terça-feira, 11 de setembro de 2012

Correndo o risco de me repetir...

Para aprender a conhecer-te melhor preciso de saber para que lado dormes, a marca do teu dentífrico, quais os teus iogurtes favoritos. Preciso também de mais fotografias, embora não as vá ver por agora. Ver-te distrair-me a cabeça com coisas indecentes. Tiveste sarampo em criança? Alguma vez foste o pior aluno da turma? Quantas vezes caíste da tua primeira bicicleta? Envia-me, por favor, também observações, mesmo que não te pareçam pertinentes, descrição de insónias, pesadelos, pensamentos recorrentes, recordações de criança. Podes igualmente falar-me dos teus amigos, colegas e vizinhos, embora vá saltar essa parte. E do quarto onde sonhas comigo muito acordada. Por agora chega. 
in A Rapariga Errada, Pedro Paixão 

Importam-me os detalhes. As perguntas abertas e absurdas. As perguntas que tantas vezes parece que não interessam para nada. As perguntas que mais do que factos me dão vivências e experiências de uma pessoa, que me levam a sabê-la como ela se conta e não como alguém a poderia contar. Por isso é que me agarrei tanto a este excerto... Por isso e porque fala daquela paixão e curiosidade insaciável pelo ser humano que ainda há dias aqui escarrapachei.

11 comentários:

  1. Não durmo de lado. Mudo bastante de pasta de dentes (acho que nunca sei a que quero), actualmente uso Colgate Herbal White. Gosto de iogurtes gregos da Danone, naturais. Sou giro, não é preciso dar fotografias. Coisas indecentes...all the time. Não tive sarampo. Nunca fui o pior aluno da turma. Da minha primeira bicicleta devo ter caído umas dezenas de vezes.

    Hoje sonhei que estava a conduzir, adormecia, o pé ficava muito pesado e não conseguia parar de acelerar ao aproximar-me de uma curva. Lembro-me de um colega meu, da escola, a chorar enquanto almoçava. Marcou-me.

    Fim.

    ResponderEliminar
  2. a diferença está nos detalhes, nos pormenores... também concordo.

    ResponderEliminar
  3. gostei do enxerto, desconhecia A Rapariga Errada, parece ser interessante...
    Realmente acho que no fundo faz parte de qualquer pessoa apaixonada, ter essa preocupação/curiosidade de saber cada vez mais sobre a pessoa amada, para a poder satisfazer cada vez melhor...

    ResponderEliminar
  4. Em tudo, o que é pequenino, é grande demais para ser ignorado :)

    ResponderEliminar
  5. Gostei tanto de ler isto. Acho que são mesmo estes pormenores que fazem a diferença!

    ResponderEliminar
  6. Manuel,

    Fim? Quer dizer que não há mais? Então e... eu ainda tinha tantas perguntas! Se não dormes de lado, mas dormes tanto barriga para cima, como de barriga para baixo, como é que se faz a rotação? Tipo panqueca? Tens medo de fotografias? Já foste o melhor aluno da turma? Morreste no sonho? Porque é que o teu colega estava a chorar? E mais? De certeza que já tiveste mais pensamentos!

    Hermione,
    às vezes são eles que revelam que se olha verdadeiramente para nós, não é? Para lá do que qualquer um pode ver.

    FME,
    assim internacional e tudo para atestar a validade deste post. Boa!

    D. Pereira,
    eu desconhecia Pedro Paixão. É uma descoberta deste ano. E muito interessante. E não acho que seja necessariamente preciso amar. Basta gostar um bocadinho...

    Palavra Já Perdida,
    mas que poeta! Bolas, vou roubar já essa frase para o post :P

    Jude,
    todas nós sabemos ao que parece!

    ResponderEliminar
  7. Foi por ter tido a resposta a algumas dessas perguntas absurdas que eu me nego a que me digam que não conheci uma pessoa que foi muito importante para mim.

    ResponderEliminar
  8. Uma Rapariga Simples,
    uau :) Felizmente também sinto que já pude fazer estas perguntas todas, e mais algumas, e tive direito a resposta.

    ResponderEliminar
  9. Algumas respostas foram obtidas por observação, mas é tão bom fazer estas ditas perguntinhas.

    ResponderEliminar
  10. E perceber que há alguém que as pode querer fazer de volta ou até fazer outras mas dirigidas a nós, não é?

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!