domingo, 13 de novembro de 2011

Das relações com personalidade...

Love is not enough. It must be the foundation, the cornerstone - but not the complete structure. It is much too pliable, too yielding. (Bette Davis)

Acreditar que por duas pessoas se amarem, por terem um amor com personalidade bem firmada, daqueles de anos e anos, e não uma relação criança e imberbe acabada de nascer que precisa de ser sustentada ou daquelas paixões que se trocam como cromos, não precisam de fazer mais nada, porque já estão naturalmente (ou artificialmente) entregues uma à outra, como uma embalagem destinada a uma só prateleira no supermercado, é dos maiores erros que se podem cometer numa relação. Outro erro é pensar que o crescimento termina aos 18 anos e que a partir daí uma pessoa não cresce e não muda: fica com os mesmos hábitos, os mesmos gostos e os mesmos horizontes.
A pessoa que temos à nossa frente é sempre um eterno mistério que exige que o desejo de descoberta permaneça e que exista um exercício constante de ajustamento: as pessoas não são como embalagens e mudam de configuração. Portanto, se ficam esquecidas, ou se passamos muitas vezes por elas fiados de que estão lá sem realmente as vermos, quando uma pessoa dá verdadeiramente por elas, às vezes vai-se a ver e já caíram da prateleira.

10 comentários:

  1. eu aprendi que a maturidade não tem idade, e que por mais anos que um namoro tenha há sempre surpresas, boas e más...

    ResponderEliminar
  2. é bem verdade. se isso acontece corre o risco de se revelar não tão madura quanto parecia...

    ResponderEliminar
  3. As histórias de amor são todas iguais, só mudam os personagens.

    ResponderEliminar
  4. depende da educação da pessoa, do respeito pelo outro e dos planos para o futuro e já agora 2 dedos de testa!

    ResponderEliminar
  5. é verdade, uma pessoa com o tempo vai mudando e temos que saber adaptar, e o amor é isso é construído dia após dia:)

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que há pessoas que nesse sentido não mudam muito ou pelo menos, demoram mais a mudar qd comparando com outras.

    ResponderEliminar
  7. Eu sou a prova viva de que nunca conhecemos profundamente uma pessoa, mesmo que durmamos com ela há muitos anos.

    ResponderEliminar
  8. Uma relação não é mais que um conjunto de "pelo menos" duas pessoas que amadurecem a cada instantes. É um erro pensar que as relações não se alteram (seja para o lado positivo ou negativo).
    A minha relação tem já 14 anos de alguns altos e baixos, muitas mudanças, muita distância e, muito Amor. Que, ao contrário do que muita gente pensa, vai crescendo a cada ano que passa, tal como a nossa maturidade e desenvolvimento psicológico...

    Uffffffffff... Um dia faço um livro, sobre a minha história... Mas, como ainda não sei o final.. vou aguardar mais umas décadas...

    ResponderEliminar
  9. concordo plenamente. temos que dar valor às pessoas, vê-las ali. não é por estarmos sempre com elas ou por termos uma relação longa que deixam de precisar da nossa atenção, carinho e conquista. Não nos devemos acomodar a nada, muito menos às pessoas que estão na nossa vida e que podem sair por esse mesmo motivo, porque nos acomodamos a elas e já não as vemos como merecem ser vistas.

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!