sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Felicidade de tudo e de nada

Estou provavelmente no topo do ranking dos piores condutores a circular diariamente nas estradas. Peço perdão mentalmente montes de vezes aos caríssimos que têm o azar de vir atrás de mim e, vergonha das vergonhas, ainda peço a todos os anjinhos, de cada vez que páro numa subida, para não deixar morrer o carro. E, claro, mal respiro a estacionar em paralelo e sinto-me completamente encravada quando tenho que sair da mesma gama de estacionamento: ando por ali em manobras de diversão e só saio quando tenho espaço para dois carros iguais ao meu passarem.

Mas hoje, hoje saí do trabalho e constatei, sossegada e silenciosa no carro, mas com a alma aos pulos de alegria, que os dias estão a crescer - já não é noite escura quando saio. Sou, sem dúvida, miúda-mulher de sol, e aquele céu vermelho-alaranjado trouxe-me aquela sensação feliz de tudo e de nada, que nunca sei explicar, e uma enorme vontade de fazer um desviozinho e ir até à praia... 

Se fosse à praia teria de ser a Granja. A poética Granja. A Granja de Inverno - nunca lá fui no Verão. A Granja cujas moradias com portão das traseiras a sair directamente para a areia me fazem crer que, pelo menos nos meus sonhos, também tenho uma. Também tenho uma moradia que desemboca quase no mar de onde saem a correr as crianças que ainda não tenho e um homem com a pele a saber a sal.

Como sou tótó, continuei a conduzir (sei lá eu o caminho e onde estacionar!) e a ter a praia só na minha cabeça, mas algo me diz que quando o tempo começar a aquecer vou passar a levar um bikini e uma toalha na mala não vá algum dia acordar maior do que eu e decidir aproveitar, enquanto as praias não enchem, a sensação de estar eu, mar, areia e céu para ter um bocadinho, só um bocadinho mais, esta sensação de leveza e felicidade de tudo e de nada.

icanread.tumblr.com

14 comentários:

  1. Aposto que não és tão má condutora como pintas =) sair do trabalho e ir à praia deve ser lindo! Tenho um sonho de que um dia ainda vou morar a beira de uma! Bjinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou pior do que assumo ser, provavelmente, but practice makes perfection!

      Eliminar
  2. Ui...quero ver isso da condução. Quem é que te passou no exame? :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um senhor simpático que foi a conversar comigo o tempo todo do exame e que não viu eventuais asneiras que eu fiz :) Não fiz praticamente asneiras na realidade... Tinha feito exactamente o mesmo percurso no dia anterior e não havia grande trânsito.

      Eliminar
  3. Conheço bem a sensação de ser naba a conduzir e gabo a coragem de o assumires.
    Quanto à praia da granja, essa é uma das praias "da elite" no Norte não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem é muito de elite. Mas foi praia que inspirou muito a Sophia de Mello Breyner!

      Eliminar
  4. eu evito sempre conduzir, porque ainda não tenho essa necessidade diária. Identifico-me tanto com a azelha que há em ti :) Eu evito subidas e se fico parada numa, só penso que vou deixar o carro ir abaixo. E fico nervosa e é da maneira que vai mesmo! Enfim, acho que não fui feita para conduzir, sou mesmo nervosa e perfecionista, quero fazer tudo bem, só ponho mais pressão em mim e não sai nada de jeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó filha, não evites! Por um lado ainda bem que precisei de começar a usar carro diariamente ou então acho que deixaria o veículo estacionado para sempre.

      Eliminar
  5. Que medo de me cruzar contigo na estrada! Eheh.. Mas sim, arrisca :) Conduzir traz vantagens. E sem dúvida que levar-te onde serás feliz é uma delas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou obrigada a conduzir diariamente, mas sigo fielmente o mesmo caminho. Ir para novos destinos já é muito risco.

      Eliminar
  6. Não faço a mínima ideia de como seja a praia da granja, mas estou bastante habituado às do Algarve, sobretudo da zona de Albufeira, e, muito sinceramente, é difícil bater essas. Qualidade da praia, tempo, temperatura da água...como é costume dizer...uma maravilha! Do norte não faço ideia, mas tendo em conta que se vê muita malta do norte nas praias do algarve, por alguma razão será....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Albufeira? Alvor, pleeease ;). Desde que me conheço que vou para lá e é dos melhores lugares do mundo. Não faço praticamente praia cá, vou ver o mar no Inverno quando tenho saudades. Mas, sim, confesso que de Albufeira já fui à praia de S. Rafael e apreciei bastante a qualidade.

      Eliminar
  7. também constato isso às 7 da matina ;p dá logo mais ânimo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá mesmo. O meu ritmo circadiano está plenamente de acordo com esta mudança!

      Eliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!