quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Umas quantas histórias de crime para contar...

Hoje concretizei um sonho de infância. Estive, durante a tarde, em Vila D'Este, Vila Nova de Gaia, o local onde fantasiava morar em criança. Não só fantasiava eu, como fantasiava a minha irmã, os meus primos e provavelmente metade das crianças que por lá passaram quando aquilo era um bloco de apartamentos amorosos azuis bebé e cor-de-rosinha, tão idílicos! Hoje do azul bebé e do rosa pouco sobra. Restam sobretudo paredes muito gastas e umas quantas histórias de crime para contar.

Vila D'Este
O projecto Olhos no Futuro está a recuperar estes edifícios, mas hoje eles estão longe de ser o meu lar de sonho. Quando eu era pequena a minha avó alinhava na nossa fantasia e prometia comprar um bloco para cada neto, e nós acreditávamos, porque em criança acreditamos que as pessoas de quem gostamos podem sempre tudo! Mas ela nunca nos mostrou Vila D'Este para lá da vista que tínhamos de dentro do carro em plena auto-estrada e eu nunca percebi bem porquê. Até que cresci. E já não espero por um apartamento em Vila D'Este, porque hoje eu conheço a Vila D'Este com os olhos que a minha avó conhece. Sei de tiros e zaragatas constantes e pouco mais. Devia querer salvar Vila D'Este, até porque sei que em Vila D'Este de certeza que existe muito mais, mas ainda sou muito pequenina.

7 comentários:

  1. Vila d'Este era o teu "sonho" de miúda.. é natural o teu carinho pelo local!

    ResponderEliminar
  2. Gostei**
    Consigo "rever-me" na tua descrição.. tantas vezes lá passei de carro e ficava a "namorar" aqueles apartamentos! ;)

    ResponderEliminar
  3. Pois...de facto os apartamentos são muito chamativos...eu tbm gostava muito deles...até me começarem a contar histórias nas quais eu não queria acreditar porque era mau demais...mas enfim...lá se foi a boa impressão dos apartamentozinhos

    ResponderEliminar
  4. É frustrante sentirmo-nos pequeninos para salvar todas Vilas D'Este que foram ficando doentes de respirar a atmosfera poluída de crime, que se foi formando à nossa volta.
    Um dia as Vilas D'Este vão crescer, vão envolver-nos e já não restarão meninas nem adultos, fora dos muros, com vontade de nos salvar.

    ResponderEliminar
  5. Engraçado como eu também tinha uma imagem fantástica até crescer e como qualquer pessoa maiorzinha começar a perceber os problemas que por lá existiam... Uma pena! * beijinho

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Passei toda a minha infancia em Vila D'este em casa da minha avo, ela morava numa quinta longe dos predios, eu gostava daquilo. Ela agora teve de se mudar para um prédio por causa da estrada que passa mesmo ao lado da quinta, e agora eu nao vou la tantas vezes quanto ia. Simplesmente fiquei a detestar aquele lugar (vila d'este).
    bjx

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente, a realidade é mais negra do que cor-de-rosa. Temos por aqui algo semelhante, num bairro chamado 'Panteras cor-de-rosa'...

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!