domingo, 17 de julho de 2011

O drama de escrever em câmara lenta

A Ju escreveu que em muitas cadeiras tem apenas um minuto para responder a cada pergunta e que nem sempre as perguntas são de escolha múltipla.
Eu, muito sentadinha na minha cadeira revirei os olhos e pensei "O quê?!". Estava tramada se estudasse na mesma faculdade que a Ju, porque se a responder a perguntas de escolha múltipla costumava ser rápida se dominasse a matéria (Então? ainda está tudo a fazer? Será que me esqueci de alguma coisa?), escrever é uma coisa que faço em câmara lenta, por mais que queira acelerar o processo.
Bem me lembro dos exames em que todo o povo usava folhas de rascunho, menos eu. Todo o mundo começava a pedir novas folhas e eu suava (já?!). Bem me lembro também dos exames em que a última questão era sempre a minha pior porque não a acabava decentemente e aí ficava chateada com a minha mão, com os meus dedos, com o meu braço, com o que quer que fosse que me impedisse de acelerar este processo. Pensei como resolver o problema. Não era falta de prática, fartava-me de escrever nas aulas... Seria da preensão da caneta? Sempre segurei a caneta com demasiada força. Seria pelo facto de ter uma escrita em que cada letra tem a sua independência (numa palavra escrevo uma letrinha de cada vez e elas não têm ligação entre si)? A resolução do problema ficou pela reflexão.


14 comentários:

  1. LOL! nós somos "educados" assim desde o primeiro ano em que tinhamos que identificar estruturas num desenho ou boneco e depois responder a uma pergunta sobre isso que podia requerer tanto 1 palavra como 2 linhas escritas. E houve quem contasse (porque eramos obrigados a passar a pergunta seguinte por um cronometro) que nem 1 minuto tinhamos. Acho que o mais curto foi 45 segundos.

    ResponderEliminar
  2. o meu problema é que quando começo a escrever, e se dominar o assunto, não consigo parar. escrevo demais. E faço muita força a segurar na caneta também. Claro que depois fico com a mão completamente dormente, o que nem sempre dá jeito, não é? São dores horríveis, uma pessoa quer esticar os dedos e parece que partem.

    ResponderEliminar
  3. eu antes tb tinha esse síndrome de 'oh não, os outros ainda estão a escrever tanto e eu já acabei' LOL mas depois passou-me... compreendo o teu 'problema', fiz algumas vezes frequências iguais às da Ju, assim com cronómetro e tudo e foi um desespero...

    ResponderEliminar
  4. Lembro-me de estudar com um cronómetro ao lado...era sufocante!!

    ResponderEliminar
  5. Eu era precisamente ao contrario... Sempre fui de chegar aos exames e desatar a escrever que nem uma doida. No final, ainda faltava 1h para a coisa acabar e doia-me tanto o braço que parecia que ia cair...

    ResponderEliminar
  6. eu achava que escrevia rápido, e depois de entrar na faculdade percebi que não era rápida o suficiente para que o exame exigia. Agora escrevo ainda mais rápido, e também tenho a mania de escrever muito na resposta. :X
    (e tenho um calo enorme no dedo)

    ResponderEliminar
  7. Comigo a coisa mudou desde que entrei para a faculdade. Passei a escrever muito mais depressa, porque ninguém espera por nós! E como no ist temos vários quadros que se movem para a esquerda, direita, baixo, cima... às vezes passamos à vez com o colega do lado. E depois juntamos tudo. LOL

    ResponderEliminar
  8. Não sei se é o melhor método para se aprender, mas sem duvida quem consegue superar tanta pressão só pode ser fantástico! xD

    ResponderEliminar
  9. Pior que isso é uma pessoa parar a meio a olhar lá para fora ou para o tecto! :P como é o meu caso...

    ResponderEliminar
  10. Não é da caneta, acontece-me o mesmo com o teclado.
    Com que então, mandona e dezáhora... eheheh

    ResponderEliminar
  11. Eu escrevo muito mais depressa no computador... por exemplo. A escrever à mão já fui mais rápida!

    ResponderEliminar
  12. eu escrevo muito mais depressa no pc do que à mão :s mas também não sou assim tããão lenta, só um bocadinho :p

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!