terça-feira, 7 de setembro de 2010

As profissões giras, os gregos e a leiteira

Às vezes eu acho que fui uma criança altamente criativa. Noutras ocasiões eu acho que era uma criança pouco criativa e demasiado consciente da realidade. Eu nunca quis ter profissões giras, pelo menos profissões tão giras como as crianças que me rodeiam.

O meu primo P., por volta dos seus 5 anos disse à minha tia G. que quando fosse grande queria ser pintor. A mãe, surpreendida, louvou tal opção do filho por um carreira artística, até que quando perguntou o que é que ele ia gostar mais de pintar, ele respondeu imediatamente "Paredes!". O P. não queria pintar quadros, mas sim paredes.

O J., por volta da mesma idade, disse à mãe que queria ser leitor. Tal como a minha tia Graça, a mãe dele à partida também imaginou assim uma profissão voltada para a cultura de alto gabarito - talvez o filho gostasse de declamar poesia ou estivesse muito entusiasmado para ir para a escola. Até que o filho disse que não era bem isso, que gostava era de ser "daqueles senhores que fazem assim (gesto de espremer) para tirar o leite às vacas".

A M., que tem 3 anos, não pode ouvir falar de escola, tanto que quando lhe perguntamos se a escolinha dela está quase a começar ela rejeita imediatamente a ideia e diz "Não, é só daqui a 1 minuto". Quando for grande, ela já sabe, quer ser cowboy. Talvez mais cowgirl...

Eu, como bem sabem, só quis ser coisas normaizinhas. Aos 5 anos quando me perguntaram se queria ir para  a escolinha, eu que tal como a M. não gostava muito da ideia disse prontamente que não e quando me perguntaram porquê, eu afirmei: "Vou ter que estudar muito e não vou ter tempo para brincar". As pessoas bem me disseram que não e que estudar era só dali a muito tempo. Mas eu sabia perfeitamente o que estava a dizer e no que é que me ia meter, sabia que na vida há muito mais tempo para trabalhar do que para brincar e a partir desse momento de cada vez que tive que estudar muito, lembrei-me da minha sabedoria aos 5 anos e de todas as pessoas que amorosamente me tentaram ludibriar.

Já agora, um apartezinho, a história do leitor lembra-me Leiteira (os iogurtes). Sempre que vejo este nome ocorre-me a imagem de uma vaca. Quanto ao sabor, prefiro de longe os Gregos. Assim sendo, podemos dizer que tecnicamente do meu ponto vista os Gregos (os de morango, que para natural basto eu!) dão 2 a 0 à Leiteira, pelo sabor e pelo nome. Pelo menos quando penso em Gregos não me ocorre uma vaca, mas sim um Adónis qualquer.

Gregos Danone










P.S. --» Soindes uns queridos! Fizestes a minha vontade e já posso orgulhosamente divulgar que tenho 100 seguidores :)

22 comentários:

  1. Parece que até já tens 101 seguidores, parabéns :)
    Não me lembro muito bem do que eu dizia que queria ser quando fosse grande... Mas não devia ser nada tão original!

    ResponderEliminar
  2. Então força aí nisso :)
    Eu não estou com vontade nenhuma de arrumar... (o que é muito estranho em mim - adoro arrumar!)

    ResponderEliminar
  3. Como estou sem tempo digo apenas que ao ler esta frase "Vou ter que estudar muito e não vou ter tempo para brincar". lembrei-me logo de uma conversa, via e-mail, que tive esta manhã com uma amiga, daquelas que valem a pena:

    ...no essencial tudo se resume às limitações mentais que a sociedade nos impõe logo à nascença, da forma como as pessoas se tornam peças desta engrenagem diabólica que nos oprime, que faz de nós robots programados para aceitar esta pseudo autonomia, esta pseudo liberdade de canário engaiolado. Cantamos, sem alegria, a música que os nossos donos querem ouvir...

    P.S. Só para informar que o final do post de hoje tem outros destinatários, que parecem não conhecer as regras básicas usadas para transmitir expressões.
    Tudo o que dizem fica muito sério...

