sábado, 17 de novembro de 2012

A rapariga que faz tudo para ser vista como a melhor...

... e que não perde uma oportunidade de se auto-elogiar

Foi assim que me descreveram. Num tom pejorativo, claro. Assim me descreveu quem nunca falou comigo. Eu fiquei sentida a sério. Não sou intocável nem consigo aquela proeza de poder bem com o que os outros dizem. Mas depois pensei que talvez tudo seja verdade.

1) Decididamente talvez seja ainda mais grave: sou a rapariga que faz tudo para efectivamente ser a melhor. Sempre fui assim. Não me perguntem porquê. Ou se quiserem perguntem, posso pensar nisso. Talvez por ter sido a primeira de uma nova geração, talvez por ser aquela em quem depositaram o maior afecto mas simultaneamente as maiores expectativas. Cresci com a vontade de não desiludir ninguém. Geralmente faço muito do que os meus pais esperam e querem, muito do que os meus professores esperavam e queriam e porto-me à altura de várias situações. Não sinto que seja sempre bem sucedida: frequentemente pareci a melhor, sobretudo em termos académicos, mas tive sempre alguém para quem olhar que considerava melhor que eu. Senti sempre que tinha muito a aprender e que existia quem fosse melhor do que eu, em vários domínios. Eu quis ser sempre melhor do que eu. 

2) Gosto de me auto-elogiar, sim, e este blog, que tantas vezes alcunho como o reservatório de boa vibe, é um sítio por excelência para isso. Tento ao máximo afastar daqui ondas mais negativas, embora às vezes, claro, e como uma pessoa não é de ferro, também venha para aqui carpir as minhas mágoas. Acho ridículo quem condena o auto-elogio, como se só a auto-comiseração e a lamúria constante constituíssem pose de alguém digno. O auto-elogio deve existir tanto como a auto-crítica. Se calhar aqui mimo-me mais do que me chicoteio, mas mimar-me aqui é saudável, faz-me bem.

Hoje, pela primeira vez, senti que nunca mais escreveria neste blog. Neste blog que não é nada de interessante tal como não é, provavelmente, quem eu sou, foi dito. Felizmente este meu estado de alma durou só uns 10 minutos. Depois surgiu aquele momento em que me auto-motivo: mas o blog é meu ou é de quem, carago? 

Ainda não olhei bem para o céu, mas hoje as estrelas que jogam a meu favor devem estar todas desencontradas. E como sou normalzinha, lá no fundo ainda vou rebobinando as coisas enquanto afundo no sofá e penso que aos 24 anos eu devia era estar a preparar-me para uma noite de rambóia. Ou deixar de pensar no que devo ou não fazer.

25 comentários:

  1. "mas o blog é meu ou é de quem, carago?" - acho que é este o ponto.
    É o teu espaço, escreves nele do que e como quiseres e, quem lê, não pode achar nunca que é possível julgar-te através das suas interpretações. Quanto muito julga a MJ, personagem por trás disto, que é uma parte de ti mas nunca tu por inteiro. Se isso te afecta? Se fores humana é suposto que sim. Se tens de mudar por causa das opiniões, é um assunto a pensar e avaliar (pelo post vê-se que o fizeste) para depois o decidires. Agora desistir, não é nunca solução: tens um blog por algum motivo que te faz bem (e sim, ter um blog pessoal é isso mesmo, fazer do nosso jeito, por muito que lhe possam chamar egoísmo).
    Estiquei-me no comentário porque acho que deves continuar sem preocupações :) *

    ResponderEliminar
  2. Há por aí bloggers que já levaram com coisas bem piores. Esta internet tem muita gente boa mas também tem uma infinidade de invejosos...
    o melhor é não ligar mesmo.

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que esse pensamento não durou muito! Porque é como dizes, o blogue é teu! Se há por aí pessoas a confundirem amor-próprio com presunção temos pena!

    ResponderEliminar
  4. se quem te disse isso não te conhece, só tens mesmo de esquecer e de não perder tempo sequer a pensar nisso. eu sei que muitas vezes passo uma ideia distorcida daquilo que sou a quem me conhece há pouco tempo, mas na verdade até gosto. faz parte do mistério, depois quando as pessoas me conhecem melhor dizem 'ai tu ao início parecias tão intelectual, tão intocável, tão na tua' eheh don't worry

    ResponderEliminar
  5. As opiniões valem o que valem, nem tem de te justificar por isso.

    Os blogues são espaços com objetivo (que pode nem ser nada concreto) e devem ser respeitados por isso, assim como quem os escreve. Os leitores têm sempre a opção de não ler, nem seguir, há tanto por onde deambular. Se voltam, se criticam, se de certa forma acusam é porque gostam de sofrer, só pode.

    Pessoalmente respeito a direção dos blogues que leio, como gosto que respeitem a minha. Se eu não gostar, não leio nem comento, agradeço que façam o mesmo comigo e me poupem a comentários que não me interessam minimamente.

    Mas claro que uma pessoa não é de ferro e vir alguém que não sabe quem somos e opina como se tivesse a razão toda é coisa para incomodar e aborrecer.

    Faz parte da exposição "pública", não lhe dês mais valor do que o que tem.

