quinta-feira, 30 de maio de 2013

Caraças, she's the one

Discurso da mãe:

- O teu pai está em baixo, será pela tua irmã ir?
(...)

- A tua irmã vai embora, eu já estou com saudades, não estás triste?

- Não, estou muito feliz. Ela estava muito bem aqui a olhar para as paredes, sabes?

(...)

A verdade é que agora, há pouquinho, enquanto a ajudei a emagrecer uma mala com aparente lotação para mais outra mala igual cheia, e quando depois de alguma dificuldade a vi ser bem sucedida, olhei para ela sem dizer, a ver muito mais do que estava a ver, e pensei no que uma prima me disse há dias, e hoje naquele momento percebi que talvez tenha razão, "Agora ela nunca mais vem...". Por algum motivo estas palavras me ficaram. Talvez seja verdade. Talvez seja verdade que vai ser uma mudança maior do que antecipei para mim. Talvez seja verdade, que a irmã-amiga, sempre ali na cama ao lado, mesmo na universidade quando morámos juntas, agora até venha, mas sempre temporariamente. Pensei e não disse que ela é, neste momento, provavelmente, a pessoa mais importante da minha vida. E enquanto escrevo isto e lhe deixo uma imagem fofinhó-foleira no facebook, as lágrimas caem-me felizes na certeza de que se está a fechar mais um ciclo. 

Jasus, deixa-me parar com esta lamecheira antes que ela venha dizer os thank yous e eu em lágrimas. Se ela disser alguma coisa eu relembro-a que no primeiro ano em que eu fui para a faculdade e ela ficou em casa, fiquei eu com pequenas lágrimas e ela voltou o caminho todo a chorar.

8 comentários:

  1. Isso fez-me lembrar de quando fui para a universidade. Parece que algo muda com a despedida.

    ResponderEliminar
  2. É normal. Os manos não ficam em casa para sempre. Tenho um irmão mais velho e quando ele saiu de casa nem notei grande diferença, habituei-me porque ele trabalhou fora do país uns anos...

    Ou seja, no início estranha-se um bocado, depois percebe-se que é mesmo assim que tem de ser...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens sido particularmente simpático nos comentários, João e isso faz-me valorizar cada comentário que fazes, porque há momentos em que te sinto mais àspero na comunicação e gosto disso. Dizes o que tens a dizer, é assim mesmo!

      Eliminar
    2. Eu digo o que penso, não sou propriamente de relatar opiniões contrárias à minha só para agradar...

      Eliminar
  3. A minha irmã também saiu de casa, já há vários anos. Também foi muito estranho no início, mas eu com os meus 13 anos não dei muita importância. Acho que sinto mais falta dela agora, dou mais valor quando ela está em casa, tento ir a Lisboa sempre que posso, etc etc. Mas acho que para os pais é a quem custa sempre mais. Nota-se que a minha mãe, mesmo passado vários anos, está mais feliz quando a minha irmã está em casa. E saber isso, só tornou mais difícil a minha decisão de fazer Erasmus por um ano e cada despedida.

    ResponderEliminar
  4. Pensa positivo, é uma mudança de humor em comparação ao post Anterior!

    ResponderEliminar
  5. Felicidades para ela :) E para ti também! As lágrimas são normais.. Mas é uma mudança boa.

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!