    ResponderEliminar
  4. Mary Jane, tu em pequena, já eras bem esperta!
    Olha como tu sabias que entrando para a escola, nunca mais paravas de estudar...
    Parabéns pelos 101 seguidores :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelos seguidores! :)

    Engraçado, também nunca fui muito original.
    Desde a primeira classe que digo que "ando a estudar para médica!"...
    Ai, ai...
    Não passei pela fase da professora nem da cabeleireira. Santo deus!

    ResponderEliminar
  6. Eu passei por tantas fases mas durante muitos e muitos anos dizia que queria ser professora. Depois passou-me essa onda mas é super giro quando ouvimos os miúdos e os grandes projectos que andam naquelas cabeças =)

    ResponderEliminar
  7. Parabens pelos 100 seguidores :D

    E obrigada pelas tuas palavras. Ajudam a acreditar. Ajudam a lutar. Veremos o que a vida me reserva...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Fiquei babada com os objectivos desses meninos! Eu queria ser professora, cabeleireira ou cantora...pouco original.

    ResponderEliminar
  9. LOOL. O leitor para mim foi o melhor!! O que ja me ri com isto!!! Adoro os gregos tambem. Eheheh. ;) **

    ResponderEliminar
  10. hehehhehe adorei essa do leitor.... lol bem quando eras pequena ja a sabias toda! os caxopos tem uma sinceridade e sabedoria deliciosas!
    lool ja a gora eu sou uma das tuas seguidoras!

    ResponderEliminar
  11. O meu filho do meio, o único rapaz, com 4 anos queria ser martelador de crocodilos (seja lá isso o que for) e pouco depois anunciava que queria ser....ladrão. Enfim, não há-de der nada.
    Quanto aos Gregos, os adónis não os iogurtes, são efectivamente melhor que as leiteiras, completamente de acordo. E tens então 103 seguidores M.J.

    ResponderEliminar
  12. Por acaso quando dizem "leiteira" eu penso logo em vaca leiteira e por consequente vaca leiteira é uma gaja com um granda par da mamas :)

    Tou a ver que é tudo criativo (pintar paredes é muito original lololol)

    ResponderEliminar
  13. Olha.
    Eu queria desesperadamente entrar na escola para deixar de depender dos meus pais para ler histórias grandes e para fazer contas.

    Agora que penso, muito do que eu fiz, foi para deixar de depender dos meus pais.

    Nunca comi iogurtes da Leiteira nem os Gregos ahah.

    Achei uma delicia ao J. que queria ser leitor lol. E eu também já quis ser pintora como o teu primo P. :p

    ResponderEliminar
  14. Parabéns pelos 100 seguidores.

    Com as fotos dos iogurtes abriste-me o apetite.

    ResponderEliminar
  15. Os gregos são os melhores do mundo. Iogurtes e não só. :P

    ResponderEliminar
  16. As minhas profissões não foram tão engraçadas como a dos teus primos, mas gosto de pensar que foram originais: na primária sempre disse que queria ser tratadora de golfinhos, depois meti na cabeça que queria ser professora de matemática (e não podia ser de mais nada), no secundário atinei e virei-me para a biologia marinha, mas entretanto no 12 ano deu-me um click pa enfermagem... E cá estou Enfermeira.

    Qualquer dia tenho de provar esses iogurtes, alias como comemoração dos 100 seguidores podias oferecer =P

    ResponderEliminar
  17. Adorei a profissão do leitor! AHAHAH
    O que é que o J. quer ser ou é actualmente? :P **

    ResponderEliminar
  18. oh fofinha, nao percebi o comentario, porque naquele dia fez mesmo bom tempo, a questão e que eu não queria confundir com tempo analogico... foi so isso :\

    ResponderEliminar
  19. Fico contente por achares isso do meu blog.
    Vai aparecendo (:

    ResponderEliminar
  20. E eu só tenho uns 20 ou 30 seguidores vê lá! :D ***

    ResponderEliminar
  21. Eu cá queria ser rica!
    A sério, dizia sempre: Mamã quando crescer quero ser rica. Pfuuuuuuu mal eu sabia que tinha de trabalhar de solo a solo para comer o pão que o diabo amassou LOL

    Os iogurtes...ai amiga, é um sacrifício come-los mas...ainda não provei os gregos, pode ser que goste.

    ResponderEliminar
  22. :)

    A minha prima quer ser médica para ver as pilas dos meninos! LOL

    Beijoca.

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!