quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Todos temos uma história para contar...

personally.tumblr.com   


Esta está a ser a minha grande aprendizagem da semana. Antes de ir estagiar eu tinha a certeza que sim, que toda a gente tinha uma história para contar e que todos somos espectaculares independentemente da cor, raça, estatuto socio-económico ou ideologia política e representei a minha paixão pelo ser humano por este blogoplaneta fora. 

Pois falo, falo e na minha primeira reunião de estágio quando eu soube que ia atender sobretudo beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) eu fiquei em pânico. Fiquei em pânico porque achei que ia atender sempre o mesmo "tipo" de pessoas (afinal as pessoas têm tipos?) e dar resposta sempre ao mesmo "tipo" de problemáticas! Assim. Tal e qual. Tudo como se a Psicologia fosse uma qualquer equação matemática. E eu pensava: ai que são pessoas tão pouco diferenciadas; ai que nunca vou conseguir fazer o tipo de consulta que sempre sonhei fazer, ai que o problema deles muitas vezes é não ter sequer comida em casa e o que é que eu posso fazer? Vou pôr comida lá a casa? Não posso fazer nada! Para quê mexer em necessidades psicológicas quando as necessidades básicas não estão satisfeitas? Ai que a minha experiência de estágio vai ser tão limitadora e incompleta!

Na verdade, a tempo penso eu, tenho-me apercebido que eu é que sou a limitada e um tanto ou quanto imatura. Cheguei a essa conclusão quando o meu amigo B., sempre certeiro, me pergunta: mas olha lá, tu queres fazer Psicologia Estética, é? E eu parti o meu verniz. Eu queria fazer Psicologia Estética. Eu Mary Jane afinal não sou adepta da humanidade, mas da humanidade que me interessa. Eu não sou adepta do mundo, mas do mundo cor-de-rosa que eu pinto.  Após esta brilhante reflexão, facilitada pelo B., caí em mim: que bicharoco estou a ser eu? Agora, só espero que os beneficiários do RSI a cada consulta me dêem valentes tapas psicológicos por não ter acreditado neles! E tenho a certeza que vão dar...

P.S. --» Ajudem-me! Tenho que fazer  boletins informativos para os utentes. É suposto sair um boletim por mês. Nesse boletim explicamos uma problemática, damos pistas para o diagnóstico e orientamos acerca de tratamento  e damos possíveis contactos úteis. Se fossem vocês o que gostavam de ver surgir no boletim do mês de Outubro?

15 comentários:

  1. eu ainda não comecei mas sempre estive mais inclinada para a psicologia clínica. falar com os "doentes", ajudá-los a descobrir o caminho, etc. Acho que no teu lugar pensaria o mesmo. mas eles devem ter "problemas" mais "interessantes" do que os que pensamos que têm à partida. não são todos iguais, produzidos me série. são pessoas, e as pessoas são sempre diferentes e complexas. vais ver que tens aí um grande desafio pela frente.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso a psicologia estética é muito importante, todas as pessoas se deviam interessar em verificar onde falham mais, de forma a se auto-melhorarem como seres humanos, sem necessidade de mudarem. Mas neste caso em concreto, as pessoas necessitam de bem mais do que isso... :(

    ResponderEliminar
  3. Minha cara... nós nunca paramos de crescer (a maioria de nós) e tu acabaste de crescer uns bons 50 cm. ;)

    ResponderEliminar
  4. vais ver que vais ter enormes surpresas!

    ResponderEliminar
  5. vais gostar, e vais ver que apesar daquilo que pensaste as problemáticas vão ser sempre diferentes!
    claro que as necessidades básicas em alguns cásos não estarão satisfeitas, mas acredita que na maioria dos casos não te faltará assunto para abordar e trabalho!!!
    no boletim de Outubro: e que tal falar na depressão e estratégias de ajudar a minimizar os sintomas...

    ResponderEliminar
  6. Pelo que vejo tu estás a tirar o curso de Psicologia ... Não sei se leste o meu post de Domingo mas fala do curso de Psicologia: desde "sempre" sonhei com esse curso e custa deixar um sonho para trás *.*

    ResponderEliminar
  7. Mary Jane,
    A primeira vez que comentaste no meu blog pensei que eras uma amiga minha aqui do trabalho. Curiosamente trato-a por Mary porque se chama Maria João e também ela é psicóloga embora não esteja a exercer. Quis partilhar porque achei curioso :)

    O fundamental é perceberes onde estão as tuas competências e usá-las no momento certo. Não me parece que o caso seja tão linear como isso. As pessoas com problemas graves de recursos financeiros são pessoas muito carentes e precisam de ser ouvidas e de receber uma palavra amiga. Na maior parte das vezes do outro lado encontram pessoas frias e indiferentes à dor que estes indivíduos trazem no peito.

    Tenho a certeza que serás um óptima profissional.

    ResponderEliminar
  8. Estou com a Ju e a Petra. Força Mary Jane :b

    ResponderEliminar
  9. Tem uma certa razão... tens de saber lidar com toda a gente.

    ResponderEliminar
  10. As pessoas têm tipos?
    Não sei se será um bom modo de "catalogar"... loool
    O que as pessoas têm é problemas e nem sempre pessoas do mesmo "tipo" os têm iguais.
    Vais encontrar pessoas extremamente fragilizadas e pessoas com muita força. Mas isso penso que encontrarás em qualquer "tipo de pessoas", em qualquer tipo de estrato social.
    Penso que as fragilidades psicológicas não estarão relacionadas, apenas, com problemas sociais ou económicos. Há tanta gente aparentemente bem na vida, com carências bem maiores do que os beneficiários do RSI.
    Há muita miséria humana escondida sob uma capa forrada a notas de mil...

    Sorry! Só agora consegui comentar... não consigo comentar textos complicados com um "alô" e um beijinho, como sabes.

    ResponderEliminar
  11. Não percebi como é que os "gato" serão importantes no meu percurso académico. é favor passar lá no estaminé e fazer um desenho à menina :)

    ResponderEliminar
  12. pois não preciso dizer nada, tu dissestes tudo com sua auto crítica.

    ResponderEliminar
  13. É daqueles cursos que admiro mas que nunca daria para mim, é dificil, muito dificil "levar" também com um monte de problemas dos outros...

    ResponderEliminar
  14. É incrível como consegues ser ambivalente. Num poste pareces um tanto ou quanto "infantil" e neste fazes o que poucos conseguem fazer: admitir preconceitos e ultrapassá-los.

    É por isso que sigo o teu blogue. :)

    ResponderEliminar
  15. Os receios do desconhecido fazem-nos, por vezes, ser irracionais! Força, vai correr bem e de certeza que no fim vais gostar de ajudar ;)

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!