
    Eu gosto de conversar. Acho que se perdeu o hábito de um belo serão a conversar e até a jogar.
    Há 20 anos a minha casa estava sempre cheia de gente e eu visitava amigos e familiares, com quem conversava ou jogava a noite inteira.
    Há medida que se foram aproximando dos 40, esta cambada agarrou-se à televisão, aos filmes e a dormir logo a seguir ao jantar, como os velhos. Irrita-me gente que envelhece tão cedo... parece que andam todos cansados.
    O meu melhor amigo dos últimos 30 anos, morreu de overdose aos 40. Nas noites de verão conversávamos toda a noite, à porta (morávamos em frente um do outro), sobre tanta coisa... ele já se calou para sempre e eu um dia destes sou capaz de me calar também, por isso é que aproveito para falar, nem que seja em comentários tipo testamento (a palavra veio mesmo a calhar eheheh).
    "Prontes", vou-me calar antes que faças um post sobre mim eheheheheh.

    ResponderEliminar
  2. ola ...
    muito interessante o teu cantinho e pelo que li é bem recente e espero que continues por muito tempo!!

    caso queiras passa pelo meu..

    beijocas

    ResponderEliminar
  3. Que belo post :b A tua mãe parece ser uma pessoa bem adorável :) E até temos uma coisa em comum, a conversa, conversa conversa.. hehe *

    ResponderEliminar
  4. Às vezes também sou tentado a escrever um post (mais um) sobre mim, mas sei onde é que isso me ia levar e eu não quero ir, novamente, por esse caminho.
    Não quero voltar a ter de fugir... fugir nem sei do quê. Se calhar de mim.
    Estes meses de Fresco_e_Fofo, com "A Minha Moca", tenho-me divertido, tenho esquecido o que fui deixando em tantos blogs que fechei, que acho ser este o caminho certo.
    A blogos...blheggg (lol) tem esta vantagem: podemos escolher quem somos, num determinado momento e mudar quando começamos a achar que está tudo errado, que aquilo que criámos como uma forma de alívio para as dores que os remédios não conseguem curar, já não funciona, ou funciona em sentido inverso ao pretendido.

    Pronto, lá estou eu a falar de mim...

    ResponderEliminar
  5. A imagem está tão fixe! :)

    (e pensava eu que falava pelos cotovelos!)

    ResponderEliminar
  6. Em cima de um poste? Só para ver o empregado ? lol....
    Mas até parece ser querida. E para as tuas amigas gostarem dela, é porque é mesmo.
    *

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho um orgulho imenso na minha porque sei que é uma mulher e tanto.

    ResponderEliminar
  8. a sério? ahahaha
    não conhecia isso xD
    estamos sempre a aprender ;)

    ResponderEliminar
  9. A tua mãe parece uma verdadeira "crazy women" :)

    ResponderEliminar
  10. Uma mãe é o melhor do mundo. É incrivel a maneira como escreves...nao me cansa a ler e acredita, canso-me rapido quando a escrita é enfadonha. **

    ResponderEliminar
  11. Obrigada :D
    Eu? Não, ainda sou uma coisinha muito pequenina neste mundo, mas obrigada :)

    ResponderEliminar
  12. A tua mãe parece um espanto! Lembra-me a minha que também nunca se cala e têm mania de cortar a palavra quando estamos a falar, mas vou acreditar em ti quando dizes que não há ninguém que consiga falar mais que a tua mãe. Mas ela parece ser uma pessoa muito doce e fofa (pelo que disseste)
    Quanto à série... Não é a melhor série de humor inteligente de sempre? Já acompanho há algum tempo e quase que fico sem ar quando eu e a minha irmã falamos dela de tanto me rir.
    Gostei do blog :)
    beijinho*

    ps: acho que humor inteligente é quando estas a ser engraçada a criticar a sociedade em que estas inserida
    (tipo Gato Fedorento e companhia)

    ResponderEliminar
  13. Ahah, a tua mãe parece ser demais. Gosto das mães que se metem com os amigos dos filhos e realmente se dão ao trabalho de os conhecer.

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!