segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A paixão é um sentimento desgraçado.

A paixão é um sentimento desgraçado e desgastante que tira a fome, a sede, cenas, e, mais importante, tira a racionalidade e uma pessoa sente-se por súbitos momentos a embrutecer, mas até parece que quer. Não sei, portanto, porque todos desejamos tanto este sentimento.

Tão depressa uma pessoa anda a pular nos alpes verdejantes e a cantar o ó-la-ré-i-u como está em tensão mórbida na dúvida se a outra pessoa gosta tanto como nós, quer saber tanto como nós, pensa tanto como nós, mesmo que nós próprios não saibamos exactamente onde estamos e se queremos. E não é um pensar suave, é um pensar que deixa ali os sentimentos encravados no pescoço. Por causa de uma mensagem que não chega. Por causa de uma mensagem que chega e uma pessoa está ali segundos que parece que viram horas a desejar que seja daquele remetente e que não é e ai-caraças-que-não-é-ninguém-afinal-é-só-mesmo-o-alarme-do-telemóvel. Por causa de uma pessoa que não se vê e cujo paradeiro vira o maior mistério do universo. Por causa de uma entidade que por não nos falar durante duas horas já parece que se esqueceu eternamente de nós (falo-não.falo-falo-oh.evidentemente.que.não.falo-falo-não.controlo.me.muito.bem.e.não.falo-falo-ó-já-falei-possa-nem-sei-porque-estou-a-fazer-tanta-ginástica-mental). Mais do que tudo pelo esforço de sentir tudo isto e fingir que está tudo bem e que nada se passa quando bem por dentro o mundo é e deixa de ser um espectáculo por vezes numa questão de segundos.

Fundamentalmente a paixão é um sentimento desgraçado porque é aquela coisa sem destino, que tantas vezes se explora até ao tutano ou até não haver mais lenha por onde arder. Pior é precisamente quando somos a lenha a desaparecer devagarinho e não somos o fogo inebriante a aquecer o outro.

14 comentários:

  1. conseguiste escrever sobre uma cena que me da a volta ao miolo e nunca consegui ser eu a por ca p'ra fora! muito bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Também acho que foi dos meus textos melhor "gomitados". Pelo menos foi daqueles em que me deu mais gozo brincar com as palavras.

      Eliminar
  2. A paixão é necessária e é uma das coisas que dá sal à vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desnorteia um bocadinho uma vida bem alinhada, mas não consigo dizer que não quero!

      Eliminar
  3. Neste intricado processo há que saber lidar com a ansiedade e algumas doses de frustração...

    ResponderEliminar
  4. Bem que podia ter sido eu a escrever a maior parte destes teus últimos textos..possa como me identifico xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Ana ;) Ou que mau, olha, não sei. Foi agradável saber que os meus textos são coisas que se calhar não vão só na minha cabeça.

      Eliminar
  5. Como muita coisa na vida, a paixão dá prazeres e dissabores. É saber sofrer por quem pensamos que valha a pena...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o que disseste :) Por quem pensamos valer a pena (não significa que valha realmente) todas as cambalhotas passam a valer a pena!

      Eliminar
  6. a paixão é isso tudo. mas também, quando aliada ao amor, é uma coisa muito boa de se viver :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, por isso é que não conheço ninguém que lhe vire definitivamente a cara!

      Eliminar
  7. A paixão é louca, mas, tal como a Hermione diz, associada ao amor é das melhores coisas do mundo.

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!