quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Mary Jane e as primeiras aventuras académicas

Um dos episódios mais traumatizantes do meu percurso académico aconteceu logo no 1º ano. Aconteceu depois de várias noites fechadas no quarto com o meu pai. Ele aos berros (berros que alega sempre que não são berros - é só falar um bocadinho mais alto), a insistir que não era assim, que não podia ser assim... Previ o resto de um percurso académico absolutamente aterrador, o que me poderia ter marcado de forma indelével.

Txinapá, agora que reli isto está dramático. Portanto, voltem atrás e leiam tudo num tom jocoso. 

Mas esta situação toda, porquê? Porque lia a gaguejar, como é natural no início do processo de aprendizagem, e o meu querido pai não compreendia tal fenómeno. Queria pôr-me a ler como um papagaio. Rápido. E eu, decidida em não passar a minha infância dentro de quatro paredes aborrecidas onde tudo cheirava a adulto e também convicta de que ainda tinha muito para brincar, um dia mudei tudo. Mas completamente, para não mais voltar a ser a mesma. Tudo começou com um alegre e àgil cantarolar do famoso "O rato roeu a rolha da garrafa do rei da rússia" e terminou com o meu pai olhar para mim deleitado... Depois deste texto? Gaguejar com mais nada! Após enrolar érres com a classe de que não se passa nada, estava pronta para tudo!


E porque é que me lembrei deste episódio hoje? Simples. No tratamento de informação burocrática li um comentário que me avivou a memória - "leitura vacilante e mecânica". Afinal há um termo mais fino do que ler a gaguejar...

8 comentários:

  1. Podia ter sido bastante traumático!!

    ResponderEliminar
  2. Há episodios que nunca se esquece, mesmo xD

    ResponderEliminar
  3. oh mulher, os termos chiques que praí não há!!!

    ResponderEliminar
  4. O meu problema era com a matemática... Lembro-me de a minha mãe me ter "batido" com o livro por não saber quanto era 50 a dividir por 2! Não sei se também há um nome mais requintado para esse problema!;)

    ResponderEliminar
  5. :)

    Bem, com este post aprendi que ensinar a ler lá por casa não pode, de forma alguma, traumatizar. Não creio que vá a tempo de a aprendizagem ser natural mas posso ainda fazer disso algo compensador e que levante a auto-estima.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. ainda bem que ultrapassas-te isso :p
    eu quando estou mais nervosa gaguejo e repito as palavras mil vezes, tenho um bloqueio! xD
    beijinhos

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!