sábado, 7 de dezembro de 2013

A menarca - prelúdio

Aproxima-se pois o relato de um dos momentos mais emocionantes da vida de toda a rapariguinha e um tema que preenche certamente as ânsias de todos os bloggers que desejam uma leitura empolgante de fim-de-semana. Refiro-me concretamente ao primeiro momento em que uma donzela dá por si a esvair-se em sangue. O sangue que provavelmente terá maior importância na sua vida - há a fase em que aparecendo é sinal de saúde (sinal de alívio nalguns momentos até!) e outras fases existirão em que o seu aparecimento numa altura em que se planeia gerar vida será angustiante.

No que a esta matéria diz respeito nunca tive pressa. Os rapazes da turma, ali pelo 5º ou 6º ano, começavam a ter muita curiosidade, quase mais do que nós, acho. Alguns entretinham-se a tentar adivinhar quem já tinha o período com base no maior ou menor desenvolvimento físico evidente (e a análise chegava a ser tão apurada que não observavam apenas o desenvolvimento mamário, mas também observavam o surgimento de pêlos nas axilas).

Ali algures na minha adolescência inicial eu achava que sabia tudo e que precisava de saber: um dia aparece-me o período que é aquilo de aparecer sangue nas cuecas, põe-se um penso e pronto. Ponto final. Era tudo o que eu sabia e tudo o que achava que era preciso saber. A minha mãe gostava de me dar explicações detalhadas. De tudo. Sem pedido da minha parte. Mas eu, na altura, queria muito pouco saber. E principalmente a minha mãe ainda não tinha percebido que, mesmo eventualmente querendo saber, ela era a última pessoa a partir de quem gostaria de saber, não obstante toda a sua boa vontade. Toda a sua boa vontade e disponibilidade que até faziam com que fosse uma das confidentes predilectas de tanta gente da minha faixa etária. Por outro lado, se calhar ela sabia bem que não era a partir dela que eu queria saber, e por isso ia largando livrinhos instrutivos em lugares estratégicos que eu me questionaria o que estavam ali a fazer, mas, já que ali estavam, punha o olho. Acontece que pouco mais aprendia ou descobria nestes livros do que desenhos anatómicos...

(to be continued... se pra lá estiver virada!)

3 comentários:

  1. Hoje resolvo pôr a minha leitura em dia e deparo-me com um tema assim... tão sangrento!

    O que é que irá sair daí...:)

    ResponderEliminar
  2. well, eu estou curiosa com o que aí vem ;) :*

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!