    ResponderEliminar
  6. J. Persoa,
    :) Alonga-te o que quiseres! Este é o espaço de partilha por algum motivo, espera-se que aqui surjam longos depoímentos! Acho que sintetizaste tudo o que era preciso. E, analisadas as questões, não sinto que precise de mudar o meu blog: o meu blog é fiel aquilo que eu sinto no momento em que aqui escrevo, sempre. Mas tal como muito bem disseste, eu escrevo momentos, episódios, não escrevo o todo. Agora a pessoa? Embora no essencial não mude há sempre coisas a mudar e a corrigir, mas isso mais do que alterar seja o que for prefiro chamar de crescer. Há coisas que já fui antes que agora acho absolutamente ridículas; um dia mais tarde de certeza que vou olhar para algumas das coisas que me caracterizam agora e rir :)

    Panda,
    acho mesmo que também é uma perspectiva interessante. Opiniões todos temos, mas partir ao ataque talvez só parta quem não se interessa suficientemente por si mesmo ;)

    Jude,
    que linda que tu és, essa tua frase final também deu um belo toque :P

    Hermione,
    não conhece mesmo :) Eu geralmente provoco primeiras impressões erradas, já aqui escrevi, e as primeiras impressões são tradicionalmente negativas. Costumo brincar que preciso de tempo para conquistar!

    Uma Rapariga Simples,
    que comentário tão bem escrito, caraças! Ainda bem que voltas ao meu estabelecimento então e que aprecias a direção :)

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho-te sempre debaixo de olho, mesmo que seja em silêncio. Não ando muito opinativa, é outra fase. Li até o teu post anterior e, para não desatar o saco do dramatismo, calei-me. O sentimento ainda me é demasiado vívido.

    Agora toma lá uma beijoca e aproveita os 24 anos, são tão bons. :))

    ResponderEliminar
  8. Uma Rapariga Simples,
    :) Não deixes é o saco encher mais do que a medida certa ou então quando rebentar é dramático! Beijoca para ti também e aproveito os que tu tiveres que tenho a certeza que são para lá de maravilhosos :P

    ResponderEliminar
  9. Estou confusa e não sei o que se passou...
    Seja o que for que te tenham dito ( e a mim já mo disseram milhares de vezes e é para o lado que durmo melhor) as pessoas e as coisas só têm a importância que lhes dermos!
    É isso mesmo (ainda bem que deste a volta por cima)
    meia bola e força que para a frente é o caminho!
    Eu gosto de vir aqui, sempre!
    Os cães ladram e a caravana passa (ena, tantos lugares comuns num comentário só - mas fazem sentido aqui)!

    ResponderEliminar
  10. O Sexo e a Idade,
    ora eu senti que este foi um comentário escrito cheio de pujança, ainda para mais a altas horas da madrugada :) Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. MJ, acho optimo saberes o quanto vales, saberes que fazes as coisas bem, es bem sucedida e acho bem que te auto-elogies. Qual é o problema nisso? Se não gostares de ti, quem gostará?
    Continua a escrever aqui, sem dúvida.

    P.s.- uma vez conheci uma Mary Jane no CS 1.6 eras tu?

    ResponderEliminar
  12. Estudasses,
    grande mulher :)))

    CS de Counter Strike? Não era eu de certeza :P

    ResponderEliminar
  13. Lol não vás atrás do meu home :P aiii
    Na área de serviço da ponte Vasco da gama sentido Montijo, Lisboa lol foi TÃO lindo! :)

    ResponderEliminar
  14. Estudasses,
    o teu homem não tem irmãos? Primos, sei lá... Anyone? ;)

    ResponderEliminar
  15. Quando se diz que auto-elogiar é mau, é mais no sentido de quem está sempre a fazê-lo e não quem o faz de vez em quando. É bom termos noção do que valemos ;)

    ResponderEliminar
  16. Jedi,
    foste tu o autor da crítica, hum, hum? Para vir para aqui clarificar a cena cá para mim foste! ;)

    ResponderEliminar
  17. Oh melher "sorri e acena " é como digo, é que não vale a pena !! O qe vale mesmo é que foram pensamentos curtos e breves e cá estás tu !

    ResponderEliminar
  18. Obrigado. Obrigado mesmo! Oportunamente passarei aqui, com mais tempo, para ler o teu blogue.
    Beijinhos e boa semana!
    :)))

    ResponderEliminar
  19. Miss Worm,
    estou a acenar. Consegues ver? :P Estou e estarei, garanto :)

    Lynce,
    quando li o teu comentário até me perguntei "mas o que é que eu fiz?". Se agradeces assim por um seguidor imagino eu como tratas quem te faz coisas maiores :D

    ResponderEliminar
  20. hehehe...pois! Mas isso já não digo!
    :)))

    ResponderEliminar
  21. Alice in Pigland,
    eu cá achei que este comentário foi tão giro!

    ResponderEliminar
  22. Mary Jane tens de pensar assim, a dor corno é fdx... Quem te fez o comentário ou se enganou ou está loucamente apaixonado(a) pela tua escrita, digo eu, agora com os nervos, assim de repente...

    ehehehehhehe

    Kiss**

    ResponderEliminar
  23. Sou como tu no ponto um e gostava de ser mais como tu no ponto dois, sou mais negativista! Conclusão és um exemplo para mim por este texto ;)
    Bjinhos***

    ResponderEliminar
  24. Pestinha,
    ora aí está uma boa perspectiva de macho. Os homens diz-se que resolvem tudo com um par de palavrões e está tudo bem na mesma. Eu devia ter respondido: estás in lóbe ou quê? Querias ser tão boa como eu, hum? ;) Estou a brincar, vá.

    Jovem,
    o ponto 2 trabalha-se acredita. Não era tão auto-elogiosa, mas fui percebendo que faz bem e que devemos ser as primeiras a reconhecer o nosso próprio valor até porque a auto-estima é uma coisa que em primeiro lugar vem de dentro.

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!