sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Tipologia dos taxistas

Raramente ando de táxi. Mas quando ando tenho momentos apreciáveis de observação. Aqui estão alguns personagens que já tive o prazer de conhecer.

Joaquim, o conversador - inevitavelmente vai falar a viagem toda. Sobre futebol, política, homens, mulheres, a própria vida...  Nós podemos participar, limitar-nos a acenar ou resumir-nos ao silêncio que, para o senhor, não há problema nenhum. Dica: Não discutam opiniões e muito menos entrem em debates clubísticos, ele terá sempre razão.

Carlos, o metaleiro - geralmente é uma espécie nocturna. Identifica-se à distância, especialmente se o apanharem a descarregar os clientes anteriores. Estes indicar-vos-ão a rir , um tanto ou quanto frenéticos: "Vão neste, vão neste, é o melhor!". Perante tamanha agitação vocês pensam "Estão bêbados, mas... que sorte, um táxi já aqui!". O metaleiro cumprimenta-vos delicadamente e assim que indicam o vosso destino, eleva o volume do rádio, onde se escuta Rammstein e faz o caminho prego a fundo, incluindo curvas à velocidade que manteiga derrete na frigideira. Dica: Não peçam para andar mais devagar, ele não abranda, mas é certinho que acalma o ritmo perante a sinalização de um pequeno enjoo com tendência a culminar em vómito.

João, o mente aberta ou engatatão - Começa a falar do estado do tempo e de um momento para o outro dão com ele a falar das pessoas que andam sisudas como o tempo e  a defender uma filosofia de vida baseada no carpe diem e no optimismo. A tal ponto, perante o vosso comentário , breve e inofensivo, de que é óptimo pensar assim, já vos está a dizer que não dá nada na vida como garantido e que antes de ser taxista foi agente comercial. Vendia lingerie feminina. Confessa-se uma mente aberta e ainda vos informa que tinha que ser porque fez nudismo dos 14 aos 22 anos.  Tão mente aberta que já chegou perto da mulher agarrado a duas "amigas" ,"Olha, são minhas namoradas". Depois diz-vos que vários estudos comprovam que o que uma pessoa precisa para estar bem é optimismo e sexo. E continua a falar convosco durante 10 minutos depois do táxi ter parado e depois de terem perguntado quanto lhe deviam.  Começam a temer, "Será que eu vou sair daqui?". Dica: Vão insistindo pelo custo da viagem, atalhando que têm uma consulta médica que não podem perder.

Os nomes obviamente foram inventados, mas todos os dados contidos nestas breves descrições são verídicos. Não percam, amanhã, na parte II, o tecnológico, o silencioso, o marketeer e o desorientado e contribuam com os vossos conhecimentos para ampliar esta base de dados!

12 comentários:

  1. Está demais... Já espero pela 2ª parte eheheh

    ResponderEliminar
  2. loool muito bom!

    Já fui conduzida por todas estas personagens mas houve uma que me tocou o coração - o Joaquim.

    O "meu" Joaquim contou-me que tinha um filho em Cuba. Pequenos detalhes: a mãe era uma prostituta toxicodependente. Ok, a coisa começava a complicar-se...então e não é que o Joaquim agora tinha outra "namorada" também ela uma sra da vida, que queria salvar da prostituição?

    E viva o Joaquim por ser tão solidário!(e por me contar esta bela história de amor)*

    ResponderEliminar
  3. Não posso dar o meu contributo porque não ando de taxi há mais de 5 anos, mas penso que essa análise se pode aplicar a variadas profissões. São os "pintas", que o Zé Pedro Gomes e o saudoso António Feio tão bem retrataram na "Conversa da Treta".
    Acho é que andas a aproveitar muito bem o estágio, começando logo pela viagem. E entre os taxista encontras "pintas" capazes de fornecer matéria para dois mestrados, ou mais loool.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Este post está um mimo.
    Eu raramente ando táxi mas se queres que te diga...entro muda e saiu calada!!!
    LOL

    ResponderEliminar
  5. Da minha parte será um gosto estares nesse leque de pessoas, e é sempre agradável ler posts engraçados como aquele :)

    ResponderEliminar
  6. Encantaor blog el tuyo, un placer haberme pasado por tu espacio.

    Saludos y un abrazo.

    ResponderEliminar
  7. Já apanhei tantos Joaquins nas minhas viagens de táxi. Muitas delas são o total do meu conhecimento sobre o mundo futebolistico!

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  8. Uiii amei este post!!! eu já encontrei alguns do tipo engatatão!
    E encontrei do tipo silencioso! beijocas

    ResponderEliminar
  9. Carlos o metaleiro é fixeeeee, só peca é pelo nome (que eu odeio carlos lol).

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!