domingo, 22 de janeiro de 2012

The Descendants: o que faz deste um bom filme

O filme vale pelas interpretações. Foi a minha primeira impressão quando os créditos começaram a passar e as luzes do cinema se começaram a acender. Porque é daqueles filmes que ou tinha actores à altura ou falhava rendondamente tornando-se vulgar. Não falhou. E não falhou por George Clooney, que está irrepreensível, e pela agradável surpresa que foi para mim Shailene Woodley. Esta menina-mulher que não prende ao ecrã, em cada momento que nele figura, apenas por ser inegavelmente muito bonita, mas pelo seu desempenho. Tem um papel exigente (como aliás são todos) e está brilhante ao nível tanto do dito, como do não dito, com uma expressão não-verbal sempre no ponto. Aposto que ainda vamos ouvir falar muito dela.


Shailene Woodley

Sobre o filme, de forma geral, saliento que para quem procura ritmo e acção, este pode não ser o que procuram. Mas para quem gosta de filmes que revelam a sensibilidade humana com alguma genialidade, que evidenciam quão frágeis são as relações humanas e como às vezes nos apercebemos tarde demais da necessidade de rever prioridades é, certamente, uma boa escolha. A história-base até pode ser banal e relativamente previsível, mas, como já disse, as interpretações e também a forma como tudo é construído e realizado atribuem a este filme o carácter distinto que tem e fazem dele a obra prima de que se fala. Para mim é um misto entre amargura e doçura: mais do que o dramalhão poético hollywoodesco, este filme pretende ser humano, portanto no meio da dor existem umas quantas tiradas cómicas. Tiradas cómicas que não impediram que eu baptizasse algumas cenas com os olhos humedecidos e as lentes de contacto a tentar sair do sítio, mas, como eu costumo dizer: filme em que eu não chore, não é um bom filme.

7 comentários:

  1. as criticas ao filme são bastante boas... agora fiquei ainda mais curiosa!

    ResponderEliminar
  2. Tenho de ver. :)
    Fiquei surpreendida por ler coisas tão boas dessa menina-mulher. Vi uns quantos episódios da série dela e as representações são muito más, a dela inclusive.
    Mas ainda bem que está a melhorar. :)

    ResponderEliminar
  3. Já o tenho aqui fresquinho para espreitar xD

    E agora ainda com mais curiosidade :)

    ResponderEliminar
  4. Tenho de ver mal tenha um tempinho!:)

    ResponderEliminar
  5. Também já vi e gostei muito. Concordo contigo! : )
    No geral um mix de drama com aqueles toques de comédia. Já me faltava um filme assim.

    ResponderEliminar
  6. Ao ler este post só pensava «Isto podia ter sido escrito por mim!», porque também eu admirei o papel desta actriz, também eu chorei a rir com algumas cenas (aquele amigo dela era cá uma personagem...), também eu uso lentes de contacto e chorei no final do filme.
    A mãe do meu namorado tinha-me dito que não tinha gostado, mas comigo passou-se precisamente o oposto: adorei! Concordo contigo ao dizeres que não tem ritmo nem acção, mas faz-nos realmente pensar e reflectir nas nossas acções... Ainda por cima fui ver em família por isso ainda teve mais significaod

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!