sábado, 20 de outubro de 2012

O drama das fotos tipo passe

Ontem fui tirar fotos passe. Ao fim do dia, a uma sexta-feira, com o cabelo ligeiramente desgrenhado e a face demasiado rosada para a fotografia. Uma vez um homem no metro, que não estava bêbedo nem drogado, mas tinha idade para ser meu avô, a propósito deste meu tom rosado debateu comigo que eu era alemã de raça pura. Bom, voltando ao que interessa, levei a minha irmã, o que por um lado foi boa ideia, porque ela pediu ao fotógrafo para ir compor a rebeldia do meu cabelo - já eu estava enquadrada em pleno setting no meio de guarda-chuvas luminosos - e graças a este esforço dela ele ficou muito compostinho e nada selvático. Por outro lado, não foi boa ideia porque fotos passe exigem concentração e ter a mana à frente a abafar gargalhadas enquanto nos sentamos num banco de lado e somos instruídos para virar mais para o lado esquerdo a face e inclinar mais o queixo para cima não ajuda à concentração. Ao terceiro disparo já sentia o lábio superior a tremelicar involuntariamente. Para compôr a situação ordenava mentalmente "sorri com os olhos também! sorri com os olhos!", que isto quando a coisa sai forçada há uma coisa que me denuncia sempre: os olhos: terrivelmente expressivos e denunciadoramente sinceros sempre. E eu bem sabia que um sorriso de lábios, que já mal saía, com olhar melancólico era coisa para não sair bem no papel. Ora instruam-se:
Mas vai na volta e as fotos não estão más. Talvez tenham razão quando dizem que sou fotogénica. Antes de me deitar espalhei as 8 mini-eus em cima da cama. Noto diferenças relativamente às fotos anteriores do mesmo estilo. Estou com o cabelo mais curto, o que geralmente me faz parecer mais nova, mas há qualquer coisa de diferente nas minhas feições... Ontem uma das coordenadoras do meu local de trabalho deu-me 22 anos. É um autêntico facto digno de nota destacada. Ainda há dois anos era certinho que me dessem 16 anos. Agora situam-me apenas com 2 anos a menos. Pensar o quê? A genética continua a trabalhar bem para me dar um ar fresco e airoso à medida que a idade avança!

13 comentários:

  1. Se saíste bem e se não pareces mais velha... missão cumprida :)

    ResponderEliminar
  2. Tirar esse tipo de fotos é o verdadeiro drama. Não tenho uma que se aproveite!

    ResponderEliminar
  3. eu as últimas que tirei também não ficaram muito más; aliás, foi uma dessas que usei no cv. mas detesto tirar fotografias dessas... e para o cartão de cidadão?? uiii

    ResponderEliminar
  4. As minhas fotos ficam sempre tão mal que nunca as mostro xD

    ResponderEliminar
  5. eu não costumo gostar muito dessas fotos, são tão inexpressivas. Tão pouco eu. Eu gosto de sorrir! :)

    ResponderEliminar
  6. As últimas que tirei foi na Arábia Saudita com a abaya vestida (tinha de ser) e só te digo o que eu me diverti!
    Se quiseres espreitar, está aqui:
    http://www.osexoeaidade.com/2012/09/o-estudio-de-fotografia.html

    ResponderEliminar
  7. Carolina.,
    yup :) até eu perder as ditas e precisar de ir tirar outras!

    Noa,
    se fores do norte mando-te ir a um sítio onde elas ficam sempre quase perfeitas - se ainda lá estiver o mesmo fotógrafo.

    Hermione,
    a do cartão de cidadão tão magnífica ficou que, sem eu dizer nada, a funcionária que me atendia perguntou se eu queria repetir. Eu agradeci e disse que não, era para ficar a mesma coisa :P

    ResponderEliminar
  8. Quinn,
    o drama típico feminino! Aposto que não ficam assim tão mal.

    M,
    olha que os fotógrafos onde eu costumo ir gostam de sorrisão. Nas últimas eu estou de sorrisão, não de sorrisinho. Quando precisares de tirar diz-me que eu também te digo a ti um sítio muito jeitoso.

    O Sexo e a Idade,
    vou espreitar, até porque divertir a tirar fotos de pass é muita classe!

    ResponderEliminar
  9. Tirar esse tipo de fotografias também nunca foi o meu forte, mas no fim acaba sempre por ficar mais ao menos embora nunca me goste de ver =)

    ResponderEliminar
  10. Jovem,
    o que interessa é que se resolva o assunto rapidamente, não é? ;)

    ResponderEliminar
  11. O trabalhão que tive este ano para ir toda composta quando chegam as fotografias eu estava tipo morta, branca, branca, branca! Estava eu e estavam todos! Mas alguém pediu photoshop? -.-

    ResponderEliminar
  12. Palavra Já Perdida,
    e já entreguei a foto para os efeitos que precisava. Job done :P

    Sofia Duarte,
    reclama, diz que não pediste versão vampiro!

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!