terça-feira, 2 de novembro de 2010

Momentos em que o eu racional desperta

A propósito do dia de ontem tenho a dizer que, para mim, ir ao cemitério no dia 1 de Novembro (sim, eu vou) é como ir a Fátima nos dias 13 de Maio ou 13 de Outubro. Respeito muito o local e gosto muito de ir a Fátima noutras alturas, mas nestes dias "festivos" se muita gente chora de emoção, em mim toda e qualquer emoção se desvanece e a Mary Jane racional desperta. Vejo só um enorme fenómeno de contágio social. Por outro lado, nos dias 1 de Novembro, nos cemitérios, o cenário oscila (salvo poucas excepções) entre conversas casuais à volta de campas e silêncios à volta de campas. Silêncios constrangidos de "ai pronto, é assim em silêncio e alinhadinho que eu devo estar, mas não sei bem o que estou aqui a fazer". E pronto, no dia 1 de Novembro também não há Mary Jane emocional.

9 comentários:

  1. Eu simplesmente não faço nada do que é suposto! Não vou a Fátima, não vou aos cemitérios se não o puder evitar e não entro em igrejas a menos que seja obrigatório (casamentos...)

    Kiss kiss

    ResponderEliminar
  2. Não faço nada nada disso.

    Mas nada mesmo.

    E ontem dei por mim a pensar que as pessoas recebem mais flores depois de mortas do que as que receberam em vida. Eu era mais feliz se me dessem uma flor agora :)

    ResponderEliminar
  3. És tu e eu. acho tão parvo estarmos lá todos a olhar uns para os outros, só porque sim. mas eu também vou, força da pressão social :)

    ResponderEliminar
  4. silêncio?! ui! lá na minha terrinha aquilo é mais um desfile de moda! respeito pelos mortos? LOL! nem ve-lo! por isso n ponho la os pes! não no dia 1!

    ResponderEliminar
  5. Ora no meu também não. Alias eu acho que neste dia só existe é hipocrisia conjunta. Muito povo vai lá só nesse dia e só para encher espaço no cemiterio na horinha das rezas. Parece mal ter um espacinho vazio, à volta da campa, quando toda a gente vai lá estar. -.-

    Pondo isto de parte, eu costumo ir ao cemiterio regularmente. Não me faz confusão, dado que tenho tudo resolvido lá com os meus entes. Estou em paz :) Emoções há, mas não é de bradar aos seus em altos choros e gritos.

    ResponderEliminar
  6. Eu não vou, mas concordo contigo, é um sítio que merece respeito.
    Pena que tantas pessoas vão lá só porque acaba por se tornar um local social...

    ResponderEliminar
  7. É um dia bom para as floristas loool.

    ResponderEliminar
  8. eu também sempre gostei desse ritual, no entanto agora não o pratico pois estou bem longe da terra. beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Só a mim é que não acontecem dessas... A não ser que o vizinho vá ao jardim em tais preparos.

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!